Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Publicidade

Mercado mostra o resultado de estratégias e ações de marketing em 2007

Suvinil, Nissan, Gemalto, Diageo, Blue Tree Hotels e HSBC mostram o que fizeram neste ano e as perspectivas para 2008

Por | 17/12/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Retrospectiva 2007
Mercado mostra o resultado de estratégias e ações de marketing

Por Thiago Terra
redacao@mundodomarketing.com.br

A Internet representou um papel dos mais importante nas ações de marketing das empresas neste ano que acaba. De acordo com executivos de marketing que enviaram suas impressões sobre 2007 a pedido do Mundo do Marketing, a tendência é que a web se inserira cada vez mais nas estratégias de comunicação e de relacionamento das companhias. Pontos positivos, negativos, perspectivas para 2008, os executivos fizeram um raio x de 12 meses de intenso trabalho.

Segundo Marcello Ursini, gerente de marketing do portfólio de scotch e vinhos da Diageo, o que o marketing trouxe de mais positivo em 2007 foram inovações em ações e eventos, como o 1º Scotch Whisky Festival, que proporcionou oportunidades de negócios para diversas marcas da empresa e alavancou todo o segmento de bebidas. Durante este ano, a Diageo investiu também em ações para o consumo responsável de seus produtos. Um deles foi o "Movimento Piloto da Vez", conduzido pelo produto Johnnie Walker, que contou com o engajamento de importantes veículos de comunicação além de personalidades como o bicampeão mundial de F-1, Mika Häkkinen, e Lewis Hamilton, em ações em São Paulo.

Sandra Maia, executiva de marketing da Blue Tree Hotels, ressalta que o ponto positivo de 2007 para rede brasileira de hotéis foi a internacionalização da marca, suas parcerias e alianças estratégicas com empresas de outros segmentos, o novo portal, o relacionamento com clientes, entre outras ações. "Lançamos o 1º Encontro de Sustentabilidade Blue Tree Hotels em conjunto com o Grupo de Full Jazz de Comunicação, além de novas formas de comunicação como o E-News quinzenal Blue Tree Hotels", conta Sandra ao Mundo do Marketing.

Para a Gemalto, empresa fornecedora de sistemas de segurança digital, o principal ponto positivo este ano foi o aumento da visibilidade da empresa através da Internet, tanto usuários como empresas. "Este aumento de visibilidade foi conquistado pelas ações de marketing que iniciamos em 2007", diz Natália Fahkri, diretora de marketing da Gemalto.

Ações de marketing que marcaram o ano
Os bons resultados obtidos em 2007 podem ser comprovados através do sucesso de ações inovadoras ou criativas, que tiveram a aceitação do target. Mirian Zanchetta, gerente de Propaganda e Promoção da Suvinil, cita algumas das ações mais importantes da Suvinil, com destaque para o Suvinil Experience, evento baseado no produto Suvinil Self Color, que separa as cores por temas que remetem ao estado de espírito das pessoas. Esta ação aconteceu em shoppings de todo o Brasil com um simulador de ambientes, além de pequenas amostras de cores ousadas. A executiva ressalta também o Clube Amigo Suvinil, que tem como objetivo dar informações sobre os produtos da marca, dicas de atendimento e lançamentos da Suvinil, certificados de participação, cartão exclusivo, treinamentos técnicos e concursos com premiações.

Cássia Pereira, gerente de Marca e Publicidade da Nissan do Brasil, aponta para as principais ações da multinacional realizadas neste ano, que teve três lançamentos. "Em março lançamos o Nissan Sentra com uma campanha impactante", conta ao site. "Em julho estreamos no segmento hatchback - design com porta-malas integrado - com o Nissan Tiida, que ultrapassou nossas expectativas de vendas e no final de novembro lançamos a Nova Nissan Frontier, picape turbodiesel", relata.

Para ela, 2007 foi o ano do Marketing para a Nissan do Brasil com quatro grandes campanhas, sendo uma Institucional e as três de lançamento. "A Nissan está ficando cada vez mais próxima do consumidor e a visibilidade que a empresa teve neste ano foi graças às campanhas publicitárias de alto impacto e bem planejadas", completa a gerente.

Já Glen Valente, Diretor de Marketing do HSBC, destaca entre as principais ações, a campanha Personagens, lançada em janeiro. "Nós atingimos dois milhões de acessos no site souassimesoufeliz.com.br em 115 dias", afirma o diretor do banco que completa: "Também  destacaria  o  lançamento  dos Seguros Carbono Neutro, que mostra a nossa preocupação com a sustentabilidade".

Descobrindo os pontos fracos
Da mesma que há sucessos de estratégia e ações de marketing, os executivos identificaram os pontos falhos de 2007. Ciente da importância desta avaliação, Cássia Pereira, gerente da Nissan, conta que a empresa encerrará o ano com um seminário envolvendo toda a equipe de Marketing para um balanço e revisão dos planos para 2008. "Vamos conversar muito, mas os pontos a melhorar estarão voltados para a mídia e para a avaliação de cada campanha", esclarece.

Para Marcello Ursini, gerente da Diageo, o marketing de uma forma geral deixou a desejar em termos de execução e de prática. "Em 2007 muito se falou em sustentabilidade, em meio ambiente, mas pouco se viu fazer. Em ações de responsabilidade, sinto que mais se gasta dizendo do que, de fato, fazendo", acredita. Na rede Blue Tree Hotels, segundo a executiva de marketing Sandra Maia, alguns projetos tiveram de ser postergados e re-programados para o ano que se inicia, de acordo com a visão mercadológica da companhia.

Com o departamento de marketing voltado para toda a América Latina, a Gemalto direcionou o foco de suas ações para o Brasil em 2007. Com este panorama, a diretora Natalia Fahkri afirma que em 2008 a principal meta da empresa é descentralizar e ampliar as ações de marketing.

Tendências e perspectivas
É natural que com o mercado crescendo, a perspectiva das empresas para o ano que vem seja positiva. A Suvinil acena com a participação da marca na Feicon - Feira Internacional da Indústria da Construção -, a ampliação do marketing experimental, e novas cores. "Aproximaremos a relação com os arquitetos e decoradores e aumentaremos a participação da marca na mídia", conta Mirian Zanchetta.

O HSBC pretende manter o ritmo de trabalho em ações de marketing diferenciadas, que trouxeram resultado positivo este ano. "Vamos estar antenados no que o consumidor quer, além de investir mais em cultura", diz o diretor Glen Valente, que não revela, mas promete novidades neste sentido. Na Diageo, as perspectivas também são grandes quando o assunto é o próximo ano. Para o gerente Marcello Ursini, o mercado está aquecido devido ao aumento do poder de compra do consumidor e ao câmbio favorável. "Acredito que 2008 possa ser um ano de bons resultados e de muita informação com a TV Digital. A tendência é inovação, e esse é o nosso lema", diz o executivo.

Para a Nissan, 2008 será um ano de consolidação e mais lançamentos. A principal missão do Marketing será elevar a marca a um novo patamar de notoriedade no mercado brasileiro, já de olho no crescimento em 2009. De acordo com a gerente Cássia Pereira, isto não quer dizer grandes campanhas impactantes como neste ano. "Vamos procurar entrar na mente do nosso target, aumentar a familiaridade do brasileiro com a Nissan, estar mais presente no shopping list e não esquecer da fidelização dos clientes conquistados este ano", avalia Cássia. Com o mote "Na Nissan você pode confiar", a executiva afirma que a Internet terá um papel fundamental neste processo em 2008.

No Blue Tree Hotels as expectativas também são as melhores para o ano que chega daqui a alguns dias. Com a equipe bastante otimista, a proposta da área de marketing é atuar de forma cada vez mais estratégica alinhada a visão dos negócios da rede e do mercado.

 

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss