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10 melhores ações internacionais

Iniciativas de marcas como McDonald’s, Nike, Burger King, Coca-Cola, Amazon e Domino’s em diferentes países conseguiram rodar o mundo por serem criativas e inovadoras

Por | 10/12/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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A criatividade rolou solta ao redor do mundo em 2015 e fez com que muitas ações de Marketing chamassem a atenção dos consumidores e viralizassem na internet. Entre as marcas que se destacaram ao longo do ano, estão McDonald´s, Nike, Burger King, Coca-Cola, Amazon e Domino´s. Conheça uma seleção de iniciativas que conseguiram conquistar o público em diferentes países e acabaram noticiadas no blog Radar Internacional, do Mundo do Marketing:

1. De volta para o Futuro
Em 2015, consumidores do mundo inteiro perceberam que chegaram ao futuro - e as marcas aproveitaram a oportunidade para ações. Tudo porque os personagens da famosa trilogia "De Volta Para o Futuro" escolheram o dia 21 de outubro deste ano para visitarem, no filme. A partir desta data, chegou às gôndolas a Pepsi Perfect, edição limitada do refrigerante, em garrafa de vidro com logo estilizado e larga tampa azul. A novidade foi vendida apenas nos Estados Unidos, tendo em sua composição açúcar em vez de adoçante artificial, como normalmente é utilizado.

A Toyota também aproveitou a data para lançar um carro futurista, entrando no clima do filme. O Mirai é um veículo movido a moléculas de hidrogênio. A companhia apostou no suspense e convidou os atores Michael J. Fox e Christopher Lloyd, intérpretes dos personagens principais, Marty McFly, sua namorada Jennifer Parker, para recapitular quais previsões feitas no filme se tornaram realidade, em filme publicitário.

Já a Nike também desenvolveu um tênis especial, como o imaginado pelos autores da trilogia, com cadarços automáticos. O modelo Air Mag é igual ao usado pelo protagonista Marty McFly no longa: visual futurista, cinza, com cano alto e ajustáveis aos pés quando calçados.

2. Dia Mundial da Paz
Também ganhou destaque uma provocação do Burger King ao McDonald´s. A rede propôs ao rival a criação do sanduíche McWhooper, que uniria ingrediente dos carros-chefes dos dois concorrentes. A iniciativa visava levantar a bandeira branca na briga pelo melhor sanduíche por conta do Dia da Paz, celebrado em 21 de setembro. A resposta negativa e agressiva do Presidente do McDonald´s fez com que a ideia acabasse ganhando ainda mais repercussão.

O desafio foi lançado por meio de uma carta aberta e, pelo Facebook, o CEO Steve Easterbrook espetou o rival dizendo que esperava um telefonema da próxima vez. Outras redes, no entanto, entraram na brincadeira e aceitaram o desafio. Uma das que se deram bem ao pegar carona na proposta foi o Giraffas. O Peace Day Burger acabou servido apenas no dia 21 de setembro, na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, em um restaurante temporário, unindo cinco marcas.

3. Mais McDonald´s
Depois de ter um de seus prédios considerado o mais feio na cidade de Rotterdam, na Holanda, o McDonald´s resolveu presentear a população local com uma loja inovadora, com direito a ousado projeto de design. A extravagante estrutura da unidade de luxo é toda de vidro, com fachada dourada e uma escada em espiral branca, integrando os dois andares.

O interior conta com sofás de couro, mesas e cadeiras na parte superior. O primeiro piso é destinado para os pedidos e conta com entrada por três lados. Apesar de estar na vanguarda da arquitetura, a nova unidade se integra harmonicamente com o centenário prédio dos correios, vizinho à lanchonete.

4. Amazon
O ano de 2015 também ficou marcado pela abertura da primeira livraria física da Amazon, após duas décadas de vendas de livros apenas pela internet. A ideia da companhia é utilizar os anos de experiência no e-commerce para gerenciar o novo investimento, que combina os benefícios das compras online com as tradicionais. A novidade fica localizada na cidade de Seattle, nos Estados Unidos.

Essa não foi a única inovação da marca no ano. A empresa surpreendeu ao abrir uma loja online na concorrente Alibaba. O objetivo era ampliar as vendas para a China. A companhia americana já tinha e-commerce próprio no país, mas sua participação no varejo online de lá era de apenas 0,8%, segundo a consultoria Analysys International.

