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Power Balance mostra equilíbrio ao fazer Marketing

Pulseira ganha notoriedade no Brasil com respaldo de atletas de renome

Por | 22/12/2010

pauta@mundodomarketing.com.br

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Uma pulseira que oferece equilíbrio, flexibilidade e até força. Estes são os atributos da Power Balance, marca criada em 2007 e que hoje divide opiniões no Brasil sobre sua veracidade com relação ao funcionamento da pulseira. Fato é que a estratégia de Marketing utilizada deu certo e rapidamente o produto se tornou tema central do boca a boca em todo o país.

Para dar credibilidade ao produto, celebridades e atletas de ponta passaram a carregar o produto no pulso, o que despertou ainda mais o interesse popular. Vendido pelo valor mínimo de R$ 120,00, a pulseira feita de neoprene ou de silicone foi adquirida por 150 mil consumidores no Brasil, mas perde nas vendas para seu maior concorrente: a falsificação.

Distribuido no Brasil pela On The Beach, o produto está disponível em cerca de 800 pontos de venda no país, cadastrados no site da companhia, além dos representantes da marca que fazem a venda direta. Uma decisão da Anvisa este ano, porém, determinou que a Power Balance deveria suspender a publicidade do produto. Tudo por conta do apelo que a pulseira melhora o equilíbrio e ativa a circulação sanguínia sem dados científicos comprobatórios.

Garantia X prestígio
A estratégia da marca esteve sempre voltada para o esporte e os depoimentos de atletas brasileiros e estrangeiros foram e são muito importantes para o crescimento da marca. Entre as estrelas que utilizam a pulseira no Brasil estão o piloto Rubens Barrichello e os surfistas Adriano de Souza, Jadson Andre e Picuruta Salazar. Já entre os estrangeiros, Shaquile O'neal, do basquete, a ciclista Willow Koerber e o também surfista Bruce Irons, aderiram ao holograma da Power Balance.

Apesar da proibição de veicular os benefícios da pulseira na publicidade brasileira, a Power Balance se apóia nos milhares de depoimentos espontâneos que garantem o sucesso e a veracidade do produto. "Os benefícios estão presentes nos hologramas fabricados em um processo especial baseado nas filosofias holísticas", explica Paulo Silvares, Diretor da On The Beach, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Em outras palavras, o produto não possui uma certificação de garantia de autenticidade dos benefícios propostos pela pulseira. "Nao há comprovaçao científica, apenas depoimentos", afirma Silvares ao site. Outro agravante nesta questão é que, segundo o Diretor da On The Beach, os produtos piratas já venderam mais que o oficial. "O consumidor brasileiro está sendo enganado e consumindo produtos falsos em grandes redes na internet e em lojas de renome que passam credibilidade, mas que estão enganando seu consumidor", explica.

Guia de Marketing
Na medida em que surgiram boatos de que o produto não oferece os benefícios propostos, a Power Balance recebeu as criticas com naturalidade "São bem-vindas. Nao é possivel agradar a todos em relaçao a esta questão", diz Silvares. Mas, para evitar futuros problemas na sua comunicação, o Marketing da Power Balance segue um guia em todos os países em que atua.

Isto significa que, em cada país, a marca não pode sofrer nenhuma alteração. Além disso, o produto promove o universo esportivo e, por isso, só pode ser encontrada em lojas deste segmento. "Não há produtos à venda na Americanas.com, mas sim na Centauro e em outras lojas de esporte", completa Paulo Silvares.

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