Senna também é campeão em Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Senna também é campeão em Marketing

Após 16 anos de sua morte, piloto se transforma em marca que vende 200 milhões de produtos por ano

Por | 01/04/2010

sylvia@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Senna também é campeão em MarketingQuase 16 anos após a morte prematura de Ayrton Senna, o piloto aparece como o principal caso de sucesso do esporte brasileiro quando o assunto é Marketing. Anualmente, saem das fábricas mais de 200 milhões de produtos com as marcas Ayrton Senna e Senninha, que têm 100% de seus royalties direcionados para os programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.

São 22 linhas licenciadas com a marca Senninha e outras 16 com a marca Ayrton Senna, além de uma linha própria com 384 itens que são encontrados na loja virtual Senna Store. No ano em que o piloto completaria 50 anos, o Instituto investe em ações e lançamentos para homenagear aquele que é considerado um ídolo do automobilismo no país e no mundo.

Uma das novidades que celebram o aniversário, que seria comemorado no último dia 21, é a abertura, pela primeira vez, de uma loja física oficial das marcas Senninha e Ayrton Senna, no Morumbi Shopping, em São Paulo. Ainda com prazo de validade para o dia 17 de junho, o quiosque pode tornar-se um ponto-de-venda fixo, de acordo com a aceitação dos consumidores e os resultados obtidos. Além da loja, as comemorações se estendem por todo o ano e ajudam a manter viva a lembrança do tricampeão no imaginário dos consumidores brasileiros.
 
"O esporte nunca teve uma marca tão forte como Senna. Parece até heresia, por conta do Pelé, mas já são quase 16 anos desde o acidente e os produtos ainda atingem os públicos A, B, C e D de todas as idades, com as marcas Ayrton Senna e Senninha", diz Erich Beting, Diretor da Máquina do Esporte, boletim de notícias sobre negócios do esporte, em entrevista ao Mundo do Markerting.

Senna também é campeão em MarketingEdição especial de capacete do ídolo custa R$ 16 mil

Outra ação em homenagem aos 50 anos do piloto foi a promoção #Senna50, que convidou os internautas a deixarem mensagens no "maior cartão de aniversário do mundo".  A iniciativa recebeu mais de 130 mil recados no Twitter  e no Facebook e é a primeira das três ações com foco em redes sociais que o Instituto Ayrton Senna prepara para este ano. Aqueles que participavam ainda concorriam a kits comemorativos, além de uma réplica do capacete do piloto.

O próprio capacete é destaque nas comemorações. Uma versão em tiragem limitada com 50 unidades foi criada pelo artista plástico Sid Mosca especialmente para a data. A peça custa R$ 16 mil e estará à venda na loja virtual e no quiosque da Senna Store. Produtos para colecionadores que levam a marca Ayrton Senna são os que costumam fazer mais sucesso.

"Os itens colecionáveis como carrinhos, capacetes e estátuas são os mais fortes, seguidos por vestuário. Para Senninha, o destaque fica por conta de alimentos, cuidados pessoais, vestuário, calçados e volta às aulas, além de brinquedos e acessórios", explica Mauro Ratto, Gerente de Desenvolvimento de Negócios do Instituto Ayrton Senna, em entrevista do Mundo do Marketing.

Senna também é campeão em MarketingÉ essencial revitalizar as marcas
As ações em comemoração aos 50 anos do piloto incrementaram os negócios. "A loja virtual cresceu praticamente 100% e a loja física vai superar em um mês as expectativas de vendas de três meses", conta Ratto (foto), que explica ainda que, depois do Brasil, o Japão é o principal mercado da marca Ayrton Senna. "Ele conquistou os três títulos no Japão. Além disso, os japoneses têm uma identificação clara com os valores de Senna, como determinação e garra para traçar e cumprir objetivos".

A estratégia é essencial para revitalizar as marcas, que tendem a desgastar-se naturalmente com a ausência de Senna. "A marca Senna já foi mais forte e teve mais propensão à geração de receita também. Hoje, em termos de percepção, caiu um pouco. Não está sendo feito um trabalho profundo para sustentar ou fortalecê-la", acredita Gilson Nunes, sócio CEO da Super Brand e Brand Finance no Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Para Nunes, a marca tem força e sempre estará na memória do brasileiro. "Deve ser feito um trabalho de gestão, licenciamento e distribuição coerentes. Os valores que o Senna sempre sustentou precisam estar presentes nas ações de Marketing e na construção das marcas, que ainda têm muito potencial", complementa.

Senna também é campeão em MarketingColeções preservam história do piloto
Uma das formas de manter a imagem do ídolo é a partir do lançamento de produtos colecionáveis. Este mês, durante a Abrin, feira de brinquedos que acontece em São Paulo, serão lançadas uma estátua do piloto de 18 centímetros e uma miniatura da McLaren com o tricampeão segurando a bandeira do Brasil.

"O Senna enquanto piloto é um objeto colecionável. A ideia de lançar promoções e coleções preserva uma história que foi radicalmente interrompida. É importante apostar em produtos comemorativos e exclusivos. Isso é o que os clubes de futebol deveriam fazer. O esporte tem histórias que as pessoas viveram e celebram. Deve-se criar produtos para deixar esta história viva na mente das pessoas", aponta Beting, da Máquina do Esporte.  

Além dos objetos para colecionadores, outra novidade para este ano é o lançamento, em setembro, de uma linha de roupas esportivas pela McGregor, marca que patrocina a escuderia Williams. As peças estarão disponíveis no Brasil, na Inglaterra, no Japão, na Holanda, na Espanha e na Bélgica. O planejamento de ações também contempla eventos.


Senna também é campeão em MarketingPesquisas mantêm a força da marca

Em agosto, o piloto será homenageado durante a festa de premiação da 10ª Edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. Já em outubro, o Salão do Automóvel, que também completa 50 anos, contará com um estande em homenagem a Senna, enquanto, em dezembro, acontecerá a maratona de revezamento Ayrton Senna Racing Day, no Autódromo de Interlagos.

Não se pode negar que a lembrança do piloto no imaginário dos consumidores se solidificou no passar dos anos graças aos feitos realizados e as vitórias conquistadas. Mas o crescimento do licenciamento no país e um trabalho competente de branding fizeram de Ayrton Senna e Senninha marcas fortes, ainda com grande potencial de mercado.

"Estamos sempre monitorando o mercado e posicionando cada marca para os seus públicos diferentes. Para este ano, nossa estratégia envolve ações que consigam mobilizar o mercado em prol dos programas sociais do Instituto para gerar mais recursos e ampliar os negócios que envolvem as marcas", conta Irineu Villanoeva Júnior, (foto) Gerente de Planejamento de Comunicação do Instituto Ayrton Senna.

Manter as marcas vivas nos próximos anos depende de um conhecimento profundo sobre as novas gerações. "É vital descobrir o que a população gostaria de ter do Ayrton Senna. Pesquisar quem são os ídolos do esporte, se o piloto está entre os citados e qual a idade de quem lembra. A estratégia de Marketing exige cada vez mais pesquisa para perceber em que momento a marca está posicionada" avalia Beting.

Senna também é campeão em Marketing

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss