Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Em lua-de-mel no marketing da Ediouro

O publicitário Lula Viera está há seis meses do outro lado do balcão desde que fechou sua agência

Por | 06/12/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Em lua-de-mel no marketing da Ediouro

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Durante mais de 30 anos o nome de Lula Vieira esteve ligado à publicidade. Com passagens pela JMM, Thompson e Lintas, o publicitário fundou sua própria agência, V&S, até passar para o outro lado do balcão ao assumir a diretoria de marketing da Ediouro neste ano. Em lua-de-mel com o momento de sua carreira, Lula aposta no crescimento do mercado editorial brasileiro e numa virada do marketing, que pare ele está cheio de bobagens.
 
Como criativo consagrado que é, uma das primeiras mudanças feitas por Lula foi na comunicação do grupo que reúne diversas publicações, desde o Guinness Book às palavras cruzadas da Coquetel. "Mudamos radicalmente os anúncios em uma virada que poucas vezes as empresas têm coragem de fazer", afirma o publicitário, que já fazia parte do Conselho Editorial da Ediouro.

Como toda ação acima da linha, a publicitária é a que aparece mais. Porém, Lula está envolvido ainda com a transformação empresarial que a companhia vive. "Estou há seis meses em lua-de-mel", confessa em entrevista ao Mundo do Marketing sem lamentar o fim de sua agência. "Tive uma proposta de fazer parte de uma equipe que acho um time dos sonhos, com a Cristina Conder, o Paulo Pires, o Marcos Torreglo e todos que estão aqui", completa.

Histórias
Do dia-a-dia de uma agência para o departamento de marketing do cliente, pouca coisa mudou, já que a maior parte do seu tempo é dedicada às estratégias. Leitor inveterado, Lula tem muita história para contar. Uma delas remete a sua entrada na publicidade.

Na época, Viera trabalhava no Última Hora quando um amigo perguntou se ele conhecia alguém que gostaria de fazer publicidade. O salário era três vezes maior do que Lula recebia como jornalista e foi ele quem acabou fazendo a mudança - meramente por conta do salário. "Mas foi divertidíssimo e descobri que gostava disso", ressalta, lembrando de sua origem. "Acho que fui o publicitário que começou mais pobre que conheço", diz.

Daí para entrar no hall dos maiores publicitários - e por tabela um grandes estrategistas de marketing do país -, Lula percorreu o Mundo. Sobre a sua aventura internacional, ele conta mais uma história que poucos conhecem. "Na época de seleção, os diretores estavam no Brasil. Era um domingo e eu estava na agência esperando a minha ex-mulher sair do plantão", explica. "Liguei o som, o ar-condicionado e coloquei na parede uma campanha do Citybank. Não tinha nada para fazer e aí fiquei pensando no que poderia melhorar naquela campanha. Neste meio tempo os diretores internacionais da Thompson foram trocar de carro na agência e me viram lá sentado, criando uma campanha e me escolheram", relata. "Nunca contei a eles que estava lá esperando a minha mulher sair do plantão", diverte-se.

Foi assim que ele carimbou o passaporte para Palma de Maiorca, Veneza, Londres e Barcelona numa experiência que durou dois anos. De lá para cá, muita coisa mudou. Menos a publicidade. "Mudou a linguagem, a forma de fazer, mas a essência é a mesma", ressalta. "Este marketing que ouvimos falar muda igual a técnico de futebol, mas a profissão é de longo prazo", aponta.

Visão de Marketing
"Cada momento que você consome você consome com uma cabeça. Você não é único enquanto consumidor"

"A Espanha como um todo virou centro turístico através do trabalho de marketing"

"O cliente quer de você uma idéia por trás do anúncio"

"É claro que a Internet é revolucionária como linguagem e ferramenta, mas o conceito de comunidades é o mesmo que havia na época do rádio e da TV"

"Tem um trilhão de coisas na internet, mas só o Tapa na Pantera é que se sobressaí"

Leia também
Washington Olivetto diz que a publicidade está em crise
"O consumidor está esquizofrênico"
Marketing das empresas para as cidades, para um país
Explicando Marketing Simplesmente
Como fica a publicidade?





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss