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Brasil Kirin deixa para trás imagem de cervejaria

?Viva sua Sede? passa a ser a assinatura oficial em todas as ações e estimula o público a realizar os seus sonhos, como também a vontade de beber algo. Foco está no amplo portfólio

Por | 11/05/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Ainda muito atrelada à Nova Schin, a Brasil Kirin planeja deixar para trás a imagem de cervejaria para ser vista como uma empresa de bebidas capaz de atender os brasileiros em seus diversos momentos de consumo. O peso da fusão com a Schincariol, há quatro anos, ainda abafa a variedade do portfólio da holding, que conta com sucos, energético, água e refrigerante. Para a nova fase da marca, a fabricante acaba de repensar seu posicionamento, que passa a levar a assinatura "Viva a sua Sede". A partir desta semana, todas as ações da companhia levarão a mensagem, que se transformará em um manifesto, convidando os brasileiros a refletirem sobre suas aspirações, seus sonhos e seus anseios.

O novo mote permite que a companhia interaja com o público de diversas maneiras, fazendo uma ponte entre a sede emocional e a física. Com a iniciativa, a empresa coloca o consumidor no centro de suas ações. A nova marca corporativa foi pensada para interagir com os 14 produtos que compõem o portfólio da Brasil Kirin, além de suas submarcas. A exposição da nova imagem abrangerá desde a exibição nos pontos de venda até a comunicação nas embalagens, nas mídias e no relacionamento com os públicos interno e externo.

Prestes a completar 76 anos desde a fundação da Schincariol, a companhia se reinventa e reforça o novo momento vivido após a consolidação da composição que uniu a empresa familiar brasileira com a gigante japonesa. "Esse posicionamento está conversando com o DNA, com os valores e a cultura da Brasil Kirin que é a inovação em toda a sua forma, que pode ser na criação de novos produtos, na relação com os parceiros, de fazer negócios e nos projetos institucionais", comentou Juliana Nunes, VP de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade e Compliance da Brasil Kirin, durante a apresentação do novo posicionamento para jornalistas em Itu (SP).

Novas experiências
O novo conceito traduz o momento atual da empresa e reforça a evolução da companhia que passa pela Schincariol, a fusão com a japonesa Kirin, que resultou na criação da Brasil Kirin, em 2011, e o projeto para o futuro a partir da estratégia de negócio da multinacional. Se no início o principal foco da companhia era a cerveja, atualmente este leque de opções está muito maior. A criação do novo conceito, que ficou sob a responsabilidade da Touch Branding, levou cerca de um ano e meio para ser concluída e demandou muita pesquisa para entender quais eram as expectativas do consumidor. O novo trabalho precisava evoluir com a comunicação da empresa e voltar o discurso para todos os públicos, afinal, os colaboradores e parceiros também são consumidores.

"Viva sua Sede" chega para ocupar o lugar de "Força de Respeito" lançada em 2012 e que serviu para transmitir a posição da então recém-criada companhia. O intuito era marcar que a fusão iria manter os melhores atributos das duas marcas: a força fabril da Schincariol, corajosa e com presença de mercado, e a tecnologia e o respeito, que são fortes características da cultura japonesa trazidas pela Kirin. Para a organização, entretanto, chegou a hora de ir além. "Ao longo desses anos, a Brasil Kirin entendeu que esse posicionamento de Força de Respeito estava bem consolidado, principalmente com o público interno e também com alguns steakholders específicos e poderia estar evoluindo melhor, principalmente olhando mais para os consumidores", explica Juliana Nunes.

Ao olhar para o público, a companhia percebeu que a bebida é usada como forma de comunicação e que a escolha de cada líquido passa uma mensagem. Essa percepção foi fundamental para a criação da nova assinatura já que a Brasil Kirin está presente em diversas categorias, como água, suco, energético, refrigerante e cerveja. "Esse novo posicionamento da empresa tem papel de reafirmar, por meio do portfólio de bebidas, a liberdade de escolha que as pessoas devem ter para se sentir ou ser como elas querem. O que a Brasil Kirin quer passar é que não importa como o consumidor se sentirá, não importa como ele quer se comunicar ou qual o estado de espírito que irá transmitir, ele terá sempre uma bebida nossa para viver isso plenamente", comentou Ricardo Sapiro, Sócio da Touch Branding, durante a apresentação em Itu.

Manifesto pela liberdade de escolha
Para comunicar aos consumidores o novo momento vivido pela Brasil Kirin e reforçar a presença de seus produtos em 11 estados brasileiros, a empresa optou por lançar um manifesto. A ideia é que as pessoas se sintam estimuladas a viver a própria sede, seja ela de justiça, liberdade, amor ou, até mesmo, a vontade de beber algo. A partir de agora, a comunicação da empresa levantará uma nova bandeira, que é a da liberdade de escolha que o consumidor tem.

Para apresentar o novo posicionamento, a empresa lançou filmes de 30 segundos específicos para as regiões Norte e Nordeste e Sul e Sudeste, mostrando as características de cada mercado e o portfólio presente em cada região. A produção ficou por conta da agência de publicidade The Heart Corporation e tem como mote "Não mate a sua sede. Viva todas elas". O planejamento de comunicação para apresentar este novo momento também contempla diversos patrocínios, além dos já realizados pela organização, e divulgações em canais digitais.


Ao longo do ano, serão desenvolvidas ações com as marcas da organização e dos produtos aproveitando os fatos relevantes. "Esta é uma campanha completamente contemporânea, pois se acontece um tema no Brasil que tem relevância, ela desperta uma sede nas pessoas. A partir deste momento, a Brasil Kirin abraça essa bandeira para incentivar e saciar a sede dos outros. "Viva sua Sede" é maior do que um posicionamento de marca, pois é também um convite para se transformar em uma causa da Brasil Kirin. Este, na verdade, é o posicionamento de uma companhia em movimento", comentou o publicitário Valmir Leite, Sócio da The Heart Corporation, ao apresentar o novo conceito para os jornalistas.

* A jornalista viajou a Itu a convite da Brasil Kirin.

Assista ao manifesto:

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