Publicidade

Patrocínio

Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

10 tendências globais de consumo, segundo a Euromonitor Internacional

O ano de 2016 promete levar a um novo patamar comportamentos que já vêm crescendo há algum tempo. Fim dos estereótipos e a preocupação com a superconectividade são temas em alta

Por | 28/01/2016

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O ano de 2016 promete levar a um novo patamar comportamentos de consumidores que já vêm como tendência há algum tempo -  como a busca pelo bem-estar mental, pelos alimentos naturais e pela economia de tempo. A previsão é da Euromonitor Internacional, que também aponta o envelhecimento da população e a indefinição de gênero como outros desafios à indústria e ao varejo. Conheça os 10 tópicos destacados pela empresa:

1. Consumidores agnósticos
Recém-saídos da recessão - no caso dos americanos - ou em meio a uma crise, os consumidores atuais estão menos preocupados em comprar marcas e produtos reconhecidos. Pelo contrário, eles adoram descobrir novos itens que lhes ofereçam qualidade e, por vezes, preços mais em conta, o que impõe um desafio extra aos esforços das empresas por fidelização. Essas pessoas são intrigadas pela inovação em torno do valor - ideias que brincam com ou mesmo desafiam a percepção sobre ele.

O interesse em companhias por financiar startups que trazem invenções à vida ou por apoiar empreendedores, aventureiros, criativos e estudantes com seus sonhos, faz parte deste movimento. No Brasil, onde a crise apenas começou, a busca por preços mais baixo, no entanto, tende a predominar. As marcas já perceberam isso e estão apostando alto em promoções, mas não devem perder de mente que o amor por descontos não é exatamente "amor".

No Sudeste Europeu, como a Alemanha por exemplo, a busca por boas ofertas continua. Mas os consumidores apresentam uma demanda crescente por melhores opções de produtos, embora ainda priorizem um preço razoável.

2. Economizando tempo
O tempo está sendo cada vez mais percebido como um item de luxo pelas pessoas. As marcas podem e devem vender tempo, por meio da conveniência. Uma pesquisa da agência de Marketing VML Qias, realizada em 2015, mostrou que 70% de…

Para continuar, assine um dos nossos planos ou cadastre-se para ter + 3 conteúdos grátis do acervo*.


Assinante Mundo do Marketing tem muito mais vantagem! Assinar Agora

  • Estudos e Pesquisas

  • Dicas de marketing

  • Download de conteúdo

  • Acesso irrestrito ao conteúdo

  • + de 35 mil conteúdos*

  • Ferramentas

*Cases, reportagens, blogs, artigos e entrevistas

Já é assinante/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Receba nossa newsletter

Cases, Reportagens Especiais, Artigos, Entrevistas, Notícias e as novidades do nosso portal direto no seu e-mail.

+ 3 acessos gratuitos por mês.