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Dia das Mães: varejo deve vender 3% mais e e-commerce faturar R$ 1,16

Promoções, parcerias e ativações nas redes sociais marcam os investimentos do comércio para atrair o consumidor para as lojas. Indústria também realiza ações

Por | 08/05/2014

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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O Dia das Mães é a segunda principal data para as vendas no comércio, ficando atrás apenas do Natal. A preparação do varejo, portanto, começa cedo, com o planejamento de contratações e de ações promocionais que atraiam o consumidor para a loja. Este ano, a estimativa é de que tenham sido abertas 33 mil vagas temporárias para atender à demanda ocasionada pela data somente em São Paulo, segundo o Sindicato das Empresas de Terceirização e de Trabalho Temporário do estado.

A expectativa do comércio é que as vendas superem em 3% o volume registrado no mesmo período do ano passado, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Lojistas. A projeção se baseia na estimativa de consultas feitas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC) Brasil para compras a prazo. Caso se confirme, essa será, no entanto, a menor alta dos últimos cinco anos.

O e-commerce espera atingir R$ 1,16 bilhão de faturamento em compras para o Dia das Mães, o que representa um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2013. A categoria de "Moda & Acessórios" deve liderar as vendas, assim como em 2013, seguida por "Eletrodomésticos", "Cosméticos e Perfumaria", "Telefonia/Celulares" e "Informática", segundo dados da e-bit.

varejo,promoção,indústria,Dia das MãesAposta em promoções
Na briga pela atenção dos consumidores, lojistas e marcas investem alto em promoções. A maioria delas promete mimar as mamães no dia delas. A C&A presenteia clientes que gastarem a partir de R$ 170,00 com uma massagem de 15 minutos. A rede instalou também cabines de fotos e placas, nas quais filhos podem gravar mensagens para as mães. As imagens são impressas na hora, gratuitamente, em uma moldura especial. No sábado, dia 10 de maio, as mães poderão participar de workshops para aprender formas diferentes de utilizar echarpes. O acessório usado durante a aula é dado à participante como presente.

A eÓtica convida clientes a elaborarem frases com até 300 caracteres com as palavras Diva, IT e Dia das mães. O autor mais criativo ganhará o direito de presentear a mãe com um dia de beleza no MG Hair. Os serviços oferecidos pelo salão completam o look para comemorar a data com cabelo, maquiagem, manicure e pedicure.

Supermercados também buscam aproveitar a data. O Carrefour vai premiar seis clientes com o kit "Mãe Torcedora", composto por produtos da LG, como geladeira, televisor, home theater, telefone celular, forno micro-ondas, aparelho de som e climatizador de ar. A cada R$ 50,00 gastos, o consumidor ganha um cupom da sorte para o sorteio. Até o dia 11 de maio, os compradores ainda concorrem a três mil kits de beleza. Basta encontrar a mensagem promocional no cupom fiscal.

O Extra também lançou a promoção "Sua Mãe Vale Ouro". Até o dia 15 de maio, a cada R$ 80 reais em compras contendo um produto das marcas participantes, o cliente ganha uma rasgadinha com o número da sorte para concorrer a 15 mil em barras de ouro. Os participantes do Clube Extra ganham três vezes mais rasgadinhas e, pagando com Cartão Extra, ganham mais 6 números.

Descontos nos preços
Os abatimentos em preço também são um importante atrativo. Para fisgar os filhos pelo bolso, o Carrefour preparou uma série de ofertas, que vão desde itens de beleza, passando por roupas, acessórios e livros, até eletroportáteis e eletroeletrônicos. A rede também oferece um menu para o almoço de domingo em família.

A marca de óculos e relógios LupaLupa, por sua vez, entrega um lenço feminino de presente para clientes que gastarem mais de R$ 270,00. Os fãs da grife no Facebook também concorrem a prêmios. Para participar da promoção na rede social, o cliente deve mandar uma foto ou vídeo (máximo de 1 minuto) e um breve texto para a página da Lupalupa, mostrando como é sua relação com a mãe. As três melhores postagens serão contempladas com produtos da marca. O concurso termina no dia 2 de junho.

Já a marca de moda feminina Fundição Filomena, localizada no Rio de Janeiro, em Brasília e em Teresina, está oferecendo desconto de 30% a clientes, além de distribuir ingressos para o filme "Divergente" a cada R$ 50,00 em compras. A Vezpa Pizzas, especializada no serviço take away, também lançou sua ação de Dia das Mães. Para participar, o cliente deve ir a uma das lojas da rede, bater uma foto com sua mãe e marcar o fanpage da Vezpa em sua imagem. A foto mais curtida ganha uma pizza no tamanho Tera (de 46 cm). O vencedor será anunciado no próximo domingo.

Dia das Mães, promoção, varejo, indústriaFabricantes no páreo
Não são apenas os varejistas que aproveitam para se aproximarem dos clientes na data. As indústrias também podem usar o período para ativar suas marcas. A Philips é uma das empresas que preparou uma ação que busca envolver o público emocionalmente. Ela criou um vídeo que mostra cinco consumidores de diferentes idades produzindo seus próprios presentes de Dia das Mães em sua fábrica. O resultado está disponível no Youtube.

A Lenovo também não deixou a data passar em branco. A empresa preparou a promoção "Para cuidar de quem sempre cuidou de você", que entrega ao cliente um kit L'occitane com creme hidratante, creme de mãos e sabonete em todas as compras. A CCE, por sua vez, adotou o lema "Mãe Moderna Ganha um Super Desconto" e concedeu descontos a partir de R$ 100 nas compras. As ações terminam no próximo dia 12.

Já o licor Amarula oferece às mães e filhos a possibilidade de ganharem uma viagem para um safári na África do Sul, com estadia em hotel cinco estrelas. A marca realiza um concurso cultural em seu site. A melhor resposta para a pergunta "Por que sua mãe merece embarcar em um safári na África do Sul, com direito a hotel cinco estrelas" ganha o prêmio e um celular Nokia Lumia 1020 para registrar todos os momentos. A ação foi criada pela Banco de Eventos.

Participação do e-commerce
No e-commerce, a Netshoes colocou banners no site com o conceito "Netshoes das mães. Dê esporte de presente". As peças fazem uma leitura divertida e comparam presentes tradicionais com os disponíveis na Netshoes. O e-commerce também investiu nas redes sociais. A loja virtual realizou o "Dia do Filho" e o "Like das Mães", no dia 06 de maio.

Os filhos com dúvidas sobre o melhor presente contaram com a ajuda de consultores esportivos. Um dos canais abertos para isso foi um número no WhatsApp. Cada cliente atendido recebeu um cartão personalizado com temática esportiva, criados de maneira bem humorada de acordo com as características de cada mãe.

Já o hotsite "Like das Mães" exibiu um duelo entre presentes. As mães puderam votar em seus preferidos e até compartilhar na rede social o artigo esportivo que mais gostariam de ganhar. Com essas informações, a Netshoes disponibilizará ranking dos produtos mais votados e também produzirá posts de #ficadica para ajudar os filhos. Os presentes comprados estarão prontos para envio em até duas horas, como prometido pela marca.

A Netshoes criou também um ambiente especial com sugestões de presentes para as matriarcas. É possível filtrar por faixa de preço, por categorias de produtos e ofertas especiais. O portal Submarino também criou um hotsite com itens femininos filtrados por categoria e preço.

Dia das Mães, promoção, varejo, indústriaMeta de vendas e parcerias
O Beleza Natural desenvolveu uma ação com a ousada meta de aumentar em 25% as vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. A cliente participante do Clube Amiga da Beleza (CRM da rede) que realizar um tratamento completo de 5 a 31 de maio ganha uma bolsa e um vale-desconto de R$ 15,00 para retornar em junho. A ação conta com um investimento de R$ 200 mil.

Já a Imaginarium fechou parceria com a Risqué para presentear clientes que gastarem mais de R$ 160 com um kit exclusivo com três esmaltes nas cores da estação. O Leite de Rosas também se uniu ao SPA Grand Village e desenvolveu a promoção "Segredo de Mãe". Até o dia 11 de maio, os clientes poderão enviar suas histórias com a marca, além de dicas e receitas caseiras para usar o produto, e concorrem a um fim de semana no SPA Grand Village com mais um acompanhante, e os 10 finalistas ganharão um kit exclusivo.

Investimento dos shoppings
Os shoppings também prepararam diversas ações para atrair os compradores. O Shopping Leblon preparou dois kits exclusivos de maquiagens da M.A.C. Cosmetics para presentear clientes que comprarem R$ 1 mil em até três notas fiscais pagas no cartão de crédito ou débito. O Plaza Shopping, em Niterói, Rio de Janeiro, realiza promoção semelhante. O empreendimento sorteia 60 kits com produto de beleza da Sephora entre os compradores que juntarem R$ 400,00 em notas fiscais. As clientes também poderão aproveitar o serviço de make up express no ponto de troca no shopping.

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O Shopping Costa Dourada, em Pernambuco, também apostou nos brindes. Até o próximo domingo, dia 11, o cliente que fizer compras acima de R$ 150,00 poderá trocar o cupom fiscal por um Kit Toque de Amor, composto por um sabonete e um hidratante. A promoção conta com a parceria da loja It´s Perfumes Importados, que está disponibilizando os kits. O centro comercial também está com uma promoção online. O cliente que entrar no Facebook vai encontrar um link para gravar uma mensagem de voz para sua mãe. A mensagem será entregue, via celular, no horário solicitado.

Já o Shopping Center D, em São Paulo, aproveitou a data para atrelar sua marca ao social. O empreendimento apoiou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo e cedeu espaço para a entidade comercializar canecas exclusivas da linha "Mãe Coruja".

O Shopping Grande Rio sorteia viagens para o Nordeste na data. Os clientes que juntarem R$ 250,00 em notas fiscais podem ganhar dois pacotes turísticos para qualquer destino da região. No Bangu Shopping, os compradores concorrem a dois automóveis Fiat 500 entre os meses de abril e junho e a brindes Granado e Phebo, na ação "História de Amor". Para concorrer, é preciso juntar R$ 300 em notas fiscais e trocar por um cupom na Central de Trocas.

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