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Repense: Marketing com imparcialidade disciplinar

Agência desenvolve projetos baseados em modelos digitais e sustentáveis

Por | 31/03/2010

pauta@mundodomarketing.com.br

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As mudanças no mercado nos últimos dois anos deram voz ao discurso sustentável e digital, principalmente. Tanto o termo digital quanto a sustentabilidade ganharam a mídia, as conversas de esquina e foram parar dentro de casa. Agora, vemos um crescente movimento de empresas preocupadas em estar, não apenas discursando sobre o tema, mas também praticando sustentabilidade e, cada vez mais, investindo no meio digital.

Na década de 1990, houve um "boom" de agências especializadas. Marketing Direto ou Promocional, Eventos proprietários, Branding... A chegada dos anos 2000 trouxe novamente a integração dos canais. Além disso, a internet botou o pé na porta e entrou sem pedir licença nos briefings dos anunciantes, o que fez com que agências despreparadas ou sem experiência no assunto procurassem outras agências parceiras. Assim, vieram os desgastes e conflitos de interesses.

Em 2006 surge a agência Repense, inspirada em um modelo de integração entre os setores, sem áreas divididas ou paredes divisórias. A Repense foi criada por Otavio Dias baseada em três pilares: imparcialidade disciplinar, novas mídias e consciência em Marketing de causa - ou sustentabilidade.

Repense: Marketing com imparcialidade disciplinarAgência e profissionais multidisciplinares
O posicionamento da Repense com relação ao quadro de funcionários é simples. Estar próximo do dia a dia dos mais de 100 colaboradores - juntando as duas operações da agência - entre São Paulo (foto) e Rio de Janeiro. A ideia de integrar todas as áreas da empresa faz com que a equipe seja "contaminada" por um conceito e isto reflete no resultado final. A busca pelo formato da Repense começou quando Dias foi jurado em Cannes e aproveitou a reunião dos melhores profissionais da publicidade para fazer uma pesquisa sobre modelos diferentes de agências.

Daí surgiu um dos pilares que hoje regem a companhia: imparcialidade disciplinar. Quesito que Dias considera mais do que apenas comunicação integrada. O presidente da agência entende que diversas vezes a solução de uma companha pode estar em mais de uma disciplina da comunicação. "Tudo vai depender do objetivo do cliente. Mais do que ser comunicação 360º, temos que ser imparciais quanto à ferramenta que a marca precisa", explica Otavio Dias, presidente da Repense, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A partir deste posicionamento, a Repense criou uma estrutura composta por profissionais multidisciplinares. Ou seja, a equipe da agência é formada por pessoas com diversas disciplinas de origem. O que era novidade até 2006, hoje se mostra uma tendência. "Fazemos um grande esforço para que o grande conceito da marca seja desvinculado de uma ou outra disciplina. Já que encontrar profissionais com este perfil é difícil, a melhor opção é formá-los com a ajuda dos especializados. Trabalhando juntos, um aprende com o outro", conta Dias.

Repense: Marketing com imparcialidade disciplinarMarketing on-line e de causa
Outro pilar da Repense é destacar a importância das novas mídias para seus clientes. Apesar da valorização do on-line, nem todas as agências estão conseguindo ir a fundo no que se consegue fazer de melhor com esta ferramenta. "Temos que trazer alguma sugestão on-line para o cliente e fazer com que a empresa respire isso e passe a entender que esta ferramenta prolonga o tempo de interação com o consumidor", aponta Otavio Dias (foto) ao site.

Baseada nesta realidade, a Repense evita fazer campanhas que não tenham convergência para o digital. Além disso, a consciência de que é preciso fazer algo pelo planeta e pela sociedade quanto à sustentabilidade também esta em voga desde a criação da agência. O Marketing de causa para muitas empresas chegou para ficar, mas existe uma distância entre o discurso, as marcas, e o trabalho de comunicação das agências.

Assim como aconteceu com a ferramenta digital, projetos focados em sustentabilidade terão maior visibilidade no futuro. Pensando nisso, a Repense desenvolveu uma área para mostrar aos clientes a importância do tema e amarrá-lo à vocação, ao posicionamento da empresa de forma autêntica. A agência contratou há menos de um mês Margareth Goldenberg, ex-diretora de RH do Instituto Ayrton Senna. "Precisávamos de alguém fera em Marketing de causa e ela é referência no setor e conquista o cliente neste assunto. Mas vale lembrar que não somos uma agência de Marketing social", ressalta Dias.

Repense: Marketing com imparcialidade disciplinarProjetos
O lado voltado para a sustentabilidade da agência tem como grande "culpado" o vice-presidente de criação, Valmir Leite. Reconhecido como o "gestor criativo" da Repense, Leite busca trabalhar o tema com um pouco mais de relevância para as pessoas. "Entre o discurso e a prática deste modelo existe um abismo e, já que é preciso ter um diferencial, às vezes ganhamos no trato com o cliente. Nos nossos cases conseguimos reunir tudo isso", afirma.

Entre os últimos projetos da Repense, o Movimento Pelo Reconhecimento das Mulheres, lançado no Dia Internacional da Mulher este ano, fez com que a Bombril ganhasse ainda mais destaque com o público feminino. "As mulheres reconhecem que nenhuma marca está fazendo algo espontâneo para que elas sejam reconhecidas. Isto transmite simpatia", acredita Valmir Leite (foto).

Além de Bombril, HSM Management, Fundação Dom Cabral, Fotótica e Cultura Inglesa fazem parte do portfólio da agência. No último dia 27, sábado, a Repense foi responsável por ações de ativação em redes sociais e pela criação do hotsite www.horadoplaneta.org.br, uma ação digital da Rede WWF que convida internautas do mundo todo a apagarem as luzes durante uma hora. Enquanto isso, a agência vai iluminando seus projetos.

* com reportagem de Bruno Mello.

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