Reportagens

Publicidade
Publicidade
Mercado

Hortifrutis crescem com apelo saudável e lojas de bairro

Redes como Hortifruti, Pomar e Oba focam na qualidade dos produtos para ganhar mercado

Por Lucas Carvalho - 18/01/2011

Hortifrutis crescem com apelo saudável e lojas de bairroO segmento de hortifruti está em expansão no Brasil. Mercados que comercializam frutas, verduras e legumes de forma diferenciada entram na rotina dos consumidores. O sucesso do setor deve-se ao apelo de saudabilidade cada vez mais constante à mesa do brasileiro e à preocupação com a qualidade dos produtos oferecidos nos pontos de venda. Com isso, redes como Hortifruti, Pomar & Cia. e Oba comemoram o momento favorável.

Há alguns anos, no entanto, o cenário era diferente e o nicho pouco explorado. A preocupação em consumir de forma mais saudável foi um dos fatores responsáveis por mudar o mercado e contribuir para a expansão dos pontos de venda especializados em produtos hortifrutigranjeiros. O interesse do consumidor por saúde e bem-estar contribuiu para o crescimento do varejo especializado, que se beneficiou vendendo uma alimentação saudável sem explorar o lado da doença, mas utilizando o discurso de qualidade de vida.

As lojas de bairro também contribuíram para o sucesso do modelo. “Os pontos de venda são na vizinhança e não têm posicionamento muito superior de preço, estão dentro da faixa aceitável e são democráticos, já que são frequentados por classes sociais variadas”, explica Cristiane Osso, Sócia-Diretora da Gouvêa de Souza, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Qualidade em primeiro lugar
A estratégia de Marketing também é fundamental para o sucesso das redes. Em comum, as marcas têm a preocupação com a qualidade dos produtos vendidos, a seleção dos alimentos e o cuidado com a saúde do cliente. Percebendo o aumento do interesse por saúde e bem-estar, o Hortifruti saiu na frente.

“Tivemos uma percepção do mercado e fizemos uma proposta ousada de sair do lugar comum, do tradicional do varejo. Hoje em dia, quando você liga a TV estão passando programas com matérias alusivas à alimentação saudável e aspectos e características funcionais dos produtos”, aponta Fábio Hertel, Diretor de Comunicação e Novos Negóicios da Rede Hortifruti, em entrevista ao portal.

No caso do Hortifruti, o sucesso veio acompanhado por uma estratégia diferenciada. “Fizemos uma comunicação mais descolada, lúdica. Tivemos uma boa repercussão e mantivemos a linha, que é ousar e acreditar numa comunicação que não só valoriza o preço, mas enfatiza o valor dos produtos em si e a qualidade deles”, diz o Diretor de Comunicação da marca.

Atendimento especializado
Para 2011, a estratégia do Hortifruti é enfatizar as refeições familiares focando na reunião de pais, mães e filhos em torno de alimentos saudáveis. A preocupação com a qualidade dos produtos também é uma constante no Grupo Oba, que aposta na seleção cuidadosa de frutas, verduras e legumes. O atendimento também é um ponto central na estratégia da marca, que investe em funcionários capazes de orientar os consumidores sobre as características dos produtos.

Na Pomar & Cia. a preocupação com a qualidade dos produtos é tanta que os próprios sócios da empresa, especialistas em frutas, verduras e legumes, escolhem os itens que estarão nas prateleiras. Além do foco na qualidade, a expansão da economia também contribuiu para o aumento do potencial do setor.

“O fator econômico foi muito importante. Com o aumento do poder aquisitivo da população e o acesso à educação mais consciente, o poder de escolha amplia. O consumidor está mais exigente”, conta Flavia Quintanilha, Gerente de Marketing do Grupo Oba, em entrevista ao Mundo do Marketing.