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Marcas apresentam suas armas para conquistar o consumidor no Natal

Em dezembro, os gastos das famílias brasileiras devem atingir R$ 153,7 bilhões, e as empresas promovem diversas ações para garantir a preferência na hora da compra

Por | 13/12/2012

bruno.garcia@mundodomarketing.com.br

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natal,marcas,comportamento do consumidorAs marcas apresentam as suas armas para conquistar o consumidor brasileiro neste Natal. As empresas querem garantir a preferência na hora da compra em um mês em que as famílias gastarão R$ 153,7 bilhões, segundo projeções da Fecomércio.  Só o comércio paulista deve faturar R$ 44,7 bilhões, resultado que é cerca de R$ 6 bilhões superior ao registrado em 2011. O resultado geral deve ser 6,4% maior que o do Natal passado.

No comércio eletrônico, as projeções também são boas. De acordo com a e-bit, empresa especializada no setor, o e-commerce nacional deve faturar R$ 3,25 bilhões neste Natal, valor 25% maior que em 2011, quando os ganhos no período somaram R$ 2,6 bilhões. O resultado do mês de dezembro corresponde a 15% da previsão para todo o ano de 2012, calculada em R$ 22,5 bilhões. A consultoria alerta que os lojistas devem estar preparados para atender a grande demanda, reforçando sistemas de processamento de pedidos, logística e atendimento.

Segundo levantamento do Buscapé, site de comparação de preços, os produtos mais procurados pelos webshoppers devem ser os smartphones. Nas colocações seguintes do ranking das buscas registradas, estão os televisores de LED, os tablets e os consoles de videogame. A categoria Moda & Acessórios, que se consolidou no decorrer do ano como uma das mais vendidas, continua em alta e os artigos mais buscados devem ser os tênis.

Com expectativas tão otimistas, as empresas não poupam esforços para atrair mais clientes: promoções, ativações no ponto de venda, aplicativos temáticos, kits e linhas desenvolvidas para o final de ano, concursos culturais e Marketing digital estão entre as principais ações desenvolvidas pelas marcas. Conheça a seguir algumas destas ações para conquistar o consumidor:

Coca-Cola: A Coca-Cola investe em campanhas de branding para aproveitar a data mais importante do comércio nacional. Entre as atividades desenvolvidas pela companhia, está a tradicional Caravana de Natal. No Rio de Janeiro, caminhões da marca decorados com a temática natalina percorreram a capital e outras cidades como Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Niterói. As embalagens do refrigerante também foram modificadas para as festas de final de ano. A marca usará holografia produzindo efeitos especiais nos rótulos de garrafas de 3 litros, enquanto as demais  receberão rótulos tradicionais, mas seguindo o mesmo conceito visual.

Kopenhagen: A empresa lançou uma linha exclusiva de doces finos para o Natal que vêm em embalagens produzidas com tinta ecológica certificada, feita à base de óleo de soja, e com acabamento em verniz biodegradável à base de água, que substitui película plástica.

Ri Happy: A rede especializada em brinquedos investiu cerca de R$ 4 milhões nas suas ações de Natal, incluindo decoração especial de suas lojas e a realização do concurso "Porque o Natal na Ri Happy é muito mais legal?". As crianças que visitarem um ponto de venda da marca podem preencher um cupom respondendo a esta pergunta. Os autores das respostas mais criativas receberão a visita do Papai Noel e ganharão prêmios.

natal,marcas,comportamento do consumidorElectrolux: A Electrolux desenvolveu um concurso cultural que distribuiu 200 cartões de Natal comestíveis. Toda a ação aconteceu na fan page da marca no Facebook e os visitantes puderam postar mensagens no mural dos seus amigos no formato de um cookie personalizado. Os autores das 100 mensagens mais criativas ganharam um biscoito em formato de cartão. 

Carrefour: A rede de hipermercados sorteará 300 TVs 47" 3D Full HD, da marca LG entre os seus consumidores. A cada R$ 30,00 em compras de produtos Carrefour, os clientes ganham um cupom para participar do sorteio. A ação é válida até o dia 19.

 

Ypê: A Ypê desenvolveu o site Natal Inesquecível, em que internautas podem compartilhar mensagens com amigos e familiares por e-mail ou pelas redes sociais e concorrer a prêmios. A empresa investe no relacionamento com os internautas e os estimula a interagir com a marca.  Os autores das cinco melhores mensagens receberão um vale-presente no valor de R$ 400,00.

Mundo Verde: Em parceria com a Afras (Associação Franquia Solidária), a Mundo Verde apoiou a realização do show Natal Mágico 2012, da Fundação Xuxa Meneghel. O espetáculo foi realizado no dia 1° e os valores arrecados para revertidos para a Fundação, que  defende e promove os direitos da criança e do adolescente.

Walmart: Com expectativa de aumentar suas vendas em 65% no mês de dezembro, o Walmart desenvolveu diversas ações de comunicação para conquistar a confiança do consumidor: a empresa desenvolveu vídeos para a mídia tradicionais e para as redes sociais, reafirmando o seu compromisso com as entregas e com a segurança das transações no ambiente online.

Cacau Show: A rede especializada em chocolates sorteará entre seus consumidores uma casa no valor de R$ 160 mil, um carro modelo Pajero TR4 4x4 e uma viagem para toda a família, no valor de R$ 80 mil. A cada R$ 50,00 em compras, os clientes podem concorrer.

Avon: A Avon ampliou o número de kits de produtos presenteáveis. Ao todo são 32 estojos de Natal com faixas de preço de R$ 12,00 a R$ 110,00. Quem escolher os kits na hora da compra também concorre a uma viagem no cruzeiro Navio da Beleza. A marca levará 800 pessoas, entre consumidores sorteados, revendedores e seus respectivos acompanhantes.

Netshoes: A Netshoes sorteará entre seus clientes um prêmio no valor de R$ 100 mil, além de vale-compras de R$ 1 mil para serem utilizados na própria loja. Até o dia 20 de dezembro, consumidores que realizarem compras a partir de R$ 220,00 participam do sorteio.

O Boticário: O Boticário lançou para este Natal uma linha limitada com 14 opções de estojos presenteáveis. Entre os kits estão alguns com as fragâncias mais famosas da marca, como Lily Essence e o estojo Floratta Emotion. A marca também desenvolveu um portal interativo especialmente para as festas natalinas e realizou ações de ativação em diversas cidades.

Peixe Urbano: O site de compras coletivas Peixe Urbano criou um aplicativo no Facebook em formato de quis que traça um perfil do usuário e o convida a montar uma lista de ofertas desejadas para o Natal. Estas informações devem ser compartilhadas com os amigos e os 10 perfis mais visitados até o dia 25 de dezembro ganharão créditos para serem utilizados no site. O primeiro colocado receberá R$1.000,00 em créditos, o segundo R$500,00 e o terceiro R$300,00. Os sete seguintes do ranking receberão R$100,00 cada um.

Mastercard: A Mastercard oferece condições exclusivas para os clientes da sua bandeira. A operadora fez uma parceria com a L´aqua di Fiori para esta ação de Natal. Nas compras acima de R$ 130,00 nas lojas da L´aqua, o cliente ganha um brinde exclusivo, um L´aqua Perfumada Fougère. Além disso, poderá parcelar suas compras em até cinco vezes se o pagamento for feito com plástico da Mastercard. As condições são válidas até o dia 31.

Garoto: A Chocolates Garoto trouxe para as gôndolas de todo o país o seu Papai Noel de chocolate. A edição limitada com 50g de chocolate ao leite está disponível em todo o território nacional e o preço médio sugerido é de R$ 2,99 por unidade.

Starbucks: As lojas da rede Starbucks trazem um cardápio específico para o período natalino. Todos os copos brancos são substituídos pelos vermelhos e o consumidor tem a sua disposição novidades em bebidas, nos comestíveis e nos itens para presentear. Uma das atrações é o café Christmas Blend.

Ferrero: A Ferrero lançou diversos produtos limitados para o período de dezembro. Uma das novidades é a embalagem com cinco bombons da marca. Alguns produtos já vêm acompanhados de cartões-presente, com preços variando entre R$ 7,49 a R$ 35,00.

Nestlé: A Nestlé trouxe para os pontos de venda em todo o Brasil a sua linha de panettones CLASSIC Trufa, novidade que complementa a linha de panettones com recheios especiais composta pelas versões Moça Doce de Leite e Duo. O panettone Alpino, por sua vez, ganhou novas embalagens nas versões de 500g e 750g. 

Brastemp: A Brastemp desenvolveu uma ação de Natal exclusiva para os usuários da sua linha de purificadores de água. No programa de incentivo "Amigo Noel", os assinantes do serviço podem convidar outras pessoas e ganhar prêmios progressivos de acordo com o número de indicações que se tornarem clientes da marca. A ação é válida até o dia 31.

Ponto Frio: Os clientes da Megastore do Pontofrio, na Marginal Tietê, em São Paulo têm a sua disposição diversas atrações durante o mês de dezembro. Além da decoração, os visitantes terão a oportunidade de assistir aos espetáculos de luz e som sincronizados. Para as crianças, foram montados dois espaços temáticos da Disney - "Cozinha do Mickey" e "Club Penguim".


 

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