Qualidade de vida colabora para produtividade | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Qualidade de vida colabora para produtividade

Case Sodexo mostra como empresas podem melhorar rendimento dos funcionários

Por | 25/03/2011

claudio@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Muitas empresas ignoram o fato de que investir em programas de qualidade de vida e incentivo pode aumentar a produtividade dos funcionários. No momento em que as companhias passam a oferecer mais benefícios aos seus colaboradores, elas também entregam um produto ou serviço de melhor qualidade para os consumidores. Com esta estratégia, a Sodexo busca mudar a percepção de seus beneficiários e clientes, posicionando-se como uma rede de serviço em soluções de qualidade de vida.

O grupo francês conta com produtos em três segmentos. Alimentação/Refeição é o que possui maior representatividade no mercado e recebe incentivo fiscal do Programa de Alimentação do Trabalhador. A linha Mobility é voltada para mobilidade de funcionários e abastecimento de veículos de patrimônio empresarial. Já o Gift/Premium oferece produtos de incentivo e reconhecimento profissional.

A companhia também administra programas de educação alimentar e cultura, buscando atingir não só os colaboradores das empresas, mas suas famílias. Para isso, a Sodexo oferece produtos como o cheque-brinquedo, que dá oportunidade aos trabalhadores de presentear seus filhos nos momentos que atingirem as metas da empresa. "Tudo que esteja relacionado à maior produtividade dos colaboradores e proporcione bem-estar, refletindo em resultados para as empresas clientes, faz parte do nosso portfólio de produtos", afirma Raquel Trindade, Diretora de Marketing da Sodexo, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Reter colaboradores é desafio
Nem sempre um aumento de salário é o suficiente para manter os funcionários em seus postos. A retenção da mão de obra é um dos principais obstáculos enfrentados atualmente pelas empresas. Nesses momentos, os programas de qualidade de vida fazem a diferença. Uma pesquisa da Sodexo indica que 46% das companhias estão preocupadas também em reduzir o que a empresa chama de "presenteísmo", quando o colaborador está no local de trabalho, mas sua atenção é desviada para outros assuntos.

Ainda segundo o levantamento, cerca de 60% das empresas acreditam que programas de incentivo aumentam o engajamento dos colaboradores no trabalho. Em contraste com essa afirmação, apenas 22% das companhias utilizam métricas financeiras para contabilizar esses resultados. "O maior desafio é entender o que cada cliente precisa e agregar valor nos elementos que forem importantes para eles", diz a executiva.

Para oferecer soluções variadas, a empresa - presente em 82% dos municípios brasileiros - atua em seis segmentos: Private, Corporate, High Middle, Low Middle, Pequena e Média Empresa e Small, para atender a clientes de todos os portes, independente do número de funcionários. Mas a maior parte deles concentra-se no segmento de pequenas e médias empresas.

Sodexo aquece economia de pequenas cidades
O tamanho das cidades em que a Sodexo atua também não é um critério de decisão. A empresa tem consciência de que seus produtos fomentam a economia local de municípios menores. "Ao entrarmos em uma pequena cidade com o vale alimentação, incentivamos uma rotatividade de produtos nos mercados locais, o que possibilita geração de renda e empregos, levando desenvolvimento para o país", explica Raquel.

Na captação de novos clientes, no entanto, a Sodexo encontra mais facilidade para entrar em companhias de grande porte, pois tendem a ser mais estáveis e abertas a novas experiências. Convencer pequenas empresas é uma tarefa difícil, já que a maioria se fecha em seus próprios métodos de incentivo.

Para promover uma relação mais duradoura com seus clientes, a marca foca suas ações de Marketing em relacionamento. Há uma preocupação em não apenas entregar o produto final, mas também acompanhar as empresas em todo o processo. Além de gerenciar programas de bem-estar, a companhia realiza palestras com temas voltados para cada segmento em que atua. No caso de pequenas e médias empresas, por exemplo, predominam assuntos como "controle de vida financeira" e "como equilibrar vida profissional e emocional".

Já para as grandes companhias, a Sodexo promove eventos em parceria com a HSM, como rodadas de negócios e fóruns pelo Brasil para a discussão de assuntos corporativos. Outros canais de comunicação da empresa com seus clientes são a mala-direta e o e-mail Marketing. Há ainda um portal na internet, o Viver Bem Sodexo, voltado para os beneficiários e estabelecimentos credenciados, com dicas de saúde, promoções e descontos em lojas.

Outra ação realizada é o patrocínio ao Restaurant Week. Com o serviço Refeição Pass, funcionários das companhias e suas famílias podem utilizar o cartão em estabelecimentos participantes do evento gastronômico. Com esta iniciativa, a Sodexo pretende promover inclusão social e estender o relacionamento aos seus beneficiários. Assim, a companhia busca proporcionar momentos de prazer para os profissionais, tanto dentro como fora de suas jornadas, colaborando para uma força de trabalho mais satisfeita e, consequentemente, mais produtiva.

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss