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10 melhores ações internacionais de 2014

Iniciativas de conscientização social e ambiental e campanhas emotivas se destacaram ao redor do mundo. Marcas como Nescafé, Coca-Cola e Ikea tiveram bons resultados

Por | 19/12/2014

priscilla@mundodomarketing.com.br

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Ao longo de 2014, iniciativas de Marketing ao redor do mundo adotaram diferentes estratégias para aumentar as vendas ou mesmo tornar as empresas inesquecíveis para o público em geral. Algumas marcas, antenadas à tendência global de sustentabilidade, apostaram na conscientização social e ambiental e obtiveram uma resposta positiva dos consumidores. Foi o caso da campanha da Honda, da Ucrânia, que desenvolveu vídeos falando sobre o perigo de se maquiar ao volante.

Já a Coca-Cola criou, no Vietnã, tampas de garrafas que as transformavam as embalagens em outros objetos, reduzindo, assim, o descarte. A companhia também foi responsável por um dos lançamentos mais comentados do ano: a versão verde de seu refrigerante com uma combinação de açúcar e stevia, sabor também posto à venda pela concorrente Pepsi. Esta, por sua vez, impactou pessoas que aguardavam o transporte em pontos de ônibus por meio de uma ação out-of-home de realidade aumentada.

O banco TD emocionou a todos ao transformar seus caixas eletrônicos em máquinas de agradecimentos, no Canadá. Outras marcas que surpreenderam os clientes foram a Ikea, a Nescafé e a Essential Waitrose, embora nenhuma ação tenha sido tão comentada quanto o desafio do balde de gelo, criado pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, com o propósito de ajudar uma instituição social.

Balde de gelo
Zuckerberg iniciou o desafio do balde de gelo convidando alguns empresários a tomarem um banho de água gelada ou doarem uma quantia para a ONG ALS Foundation - ou fazerem ambas as ações. Muitos embarcaram na brincadeira, como artistas e marcas de todas as partes do mundo.

Como resultado, mais de US$ 15 milhões foram enviados para a empresa do terceiro setor especializada no combate à Esclerose Lateral Amiotrófica. No mesmo período de 2013, a entidade havia recolhido US$ 1,8 milhão. Entre as empresas que aderiram, estão bolinho Ana Maria, Netflix, Oreo, Peixe Urbano e Pontofrio.com.

Nescafé anúncio
A Nescafé da França transformou um anúncio de jornal em um par de xícaras para promover o então novo slogan global "Tudo começa com um Nescafé". A peça presa ao veículo transformava-se nas canecas após ser dobrada. A campanha também incluía o pó do café para ser consumido com a adição de água quente. A segurança do objeto pop-up foi garantida pela empresa, que ainda propôs aos leitores dividirem a bebida com um amigo.

Assista abaixo como funcionou a ação:

Rótulo feito por criança
A empresa Essential Waitrose, do Reino Unido, adotou o rótulo criado por uma criança em suas embalagens. O jovem Harry Deverill acreditava que os desenhos presentes nos potes dos molhos da companhia eram pouco atraentes e decidiu enviar uma sugestão de troca pelo correio para a fabricante. A carta propondo a mudança foi bem recebida e o resultado foi uma série especial de molhos temperados com o invólucro feito pelo menino de seis anos.

Restaurante Bob Esponja
Um grupo de investidores da Palestina inaugurou uma unidade temática do restaurante do desenho Bob Esponja no país. O cenário escolhido foi o local de trabalho do Siri Cascudo, que possui o próprio "Seu Sirigueijo" para recepcionar os clientes, na animação. A inauguração do Salta Burger ocorreu em agosto e atrai diversos curiosos e crianças para realizar festas de aniversário no espaço, que conta com uma fanpage no Facebook.

Ikea e Airbnb - hospedagem
A loja de departamento Ikea, em Sidney, realizou uma parceria com o site de hospedagens Airbnb para levar consumidores a passarem uma noite dentro da loja. O pacote da oferta de hospedagem inusitada dava direito a jantar e a levar para casa os lençóis utilizados durante o período passado na unidade. O valor do pernoite também era bem atrativo: apenas US$ 12,00.

Honda perigo de se maquiar no trânsito
A Honda criou uma ação na Ucrânia para conscientizar as motoristas que costumam se maquiar enquanto dirigem em relação aos riscos que correm. A campanha buscou chamar atenção para como essa distração causa acidentes de trânsito. Os anúncios criados pela Geometry Global transformaram uma paleta de sombras em uma calçada quebrada, o rímel em poste amassado, o batom em um farol vermelho e um pó compacto em um airbag cheio.

Máquina de saque nos bancos
O banco TD, no Canadá, transformou um caixa eletrônico comum em uma ferramenta de agradecimento aos clientes. A agência escolheu alguns correntistas para premiá-los de forma personalizada, muitas vezes utilizando informações da vida pessoal deles. A ação deu passagens aéreas para uma senhora visitar a filha que tem câncer e mora em Trinidad. Outra mãe recebeu um cheque para custear a educação das crianças. Sabendo que os pequenos não iriam curtir tanto, o banco também ofereceu ingressos para os parques da Disney. Já um rapaz ganhou o uniforme do time de beisebol favorito, Toronto Blue Jays, e teve a chance de lançar uma bola durante uma partida. Outros clientes ganharam flores e dinheiro em espécie.

Todas as reações foram gravadas pela agência Leo Burnett Toronto, também idealizadora do projeto. O resultado emocionante pode ser conferido no vídeo abaixo:

Ação da Pepsi em ponto de ônibus
A Pepsi também surpreendeu os pedestres de uma rua de Londres. A empresa transformou um painel destinado a campanhas publicitárias do ponto de ônibus em uma tela de projeção de realidade aumentada. Esperando a chegada do veículo, eles tomavam um susto ao se verem diante de um tigre de bengala ou uma invasão alienígena.

Nesta ação, as pessoas eram levadas a acreditar que viam através de um vidro, mas as cenas inacreditáveis e inesperadas aconteciam ali na tela. As reações foram registradas e podem ser vistas no vídeo abaixo:

Coca-Cola transforma garrafas pet em produtos
Criada como uma ação de uso consciente, a Coca-Cola elaborou 16 tampas diferentes das que costumamos encontrar em suas garrafas para dar novas utilidades às PETs, após o consumo do refrigerante. A ação inovadora, chamada de "2nd Lives" (Segundas Vidas, em tradução livre), foi lançada no Vietnã e distribuída gratuitamente a moradores. Com o acessório, as embalagens se tornam brinquedos, canetas iluminadoras, borrifadores de jardim e apontadores de lápis.

Coca e Pepsi com refrigerantes verdes
As concorrentes Coca-Cola e Pepsi levaram aos Estados Unidos, este ano, as versões verdes de seus refrigerantes. Nas duas bebidas, parte do açúcar é substituído pelo adoçante natural stevia. Tanto a Coca-Cola Life quanto a Pepsi True, como são chamadas, possuem embalagem na cor verde, para indicar que são alternativas mais saudáveis.

A Coca-Cola Life não é diet nem light, mas possui menos calorias do que a opção vermelha, e já está presente também em outros países, como Argentina, Chile e Grã Bretanha. A vinda do produto para o Brasil foi vetada, por conta de regulamentações locais.





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