Salários de Diretores de Marketing estão 20% maiores | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Salários de Diretores de Marketing estão 20% maiores

Área de inteligência de mercado é a mais valorizada, recebendo um incremento de até 25% em relação ao ano anterior. Números são do Guia Salarial 2013 da Michael Page

Por | 24/10/2013

luisa@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

guia salarial,marketing,inteligência de mercado,comunicação,michael pageOs Diretores de Comunicação e Marketing estão com seus rendimentos até 20% maiores neste ano e devem ser ainda mais valorizados em 2014. Mas são os profissionais de inteligência de mercado que obtiveram a maior valorização para os cargos de alta e média gerência em 2013, de acordo com os Guias Salariais organizados pela Michael Page e pela Page Personel.  O maior crescimento para a área foi na região Sul, com um aumento de 25%, em relação aos estudos de 2012. Para os gerentes de inteligência de mercado das empresas de serviços B2B, as remunerações ficam entre R$ 12 e R$ 15 mil. Já os gerentes de inteligência de mercado em empresas B2C mostraram um aumento salarial de 11% em relação ao estudo de 2012.

A valorização deste grupo de profissionais deve se manter em 2014. A escassez de especialização deve ser um desafio para as companhias. "A valorização da inteligência se deve ao fato do ano de 2012 ter sido mais fraco frente a 2011, não suprindo assim as expectativas das empresas. A área de inteligência de mercado dá explicações para tudo isso. É importante ter alguém dentro da empresa que conhece todos os dados para oferecer soluções customizadas", analisa Juliana Alvarez, Gerente da Divisão de Marketing da Page Personnel, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Mesmo assim, as empresas ainda enfrentam dificuldades para selecionar pessoas com este perfil, especialmente para os níveis iniciais. Apesar dos ganhos mensais que podem chegar a R$ 4 mil para o nível júnior, estes profissionais costumam fazer transições de área de atuação nesta fase da carreira. "Outra dificuldade é reunir a capacidade analítica com a boa comunicação em um único indivíduo. São perfis divergentes e que precisam se combinar para o exercício desta tarefa", conta a Gerente da Divisão de Marketing da Page Personnel.

Comunicação é a área mais promissora
Depois da inteligência de mercado, a área de comunicação foi a que mais abriu vagas nos últimos quatro meses e é a aposta de valorização para o próximo ano. Os Diretores de Comunicação e Marketing ocupam o segundo lugar na lista de aumentos e a maior remuneração para o cargo apresentou um reajuste de 20% nos ganhos fixos. As melhores oportunidades estão nas empresas de grande porte de TI e Telecomunicações no estado de São Paulo, podendo chegar a R$ 48 mil por mês. Entre as empresas de pequeno e médio porte, os maiores salários estão no ramo farmacêutico de São Paulo, podendo chegar a R$ 30 mil mensais. Para os cargos iniciais, os ganhos vão de R$ 2.600 até R$ 5.500 com ampliação de vagas.

O levantamento também indica que o investimento em profissionais de Marketing e comunicação manteve o seu ritmo no segundo semestre deste ano. O incremento salarial e as oportunidades devem vir especialmente para quem possui experiência consolidada. "Quando as falhas são compreendidas, começa a comunicação para o mercado olhar para a empresa da forma como ela quer ser vista. Nos últimos cinco meses surgiram muitas vagas de comunicação externa, o que demonstra uma mudança em uma área que era desvalorizada até o ano passado. As melhores oportunidades devem vir do B2B", comenta Juliana Alvarez.

Na sequência, aparecem os Gerentes de CRM em empresas de tecnologia e telecomunicações com crescimento salarial de 13% e remunerações que podem chegar a até R$ 18 mil em companhias de grande porte de São Paulo. Já nas empresas de pequeno e médio porte, Rio de Janeiro e São Paulo apresentam ganhos semelhantes, podendo chegar a R$ 14 mil. "O maior movimento que vimos este ano foi no digital, principalmente com empresas vindo para o Brasil e outras reforçando sua posição de mercado, essencialmente por meio do desenvolvimento de novos produtos para novos canais. Com isso o cargo de Gerente de produto do meio digital também está crescendo muito", comenta João Nunes, Diretor da Michael Page, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Veja a tabela completa com o Guia Salarial 2013 da Michael Page e da Page Personnel aqui.

Aproveite e leia também: Os desafios do profissional de Marketing em 2013. Conteúdo exclusivo para assinantes + Mundo do Marketing. Acesse aqui.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss