Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Mobile ainda possui poucas vagas em aberto no Marketing

Levantamento da plataforma Adzuna, obtido com exclusividade pelo Mundo do Marketing, mostra que planejamento e design são áreas mais requisitadas. SP concentra 88% das vagas

Por | 22/06/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Ao mesmo tempo em que o profissional de Marketing conta com um amplo leque de possibilidades de atuação, o mercado exige dele, cada vez mais, uma maior especialização em uma dessas áreas. Para escolher a vertente na qual se aprofundará, entretanto, deve considerar quais atividades estão em alta e, consequentemente, possuem mais vagas em aberto, além de melhor remuneração. O importante é verificar quais postos são realmente os mais promissores para os próximos anos.

Essa análise passa por armadilhas, como a percepção generalizada de que uma área está em alta, quando, na verdade, não está tão aquecida - pelo menos, ainda não. Muito se fala da importância do mobile para o Marketing das empresas hoje, por exemplo, o que poderia levar muitos profissionais a buscarem uma especialização nessa esfera. O número de postos de trabalho abertos, no entanto, ainda está muito abaixo dos relacionados a outras vertentes do próprio Marketing digital, como mostra um levantamento feito pela plataforma Adzuna e apresentado pelo Mundo do Marketing com exclusividade.

A ferramenta de pesquisa de empregos, que funciona como uma espécie de Google do mercado de trabalho, mostrou que, no Marketing, as vagas para mobile só ganham, em número, das de Marketing direto, que ocupa o último lugar da listagem. Os conhecimentos mais requisitados são os relacionados a eventos, planejamento, design e mídias sociais. "Muito se fala sobre a área de mobile estar crescendo, que falta profissional no mercado, mas a verdade é que o volume de vagas com esse foco ainda é muito pequeno", analisa Guilherme Winspear, Country Manager da Adzuna no Brazil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Conhecimentos em design ganham destaque
O número de vagas abertas que requer candidatos com esta habilidade ainda é muito baixo, se comparado a outras áreas do próprio Marketing digital, como mídias sociais, e-mail Marketing e database Marketing (Marketing de banco de dados). Também chama atenção hoje a busca grande por profissionais com habilidades em design, que supera em duas vezes a prospecção de redatores. Outra área interessante é a de Endomarketing, que engloba os postos relacionados à comunicação interna e cuja quantidade de postos abertos foi considerável.

O Adzuna é uma startup que atua em 10 países, entre eles o Brasil, funcionando como um agregador de vagas de emprego e reunindo em um só lugar anúncios de outros sites, tais como Manager.com.br, Vagas.com e Empregos.com.br. O levantamento considerou as 20 mil oportunidades em Marketing abertas nos últimos seis meses. Neste momento, há 7.735 vagas na área registradas no site e mais de 400 mil postos em todos os segmentos de atuação, só no Brasil. O acesso de candidatos chega a 700 mil pessoas por mês, no país.

O fato de eventos ser a área mais buscada no Marketing pelos recrutadores não espanta, embora tenha mais relação com a natureza das contratações na área - em grande parte realizadas por meio de contratos temporários - do que por aquecimento da mesma. "Eventos sempre estará contratando, pois os postos não são fixos, e podem representar boas oportunidades para quem está começando e ainda não tem muito network. As habilidades em planejamento também têm destaque e mostram-se fundamentais", ressalta Winspear.

Especialização valorizada
O levantamento mostrou ainda que os profissionais especializados tendem a ter melhor remuneração do que os generalistas, mas não são apenas os conhecimentos que são cruciais para a conquista de uma vaga na área. A localização geográfica do candidato tende a determinar seu sucesso ainda mais do que em outras carreiras. Isso porque quase 60% das oportunidades de Marketing estão na capital paulista e 88% estão na Grande São Paulo. A segunda cidade que concentra o maior número de postos em aberto é Barueri, com um quarto deles, seguida do Rio de Janeiro, com apenas 4,7%.

Existe uma concentração muito grande do mercado de trabalho no país. "As oportunidades estão definitivamente em São Paulo. É lá que se localiza a maior parte das agências de publicidade e, também, as multinacionais, o que explica isso. Considerando-se o mercado em geral - para além do Marketing -, uma em cada cinco vagas está em São Paulo. É importante se considerar também que, no Brasil, temos vocações bem definidas em cada estado. O Rio de Janeiro, por exemplo, concentra a maior parte das vagas de petróleo e gás".

Inglês e Excel continuam encabeçando a lista de conhecimentos indispensáveis no mercado. Os candidatos com fluência na língua estrangeira encontraram mais oportunidades do que candidatos com habilidades de fala e escrita em outros idiomas. Ter experiência com Excel ainda é o mais desejado pelas empresas contratantes, seguido de Photoshop. É interessante notar que profissionais com conhecimentos de HTML são cada vez mais procurados no mercado, assim como em analytics e adwords, que são relevantes para campanhas de Marketing digital. 

Leia também: 6 formas de conquistar sucesso no canal mobile. Dicas do Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

Smartphone | Digital | Mobile





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss