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Coca-Cola anuncia nova plataforma e diretor de marketing

Ricardo Fort volta ao Brasil depois de quatro anos na matriz e lança mais uma campanha inovadora

Por | 04/10/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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Coca-Cola anuncia nova plataforma e diretor de marketing

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

A Coca-Cola estréia no Brasil, nesta semana, uma inovadora campanha global. A nova estratégia de marketing da companhia, intitulada "Viva o Lado Coca-Cola da Vida" dá grande destaque à Internet. Dos R$ 750 milhões investidos este ano pela empresa, 10% é destinado às mais diversas ações digitais. A novidade para este segundo semestre é o lançamento de um site que servirá como um point para os jovens.

A líder em participação de mercado - com 38% no segmento Cola e 55% em refrigerantes de acordo com a ACNielsen - aproveita o momento de mudanças e oficializa o nome de Ricardo Fort (foto) como novo diretor de marketing da empresa. Fort volta ao Brasil depois de uma temporada de quatro anos na matriz, em Atlanta (EUA), e assume o lugar que era ocupado por Mônica Horcades, que cuidará da parte de operações da companhia.

Os olhos mais atentos já perceberam novos outdoors, mobiliário urbano e empenas que mostra o lado bom da vida saído de uma garrafa de Coca-Cola. Até o fim da semana também serão lançados quatro filmes para TV. Toda a criação ficou a cargo da agência mundial da companhia, a Wieden & Kennedy, e teve a adaptação brasileira nos escritórios da McCann Erickson, que também criou uma peça especial para o Brasil.

A grande novidade, porém, é o maciço investimento na internet. Além da criação de cinco filmes exclusivos para a web, a Coca-Cola criou um site que aglutinará informações dos usuários em um só lugar. "Hoje as pessoas têm Orkut, Fotolog, Blog, Flick e posta vídeos no You Tube, mas tudo isso fica disperso. Este novo site centralizará todas essas informações numa espécie de broadcast das pessoas", adianta Ricardo Fort. O site estará disponível no portal da Coca-Cola em breve.

Idéia mundial
A nova plataforma de marketing destaca o lado bom da vida e quer que a Coca-Cola esteja sempre presente nesses momentos. A campanha é fruto de um esforço mundial que, apesar de ser replicada em todos os países em que a companhia está presente, parte de uma idéia global. "Por mais que eu tenha chegado aqui há duas semanas, sei exatamente o que foi feito porque todos na Coca-Cola foram envolvidos nesta nova campanha", diz Fort.

Os investimentos da empresa este ano não se resumem às campanhas publicitárias. "Esta nova campanha também terá dispositivos em ponto de venda e uma série de ações promocionais e de experiência de marca", ressalta o novo diretor de marketing em entrevista ao Mundo do Marketing. Outro foco da companhia é continuar investindo na segmentação de mercado.

Grande parte do faturamento de R$ 8,7 bilhões em 2005 e o crescimento de 16% somente no primeiro semestre deste ano refletem a estratégia de atender a diversos tipos de mercados e, claro, a baixa renda. Há pouco tempo, a Coca-Cola era vendida em apenas três formatos. Hoje, 17 embalagens compõem o portfólio - com destaque para a Coca-Cola de 200ml vendida por R$ 0,50 em bancas de jornal e em pequenos comércios. "Quanto mais você segmenta o mercado, mais oportunidades você encontra", explica Carlos Lohmann, presidente da Rio de Janeiro Refrescos, engarrafadora da Coca-Cola no estado do Rio. Está explicado porque a Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo.

Acesse
www.coca-cola.com.br

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