Como está a imagem do Marketing? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Como está a imagem do Marketing?

Para muitas pessoas, o marketing é bom para a sociedade. Mas, para outras, a propaganda engana

Por | 12/09/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Como está a imagem do Marketing?

Da Redação
redacao@mundodomarketing.com.br

Você sabe o que o consumidor pensa sobre a sua empresa, seus produtos e serviços? E sobre o Marketing, será que as pessoas sabem da sua importância? De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Escola Superior de Propaganda & Marketing - ESPM-RJ, 70,3% das pessoas entrevistadas acreditam que o marketing é bom para sociedade.

Por outro lado, a pesquisa desenvolvida com o objetivo de formar um índice de avaliação das atividades de marketing mostrou que, para 81,3% dos consultados, as empresas estão mais interessadas em lucrar do que em servir os consumidores. Neste caminho, 56,6% desta estatística acredita que as propagandas têm intenção de enganar, em vez de informar os consumidores. Sessenta por cento dos entrevistados, no entanto, são contra a censura da propaganda.

Sobre os produtos, 56% das pessoas estão satisfeitas com o que compram - embora 68% diga que os preços são exagerados. Ao mesmo tempo, a qualidade vem melhorando ao longo do tempo para 49%, enquanto os serviços também estão melhores para 55,8%.

Quando perguntados sobre o bom atendimento nas lojas, 40,9% não estão satisfeitos com o tratamento recebido e os serviços de atendimento ao consumidor (SAC) são eficientes apenas para 21,8%. Além disso, nada menos do que 64,7% dos entrevistados não confia nos vendedores e apenas 2,7% das pessoas pesquisadas não dão importância ao atendimento na hora da compra.

Entre os consumidores, 73% já tiveram problemas em relação ao serviço prestado por alguma empresa, dos quais 52% não tiveram suas questões resolvidas e recorreram ao Procon, à Justiça e/ou fez denúncias em jornais. Ao todo, foram aplicados 337 questionários, distribuídos pela região do Grande Rio. A amostra foi composta por 49,6% de homens e 50,4% de mulheres com faixa etária de 30 anos, das classes A (48%), B (35%), C (15%) e D (2%).

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss