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Seara lança 12 linhas e planeja mais 35 até o fim do ano

Comprada pelo Grupo Marfrig, marca brasileira quer se destacar no cenário internacional

Por | 12/05/2011

sylvia@mundodomarketing.com.br

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Seara lança 12 linhas e planeja mais 35 até o fim do anoAdquirida em 2009 pelo Grupo Marfrig, a Seara recebeu a missão de ser a marca brasileira da multinacional. Para ganhar status internacionalmente, no entanto, a empresa olhou para dentro e resolveu aumentar o grau de competitividade diante dos concorrentes locais. A estratégia tem como foco principal o ajustamento e a melhoria do portfólio, com um lançamento agressivo de produtos.

Somente em 2011, foram colocadas 12 novos produtos nas gôndolas dos pontos de venda brasileiros, entre lançamentos e reformulações, incluindo as linhas Churrasco, Angus, Cordeiro, Beef Bovinos, Enlatados Searela, Sobremesas Bassi, Empanados, Fatiados, Sanduíches Hot Hit, Mabella, Nhô Bento e DaGranja. E vem mais por aí. A expectativa é que, até o fim do ano, cheguem ao varejo outros 35 lançamentos. Fortalecer a marca nacionalmente é um dos passos para elevar Seara a um patamar superior no mercado externo.

Há ainda ações como o patrocínio à FIFA e à Seleção Brasileira de Futebol, iniciado na última Copa do Mundo, em 2010. Presente em países como Argentina, Cingapura, Uruguai e França, a Seara conta hoje com mais de 100 fábricas espalhadas por cinco continentes. O know how internacional da companhia também ajuda no desenvolvimento da marca no Brasil.

Pensamento global e ação local
Este ano, entre os lançamentos previstos, a Seara fará um teste de uma linha comercializada fora do país. O aprendizado interno também é replicado mundialmente. A estratégia desenvolvida por aqui tem sido levada para outros países. Cada mercado, no entanto, tem sua própria estrutura de Marketing, já que a companhia entende as diferenças entre os consumidores ao redor do mundo.

"Até 2014, queremos ser vistos como uma empresa de classe mundial. A adaptação do portfólio é universal. Essa é a vantagem de ser uma companhia com pensamento global, mas atuação local. A ideia é ter um mix de produtos completo à altura de uma grande empresa, seja americana, europeia ou asiática", diz Antonio Zambelli, Diretor de Marketing da Seara, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Para estar presente na vida dos consumidores, a ideia é atender as diferentes necessidades e perfis. Hoje, a Seara conta com linhas que vão desde cortes bovinos para o dia a dia, até carnes selecionadas, com posicionamento premium, como é o caso da Angus Seara. O objetivo principal é oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis.

Seara lança 12 linhas e planeja mais 35 até o fim do anoCarne não é commoditie
Para isso, a Seara busca mostrar que carne não é commoditie e tem suas diferenças. "Até a criação da linha Cortes Brasileiros, a categoria de carnes embaladas estava limitada a carnes premium. Todos os outros segmentos de mercado não existiam. Desde o lançamento, nossa participação de mercado nesta categoria saltou de 2% para 10%, no fim de 2010", conta Walter Scheufler, Gerente de Marketing da Divisão de Bovinos da Seara, em entrevista ao portal.

A Seara quer provar para os consumidores emergentes que é possível consumir produtos de qualidade no dia a dia e que carne não é mais um alimento para ocasiões especiais. "O Grupo Marfrig está colocando a marca Seara em carnes de categoria acessível, mas com qualidade e embalagem diferenciadas", explica o Diretor de Marketing.

Os lançamentos vêm acompanhados de ações para educar os clientes. Para promover a linha Seara Churrasco, por exemplo, além de degustação com promotores nos pontos de venda, a marca disponibiliza materiais com dicas de preparo. Já no caso de Angus, foram criados manuais sobre cada corte.

Há ainda o programa Açougue no Azul, que desenvolve iniciativas para aumentar as vendas dos varejistas. Uma delas é o Curso de Churrasco Seara, que permite que os clientes selecionem alguns consumidores vips para ter aulas sobre o preparo adequado de cada produto durante um churrasco.

Seara lança 12 linhas e planeja mais 35 até o fim do anoSegmentação por atitude
De olho em um mercado que movimenta cerca de R$ 2 bilhões anuais, a Seara também está expandindo a linha de enlatados Searela, antes disponível apenas nas regiões Norte e Nordeste, para o restante do país. A ideia é aproveitar a demanda crescente por alimentos práticos, para consumo imediato. Pensando nisso, os lançamentos incluem pratos de conveniência, como refeições congeladas e a linha de sanduíches prontos Hot Hit.

Outra aposta são as sobremesas, como Petit Gateau e Brownie. "Vemos uma oportunidade de crescer no mercado de tortas congeladas. Já comercializamos essa linha numa rede de São Paulo e agora estamos expandindo. Mesmo para as empresas que já atuam, a categoria ainda representa pouco no faturamento. Mas é um mercado crescente, em que a oferta atual não atende a demanda", acredita Scheufler.

O investimento em produtos que levem rapidez e praticidade para o dia a dia dos consumidores faz parte do posicionamento da Seara. "Queremos ser uma marca jovem, acessível e dinâmica, com produtos para atender as novas demandas dos consumidores, sem segmentar apenas por classe, mas também por faixa etária e atitude", ressalta Zambelli.

*Com reportagem de Bruno Mello

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