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As 10 reportagens mais acessadas de 2010

?Lojas com produtos grátis chegam ao Brasil? lidera o ranking

Por | 23/12/2010

pauta@mundodomarketing.com.br

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Novidades no mercado, tendências, comportamento do consumidor, cases de sucesso, orientações do guru Philip Kotler, eventos e e-commerce foram os temas mais lidos no Mundo do Marketing em 2010. Este ano, a reportagem mais acessada foi "Lojas com produtos grátis chegam ao Brasil", falando sobre o conceito tryvertising que estreou este ano no país. Leia ou releia a seguir os maiores destaques de 2010.

1) Lojas com produtos grátis chegam ao Brasil
Sample Central e Clube Amostra Grátis apostam no conceito batizado de tryvertising

Imagine entrar em uma loja, escolher um produto e levá-lo para casa. A cena poderia parecer comum, se não fosse uma diferença: o consumidor não paga nada por isso. Impossível? Agora não mais. A partir deste ano, os brasileiros poderão conhecer o conceito batizado de "tryvertising", do inglês try (teste) + vertising (advertisign, propaganda). Chegam ao mercado nacional as lojas Sample Central e Clube Amostra Grátis. Leia a reportagem completa aqui.

2) Tendências de consumo. Conheça 7 perfis
Observatório de Tendências da Ipsos detalha o comportamento das pessoas

Detectar e entender as aspirações humanas da sociedade pós-moderna e como essas motivações e desejos se refletem nos rituais de consumo não é tarefa fácil. O Observatório de Tendências Ipsos capta as tendências de consumo nas principais capitais do mundo, identifica e analisa movimentos e fenômenos observados em nível macroeconômico, político e social e seus reflexos no consumo, no comportamento, nas manifestações culturais, na arquitetura e na propaganda. Leia a reportagem completa aqui.

3) Geração Z: quem são os consumidores do futuro?
Nascidos junto à tecnologia, eles mostram-se mais exigentes, inquietos e querem marcas sustentáveis

Muito já se falou sobre a geração Y. Agora chegou a vez da Z. Formado por crianças e adolescentes - futuros consumidores - esse grupo já desenha algumas tendências que devem despertar a atenção do mercado. Mantendo algumas características dos jovens da Y, a Z aparece cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e disposta a não pagar por produtos e serviços que podem ser encontrados gratuitamente na internet. Leia a reportagem completa aqui.

4) Kotler fala sobre 5 questões fundamentais do Marketing
Redes sociais, sustentabilidade, inovação, clientes e desafios da profissão são os temas

Os consumidores estão comprando mais por menos; As empresas devem inovar, oferecendo garantias aos clientes; A sustentabilidade pode dar lucro para as companhias; Muitas empresas ficarão em apuros nas redes sociais; O concorrente roubará facilmente o seu cliente caso acredite que esteja satisfazendo-o plenamente. Essas são as principais respostas de Philip Kotler para cinco questões fundamentais nos dias de hoje. Leia a reportagem completa aqui.

5) Do Bem, um caso de sucesso sem um departamento de Marketing
Marca aposta em sucos de frutas frescas, mídia espontânea, relacionamento e redes sociais

Colocar frutas em caixinhas divertidas. Essa é a missão da Do Bem. A empresa carioca nasceu há três anos e, desde então, vem mostrando ao mercado que é possível oferecer uma solução saudável e prática de sucos de frutas que ainda proporcione uma experiência diferenciada. Leia a reportagem completa aqui.

6) Classe D é a bola da vez
Consumidores com R$ 381 bilhões no bolso passam a comprar cada vez mais

Depois de todas as atenções voltadas para a classe C, chega a hora da classe D. Com R$ 381 bilhões para gastar em 2010 e expectativa de que a massa de renda ultrapasse a da classe B ainda este ano, é na D que o mercado encontra novos consumidores. Com o perfil de consumo diferente de todas as outras classes sociais, já que não pode arriscar e precisa fazer o orçamento render, as famílias da base da pirâmide aparecem como um desafio para o mercado, mas podem ser uma grande oportunidade para as empresas que conseguirem entendê-las. Leia a reportagem completa aqui.

7) O segredo do sucesso de slogans inesquecíveis
Marcas como Bombril, Itaú, 51, Natura e Casas Bahia mostram que a estratégia vem antes de uma boa ideia

1001 utilidades, Feito para você, Uma boa ideia, Bem estar Bem, Dedicação Total a Você... Qualquer brasileiro que escute uma dessas frases pensa, rapidamente e sem se confundir, em Bombril, Itaú, 51, Natura e Casas Bahia. Não são poucos os casos de sucesso de slogans no Brasil e no mundo, mas para alcançar esse objetivo uma marca precisa de muito estudo e, principalmente, valores e gestão bem definidos. Leia a reportagem completa aqui.

8) Eventos corporativos passam por transformação
Pesquisa mostra evolução do segmento em apenas dois anos

As festas de arromba ficaram para trás. A moda agora é festa no apê, festa no gueto, misturando o mundo inteiro. De Erasmo Carlos a Latino e Ivete Sangalo, muita coisa mudou na MPB, assim como no mercado de eventos corporativos. As festas deram lugar a eventos que são o chamariz para ações de relacionamento, venda e geração de mídia. Com importância no mix de Marketing crescendo, agora há mais planejamento e cobrança por resultado em meio a milhares de ações que buscam conquistar o consumidor. Leia a reportagem completa aqui.

9) Burger King coloca o Brasil como prioridade na América Latina
Empresa de fast-food quer tomar a liderança do Mcdonald´s, mas sabe que vai levar tempo

Há pouco mais de cinco anos no Brasil, o Burger King quer conquistar a liderança do mercado, mas sabe que tem um longo caminho pela frente, uma vez que ainda não chegou nem perto de seus principais concorrentes. Enquanto a rede tem 75 pontos-de-venda, o McDonald´s conta com 577 restaurantes e o Bob´s com 675 PDVs, incluindo os quiosques. Até o fim do ano, o Burger King pretende aumentar em 20% o número de lojas, o dobro de inaugurações em 2009, chegando a 90 unidades. Leia a reportagem completa aqui.

10) Compra de roupa pela internet cresce e marcas investem
Marisa, Renner, C&A, Cantão, Redley, Osklen e Checklist apostam em suas lojas virtuais

O hábito de comprar roupas pela internet ainda é pouco comum no Brasil, mas a evolução do e-commerce e o aumento de marcas especializadas em vestuário e acessórios que apostam neste canal está mudando este cenário. Enquanto empresas como Marisa mostram-se experientes no varejo de moda pela internet, outras se aventuram e começam a lançar suas lojas virtuais ou apostam numa reformulação de seu e-commerce. É o caso de marcas como Marisa, Renner, C&A, Cantão, Redley, Osklen e Checklist. Leia a reportagem completa aqui.

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