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Da Rocinha para o mundo do marketing

Conheça a história profissional de Tatiana Rosenthal até chegar ao cargo de coordenadora de marketing da Sinaf Seguros, que comemora 25 anos de mercado

Por | 29/08/2007

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Da Rocinha para o mundo do marketing

Por Thiago Terra
redacao@mundodomarketing.com.br

 A Sinaf Seguros está comemorando 25 anos de mercado e conta hoje não só com a seguradora, mas também com um cemitério, uma funerária e uma carteira com 480 mil segurados. A fórmula para conquistar e fidelizar tantos clientes é não vender apenas seguros, mas dignidade. Diante deste desafio está Tatiana Rosenthal, Coordenadora de Marketing da empresa, formada em Administração de empresas pela PUC-RJ e com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

A história profissional de Tatiana Rosenthal começa com as aulas que ela deu na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, pelo projeto Unicom. Com 16 anos, Tatiana já trabalhava não por necessidade, mas para ocupar o tempo, já que não conseguia ficar parada. Não demorou muito para que ela fosse contratada como estagiária da Esso para o setor de marketing. "Fui a primeira aluna da faculdade a conseguir estágio em uma turma de 40 estudantes", diz.

Antes da Esso, a Coordenadora da Sinaf atuou na empresa Elefante Internet. Com 17 anos, foi o momento de conhecer outra cultura, mas de forma diferente da que ela havia planejado. Quando tinha 15 anos, pediu uma viagem aos Estados Unidos, prontamente negada pelo seu pai. Anos mais tarde, terminou o Ensino Médio em uma cidade com apenas 600 habitantes, no interior do país norte-americano. Durante um ano ela viveu próxima aos caçadores da região, que eram conhecidos como "Red Neck", ou pescoço vermelho, por causa do tempo que eles ficavam caçando animais nas florestas, expostos ao sol.

Serviço diferenciado
Depois desta experiência, Tatiana voltou ao Brasil para cursar a faculdade. Antes de ingressar na Sinaf, a executiva passou pelo Grupo Schincariol, onde atuou como Trainee e Analista de Trade Marketing e pela Michelin, como analista de marketing. Na Seguradora, a dificuldade em trabalhar com um produto intangível e diferente para cada cliente logo foi notada. Tatiana entendeu que este seguimento é muito pessoal para o consumidor e que quem recebe o serviço da Sinaf não é o seu cliente principal. "Quando a pessoa falece, ela não vê o nosso serviço, quem vê são os parentes dele", aponta a Coordenadora de Marketing da Sinaf em entrevista ao Mundo do Marketing.

Tatiana criou um programa onde os clientes são chamados para participar de uma pesquisa para buscar novos conceitos no atendimento, novas formas de relacionamento e monitorar o mercado em que atua, através de conversas com seus consumidores. "Não adianta ficar sentada sem saber o que passa com o cliente, sem ir para rua. Trago eles até aqui e também saio com os vendedores", conta. Um dos resultados deste trabalho é exemplificado por uma senhora que havia perdido seu marido há pouco mais de um mês, mas não sabia como funcionava o serviço. Ao informar sobre a morte de seu companheiro, a senhora recebeu ligações da Sinaf decorrentes do processo de pagamento do seguro comprado por ela. "Ela me disse que nunca ninguém ligou para ela para lhe dar dinheiro", diz Tatiana.


Campanha pelos 25 anos da empresa

O fato mais emocionante foi a observação feita por esta senhora, ao receber a aliança do seu falecido marido, visto que, isto não é normal para pessoas de baixa renda, um dos principais targets da empresa. "Nossos clientes são os de baixa renda, mas não por isso eles deixam de ter sentimentos. São seres humanos como todos nós e merecem respeito", aponta.

Como profissional de marketing, Tatiana sabe que tem que estar atenta a todos os serviços da empresa. Quando adquire um cliente novo, a Sinaf toma conta de todos os detalhes, principalmente quando se trata de um público carente, onde o retorno não pode ser mensurado, segundo Tatiana. Para ela, prestar serviço de qualidade para o público menos favorecido é impressionante. "Olhamos para um público que não é assistido, que é a maioria, tem sentimentos e são humanos. Nosso diferencial é o bom serviço, atendimento e o respeito", diz.

No seu dia-a-dia, Tatiana convive com muitos funcionários da empresa, de diversos setores. Existe o envolvimento de muitos setores, tornando para ela o ambiente de trabalho muito bom. "É preciso conhecermos todos os funcionários, de todos os cargos, não importa quem seja. Aqui é a extensão da minha vida privada".

Acesse
www.sinaf.com.br

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