Executivos de Marketing têm redução de até 19% no salário | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Executivos de Marketing têm redução de até 19% no salário

Empresas preferem profissionais com perfil operacional e cargos estratégicos passam por substituições. Analistas receberam aumentos de até 7% em um ano

Por | 21/11/2013

luisa@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Os profissionais com foco estratégico e aqueles que ocupam cargos de alta gestão são os que estão mais sujeitos a substituições. Os cargos sofreram inclusive reduções salariais, que chegaram a 19% para Gerente Geral, 11% para Gerente de Trade Marketing e 8% para Diretor de Marketing. A desvalorização destas posições se deve a fatores como o tímido desenvolvimento econômico do país ao longo de 2013 e a entrada de muitas startups que priorizam a contratação de funções operacionais para se estabelecerem, além da conhecida juniorização. Os números são do Guia Salarial 2013 da Robert Half.

Por outro lado, os analistas e outras posições com perfil "mão na massa" foram os mais valorizados no Marketing em 2013. Os cargos de entrada são vistos como fundamentais para a obtenção de resultados no curto prazo, o que faz com que executivos com remunerações altas sejam substituídos por outros menos experientes, com foco no desempenho da empresa. "Especialmente as companhias que chegam ao Brasil, dificilmente contratam Diretores de Marketing. O que acontece é a contratação de um Diretor Geral e, para o Marketing, são selecionados analistas. À medida que a estrutura cresce, este profissional cresce junto", avalia Daniela Ribeiro, Gerente Sênior da Divisão de Marketing e Vendas da Robert Half, em entrevista ao Mundo do Marketing.

 A dificuldade das empresas de encontrarem mão de obra qualificada é outro fator que impulsiona para cima os salários dos níveis iniciais. Os ganhos de um analista de Marketing Júnior podem variar de R$ 2.500,00 a R$ 6.000,00, o que representa uma valorização de 7% em um ano.  "Os iniciantes ganham expressão no salário pelo desafio. Temos muita gente se formando e procurando oportunidade, mas encontrar pessoas qualificadas e capacitadas é uma dificuldade, o que aumenta a remuneração", analisa a Gerente Sênior da Divisão de Marketing e Vendas da Robert Half.

Os mais valorizados para 2014
Os cargos relacionados ao desenvolvimento de novos produtos são os que apresentam as maiores perspectivas de valorização para o próximo ano. O resultado tem relação direta com a projeção de aumento nos investimentos para 2014.  Este ano o cargo registrou salários entre R$ 6.000,00 e R$ 20.000,00. "As áreas que tiveram mais valorização são as que possuem os profissionais mais completos, como o Gerente de Produto, que busca profissionais com conhecimento técnico e vivência, por terem uma visão ampla de todas as fases do Marketing", comenta Daniela Ribeiro.

Além das competências técnicas, pontos como postura, receptividade e até a forma de falar ao telefone podem ser diferenciais. "O profissional ideal é aquele que não se preocupa apenas com o seu trabalho, mas com o todo. Em termos técnicos, possuir uma boa formação e outros idiomas é uma exigência. O comportamento é um diferencial e isso já se percebe no primeiro contato", afirma a Gerente Sênior da Divisão de Marketing e Vendas da Robert Half.

Os profissionais também estão mais exigentes. Na hora de escolher uma empresa para trabalhar, eles olham para diversos fatores além do salário. Cada vez mais, quem atua com Marketing leva em conta os desafios propostos, a cultura da empresa e as perspectiva de longevidade no mercado. "As companhias voltadas para tecnologia e inovação são as mais procuradas pela noção de que estão sempre na frente. Já os parques industriais não são mais tão sedutores quanto antes para os jovens", complementa Daniela Ribeiro, em entrevista ao portal.

Veja o Guia Salaria completo da Robert Half aqui.

Leia também: Juniorização no Marketing ainda é problema, mas tem solução

Veja também nas pesquisas do +Mundo do Marketing: Perfil do Profissional de Marketing no Brasil

 

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss