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Desafios da carreira de Marketing começam na escolha da graduação

Sem muitas opções de bacharelado específicas para a área, estudantes optam por cursos de graduação em administração, publicidade e propaganda e até design, além de tecnólogo

Por | 26/01/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Além de canalizar esforços para vender produtos e serviços, o papel do profissional de Marketing nas companhias é, mais do que nunca, o de satisfazer, engajar e encantar o consumidor. E, para isso, as pessoas que atuam nesta área contam com ferramentas de precificação, comunicação, distribuição, criação e desenvolvimento de ofertas. As habilidades requisitadas daqueles que escolheram a carreira remetem a diversas áreas de conhecimento, o que acaba por multiplicar os caminhos possíveis de serem percorridos para se conquistar uma vaga no departamento de uma empresa.

Existem poucas opções de cursos de bacharelado em Marketing, como os oferecidos pela USP, em São Paulo, pela Unifacs, em Salvador, pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), em Petrópolis (RJ) e pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. O mercado opta por mesclar profissionais oriundos de diferentes campos para atuarem em uma atividade que exige competências variadas. A maioria das pessoas que se interessam pela área conclui a graduação em administração, em publicidade e propaganda, ou mesmo se forma como tecnólogo em Marketing. A escolha deve ser feita tendo como base o objetivo do aluno a médio e longo prazo.

Cada um dos percursos abrirá mais facilmente determinadas portas. "Quem deseja trabalhar em agência precisa ter um perfil muito forte de criação e optar pelo bacharelado em comunicação com ênfase em publicidade e propaganda. Outra possibilidade é entrar em um curso de administração, que abre um campo amplo e a oportunidade para uma especialização em Marketing. Esse aluno tenderá a se tornar um gestor na área, trabalhando com o desenvolvimento do produto ou serviço, do preço e da distribuição no ponto de venda", afirma Marcelo Guedes, Chefe do Departamento de Marketing da ESPM-Rio, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Design em alta
O mercado vem absorvendo também alguns profissionais formados em Design, quando há uma especialização na área de desenvolvimento de produto. São valorizadas suas habilidades criativas e sua sensibilidade para tendências no mercado e mudanças no comportamento do consumidor. Eles costumam perceber esses movimentos com mais facilidade por estarem sempre atentos ao mundo das artes.

Aqueles que desejam se formar mais rapidamente e acelerar a conquista da remuneração podem buscar o ensino superior em tecnologia de Marketing, que garante o título de tecnólogo na área. Há diversas opções de universidades oferecendo o curso, que já conta com avaliação do Inep por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A instituição mais bem pontuada na área, hoje, é a Faculdade de Tecnologia Professor Luiz Rosa, localizada em Jundiaí, São Paulo (veja as 20 melhores abaixo).

A Anhanguera já ofereceu em sua grade um curso que formava bacharéis em propaganda e Marketing, mas optou por dividir as áreas. Hoje, há a possibilidade de acompanhar a graduação em publicidade e propaganda ou conquistar o diploma de tecnólogo em Marketing. Neste segundo caso, a formação ocorre em um período de dois a três anos. A estrutura de disciplinas passou a ser direcionada para o que as empresas vivenciam em suas rotinas, como técnicas de negociação, comportamento do consumidor, logística empresarial, gestão de projetos, estatística, custos e orçamentos, entre outros.

Busca por especialização
A redução de carga horária e a inserção de exercícios práticos foi uma resposta natural à procura tantos dos estudantes, quanto das companhias. "Os jovens de hoje querem ter o diploma mais rápido e com disciplinas que realmente os preparem para o que é feito dentro das empresas. Em outro lado estão as empregadoras que também têm pressa de resultados e buscam alguém especializado no trabalho", conta Valéria Chaves, Professora e Coordenadora do curso de Marketing da Anhanguera de Niterói, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Desde 2011, a Anhanguera não abre mais turmas de bacharelado de Marketing. "O objetivo do tecnólogo é criar gestores em Marketing, com foco em vendas, promoções, estratégias de preço e profissionais analíticos que possam até trabalhar como gerente de Marketing, desde que não envolvido em propaganda, como era no bacharelado. Alguns desses alunos, quando se formam, passam a buscar uma especialização em logística ou comércio exterior. É o que mais tenho visto", conta Valéria Chaves.

Pelo grande número de faculdades que oferecem o curso de tecnólogo, é possível se concluir que esta é uma escolha frequente hoje entre os jovens que deixam o Ensino Médio. "Antigamente o bacharelado era priorizado no mercado, mas hoje não. O título de tecnólogo está equivalente a um curso de graduação em muitas áreas. Uma delas é a de gestão de logística. Após a conclusão do curso, é importante investir em uma especialização oferecida por uma faculdade de primeira linha", recomenda Antonia Falvino, Consultora de Recrutamento e Seleção da Thomas Case & Associados, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Mesmo com uma carga horária menor, os tecnólogos são considerados cursos de ensino superior, portanto, são aceitos em concursos públicos e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Mesmo tendo vantagens, como a rapidez de formação, esse tipo de curso deve ser buscado por aqueles que já tem certeza de qual trabalho desejam exercer dentro da área. Para quem ainda não sabe se quer gestão, criação, vendas ou digital, o ideal é completar a formação tradicional de quatro anos. Isso porque os cursos tecnológicos apresentam uma abordagem mais focada.

Conheça as 20 faculdades cujos cursos de tecnólogo em Marketing são melhor conceituados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade):

1. Faculdade de Tecnologia Prof. Luiz Rosa (SP)
2. Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (MG)
3. Faculdade de Tecnologia Tecbrasil - Unidade Novo Hamburgo (RS)
4. Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (SP)
5. Centro Universitário Curitiba (PR)
6. Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos - Feob (SP)
7. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (SP)
8. Universidade de Caxias do Sul (RS)
9. Faculdades Integradas Ipiranga (PA)
10. Universidade do Contestado (SC)
11. Faculdade de Tecnologia Faesa (ES)
12. Faculdade Politécnica de Uberlândia (MG)
13. Faculdade Educacional de Colombo (PR)
14. Faculdade do Vale do Ipojuca (PE)
15. Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (PR)
16. Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (CE)
17. Instituto Pernambucano de Ensino Superior (PE)
18. Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara (SP)
19. Centro Universitário de Lins (SP)
20. Faculdade Pitágoras de Londrina (PR)

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