Reportagens

Publicidade
Publicidade
Mercado

Chevrolet aposta no Rio com modelo exclusivo para estado

Montadora lança versão do Agile em parceria com o surfista Rico de Souza

Por Sylvia de Sá - 15/02/2011

Chevrolet aposta no Rio com modelo exclusivo para estadoA Chevrolet dá o pontapé inicial da estratégia de Marketing que aposta no mercado do Rio de Janeiro. A partir de hoje, dia 15, os consumidores da região conhecerão o Agile Rico, edição especial do modelo que vem com a assinatura do surfista Rico de Souza. A iniciativa é a primeira de uma série de ações que a montadora pretende fazer com foco no estado, nas áreas de responsabilidade social, esporte, música e entretenimento, para aumentar a visibilidade da marca e, consequentemente, a participação de mercado.

A escolha do Rio aproveita o momento de destaque da capital e faz parte da estratégia de regionalização da Chevrolet. Há cerca de 10 anos, a empresa iniciou seu investimento em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com a assinatura “Gaúcho, Conte Comigo”. Desde 2010, a companhia também aposta no mercado mineiro, com ações específicas para os consumidores de Belo Horizonte. Agora é a vez da capital carioca.

“A concorrência há 10 anos era muito menor do que hoje. Pensamos que realmente seria muito interessante criar estratégias regionais. Porto Alegre é um mercado muito grande, Belo Horizonte tem muito potencial e no Rio de Janeiro temos muita visibilidade”, explica Rogério Sasaki, Gerente Regional de Marketing da GM, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Montadora espera vender 100 unidades mensais
No Rio, a Chevrolet contará com o conceito “Carioca de Série”, que permeará todas as ações, tanto na assinatura da marca, quanto no lançamento de produtos. A escolha de Rico de Souza para iniciar a parceria estratégica é resultado de pesquisas sobre o comportamento dos consumidores da região. Segundo o próprio Rico, acredita-se que o Brasil tenha hoje cerca de 2,5 milhões de surfistas.

Chevrolet aposta no Rio com modelo exclusivo para estadoMas a iniciativa da Chevrolet vai além. De acordo com a montadora, 92% dos consumidores de produtos ligados ao surf não são praticantes. “Este seria o melhor esporte para tentar falar com a maioria dos cariocas”, ressalta Sasaki. Lançado em outubro de 2009 no mercado brasileiro, o Agile é um dos principais sucessos da marca e comercializa cerca de 500 a 600 unidades por mês apenas no estado do Rio. Em dezembro de 2010, o modelo teve recorde histórico mensal de vendas, com 8.873 unidades emplacadas, 1.294 a mais do que no mês anterior.

A expectativa é vender aproximadamente 100 unidades mensais do Agile Rico, que custará a partir de R$ 44.490,00. Entre as características do modelo estão detalhes que fazem toda a diferença para os amantes do surf, como porta óculos e rack de teto. Os compradores do carro recebem ainda uma prancha de surf exclusiva assinada por Rico de Souza.

Chevrolet aposta no Rio com modelo exclusivo para estadoInvestimentos a longo prazo no Rio
Para 2011, a montadora prevê outras iniciativas no mercado do Rio de Janeiro, assim como já ocorre em outras capitais. Em Porto Alegre, o projeto “Gaúcho, Conte Comigo” originou parcerias culturais, ambientais e sociais para aproximar a marca dos consumidores. Já em Belo Horizonte não há uma assinatura, mas sim o foco em lançamentos.

“Em Minas, entramos com o projeto de marca a partir de lançamentos regionais de produtos. Antes, a Chevrolet escolhia uma cidade no Brasil e fazia o lançamento nacional. Agora, continuamos com os nacionais, mas estamos também fazendo um repique regional. Usamos a estrutura do Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, e criamos ações para trazer o público mineiro para prestigiar a marca”, conta o Gerente de Marketing.

Já o projeto da capital gaúcha foi uma espécie de piloto, que na última década deu experiência e segurança para que a marca expandisse sua atuação em outras regiões. No Rio, o projeto de marca busca a longevidade, apostando no destaque que será dado principalmente à capital nos próximos anos. Entre as ações previstas, está a presença da marca ao lado do carioca, em cidades como Itaipava, no inverno, por exemplo, ou nas praias, durante o verão.

“Desde o ano passado, a Chevrolet traz uma série de novidades como (os modelos) Camaro, Malibu e a nova Montana. O Agile foi o início disso tudo, com produtos com novos designs. Para os próximos anos, vamos nos reinventar como marca e com produtos”, afirma o executivo.