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Copa dos esmaltes: marcas investem em novidades de olho no mundial

Empresas fogem do tradicional verde e amarelo para atraírem clientes. Lançamentos incluem de cores básicas e diferenciadas, inclusive com texturas

Por | 17/06/2014

priscilla@mundodomarketing.com.br

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Bastou a bola começar a rolar para os brasileiros demonstrarem maior engajamento com a Copa do Mundo. Entre o público feminino, a torcida já reflete até na cor das unhas. Já prevendo a tendência, a indústria preparou, nos últimos meses, uma série de lançamentos de esmaltes para este período, levando a disputa dos campos para as prateleiras. Parte das marcas surpreendeu ao apostar em cores que fogem do tradicional verde-amarelo. As empresas também lançaram mão da criatividade para nomear os novos produtos, prática já tradicional no ramo.

A Risqué foi uma das que optaram pela variação dos tons já conhecidos ao lançar a coleção "Brasil por Risqué É Campeão!". São seis cores com nomes que remetem ao clima dos jogos e fazem alusão às situações dentro de um estádio, como Agueeenta Coração (vermelho ultrapigmentado), Caiu! É Pênalti? (azul escuro), Pintou o Campeão (dourado), Show de Bola (ouro velho), O de Preto é o Juiz (preto) e Pra Frente Brasil (glitter hexagonal verde, com filetes azuis e amarelos e base branca).

Já a Colorama investiu em oito novas tonalidades, sendo que três delas contam com coberturas especiais com efeito tie dye nas cores ouro, prata e bronze - como as medalhas. As outras cinco são: Corre pro Abraço (azul escuro cintilante), Aguenta Coração (verde escuro cintilante), Ooolé (branco com partículas de brilho), Na Trave (amarelo) e Vai que é Sua (verde claro).

Efeitos e brilho como diferenciais
Fugindo de nomes mirabolantes e das cores básicas, a Big Universo apresentou sete efeitos em glitter com nomes dos times que mais se destacaram nos últimos anos de campeonato, na coleção "Tô na moda, Tô em Campo". Quem também apostou no efeito foi a L´Apogee, que criou dois kits chamados "Brasileiríssimo". O primeiro traz as opções de verde, amarelo e azul de forma simples, enquanto o segundo traz esses tons com brilhos fortes. O mesmo fez a Realce ao lançar a "Vai, Brasil" com um kit de esmaltes simples em verde, amarelo, azul e branco e outro com quatro unidades com partículas multicoloridas. Um pouco diferente, a Blant e a DNA Italy mesclaram os brilhos com as tonalidades neutras em seus lançamentos.

A marca Beauty Color também investiu em duas coleções para o mundial: uma exclusiva da linha própria da empresa, composta por cores cremosas, e outra de sua parceria com a cantora Claudia Leitte, com predominância em glitter. "As pessoas já esperam pelos lançamentos voltados aos eventos. Por mais que haja alguma desmotivação com o time, a vaidade sempre fala mais alto. Estamos observando as tendências e já sabíamos que a artista estaria na abertura da Copa do Mundo. Não tivemos problemas em distinguir cada uma das duas coleções, mesmo sendo da mesma marca, porque a nossa é mais básica e a da cantora tem todo aquele brilho que a representa", diz Amaury Daguano, Diretor de Marketing da Beauty Color, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Além das opções cremosas e com glitter, as empresas Mohda e Passe Nati incluíram uma cartela de tatuagens para unhas com imagens temáticas. A Impala também apostou em um kit com bolinhas em seus lançamentos. Pensando em efeitos poucos explorados, A Alta Moda É.. trouxe o duo chrome para as cores da Seleção e a Fina Flor o esmalte com textura de areia. As marcas Dote e Super Pérola mantiveram a tradição no verde e amarelo, lançando apenas opções metálicas ou peroladas.

Em vez de lançar novas cores, a Top Beauty aproveitou o que já tinha em seu catálogo para montar kits com tonalidades de cada país. O do Brasil, por exemplo, vem com versões cremosas de verde, amarelo e azul, além de um glitter verde. Já o kit da Espanha possui opções de vermelho, amarelo e dourado, além de glitter vermelho e amarelo.

Leia também: O buzz da Copa do Mundo e do Dia dos Namorados nas redes sociais. Pesquisa do Mundo do Marketing Inteligência.

Copa do Mundo | Redes Sociais | Dia dos Namorados | Digital

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