A companhia também criou o Dash Button, dispositivo de marcas específicas que acionados compram no e-commerce. O produto é, então, enviado diretamente para a casa do cliente. A ideia é que o acessório inteligente fique próximo à área de uso para que os consumidores possam apertá-lo quando o item estiver acabando. Um botão com a marca de sabão em pó, por exemplo, pode ficar perto da máquina de lavar. Como cada dispositivo é vinculado a uma marca específica, a ferramenta é ideal para quem é fiel aos rótulos. 

5. Domino´s
A Domino´s também apostou em um botão para pedidos de Pizza. O item foi lançado no Reino Unido sob o nome de "The Easy Order". O dispositivo vem em uma mini caixa de pizza com um botão que está integrado a um APP via bluetooth. Para utilizar o serviço e receber a redonda quentinha, o cliente deve cadastrar previamente nome, endereço e pedido de preferência.

6. Coca-Cola sem logotipo
A Coca-Cola aproveitou o Ramadã, nono mês do calendário islâmico, quando muçulmanos praticam o jejum, para se posicionar em relação ao preconceito no Oriente Médio. A marca retirou o logotipo de suas embalagens para passar a mensagem de que "rótulos são para marcas, não para pessoas". A ação idealizada pela FP7/DBX dos Emirados Árabes buscou combater os estereótipos e foi realizada em agosto - durante a crise dos refugiados, mas antes dos ataques em Paris.

7. Airbnb
O Airbnb levou fãs para passar uma noite na icônica Vila do Chaves, que por décadas fez parte da infância de várias gerações. A plataforma de hospedagem lançou uma promoção exclusiva para moradores do México, com direito a dois acompanhantes, para viver a experiência única de passar momentos entre a casa da Dona Florinda, do Seu Madruga e da Bruxa do 71 e ainda o barril onde o protagonista se escondia.

Os ganhadores passaram a noite do dia 21 de novembro no local e foram recebidos por Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Bolaños, o Chaves. A noite contou com várias surpresas, como jantar típico e cinema ao ar livre, onde os melhores episódios da série foram exibidos, com direito a chocolate quente e churros.

Outra hospedagem um tanto inusitada que chamou a atenção do mundo foi um cemitério. O Airbnb selou parceria com o Catacumbas Paris para proporcionar a dois clientes uma noite no local. Em 31 de outubro, as almas corajosas fizeram um tour nos labirintos de ossos, onde degustaram culinária exótica e ouviram famosas lendas locais assustadoras.

A iniciativa gerou polêmica por ser interpretado como um desrespeito aos mortos por alguns. As redes de túneis abriga restos mortais de seis milhões de pessoas. Um brasileiro venceu o concurso e passou a noite no local, gratuitamente.

8. Em prol dos animais
A ONG Quatro Patinhas comoveu a todos ao convidar pet shops a cederem seus expositores por um dia e trocarem animais à venda por outros para adoção. A reação dos clientes quando informados que não teriam que pagar nada pelos animais - que eram de abrigos - foi registrada em vídeo, que conquistou o quarto lugar do Top 5 dos mais vistos no YouTube no mês de abril. A ação Animais Valiosos, criada pela NBS em parceria com a Visorama Diversões Eletrônicas, levou o Leão de Bronze na categoria PR em Health & Wellness.

9. Natal
Também viralizou na internet o vídeo da rede alemã de supermercados Edeka, valorizando a união familiar em ação de Natal. O filme mostra a história de um idoso que tenta reunir os filhos na noite da data por vários anos seguidos. Ocupados e residindo em outros países, eles estão sempre encontrando desculpas e prometendo que, no ano seguinte, estarão todos juntos. O patriarca resolve então simular a própria morte para fazer com que os parentes dediquem um tempo a ele.

10. Groupon
O Groupon conseguiu chamar a atenção para um simples produto, após uma imagem compartilhada na página da empresa no Facebook voltada para o público americano viralizar. O item em questão era o Banana Bunker, uma espécie de embalagem para guardar a fruta. O formato do artigo foi ironizado pelos internautas, que em poucos minutos fizeram diversas piadas de cunho sexual.

A equipe de mídias sociais, no entanto, parecia prever o sucesso da publicação e respondeu quase de imediato a cada uma das perguntas e dúvidas a respeito da novidade. O diferencial que tornou a postagem mais compartilhada é que as respostas também envolviam piadas, ironias e duplo sentido. Graças à polêmica, as 600 unidades do produto foram vendidas em poucas horas.

 

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