Especial Inovação: Procter & Gamble é destaque | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Especial Inovação: Procter & Gamble é destaque

Multinacional teve 11 produtos certificados com o Selo Produto do Ano 2009 no Brasil

Por | 11/12/2009

sylvia@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A Procter & Gamble foi destaque na segunda edição do Selo Produto do Ano no Brasil. Em 2009, a multinacional teve 11 produtos certificados em categorias que variam de alimentos a material de limpeza. A empresa poderá utilizar o Selo em sua comunicação durante um ano. O resultado é um importante indicativo sobre o retorno dos lançamentos das marcas da companhia e a aceitação do consumidor em relação a estes produtos.

Especial Inovação: P&G é destaqueEntre os itens eleitos como os mais inovadores estão a linha de batatas Pringles, o absorvente Always Proteção Total Duo Protect, a linha de tratamento capilar Pantene Pro-Vitaminas (foto), o Gillette Prestobarba 3 Feminino e o Gel Satin Care, o desodorante Gillette Triple Protection System, a fralda Pampers Noturna e Diurna, o Gillette Prestobarba 3 Ice, o Gillette Mach 3, a coloração Koleston Wella, o Gillette Shave Pré e Pós Barba e o lava-roupas Ariel Líquido Max.

Esta é a primeira vez que a Procter tem produtos escolhidos para receberem a versão brasileira do selo. No entanto, em 2006, a multinacional teve 10 produtos reconhecidos pelos consumidores do Reino Unido, enquanto em 2008 foram 14 itens selecionados. O reconhecimento também é fundamental para o desenvolvimento de novos produtos.

"Com o Selo, aprendemos que o consumidor reconhece a inovação e a qualidade. Isso é um incentivo para continuar trazendo novidades para o mercado e sem dúvida influencia os planos para o desenvolvimento de novos produtos", declara Poliana Sousa, Gerente de Marketing da Procter & Gamble do Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Especial Inovação: P&G é destaqueGillette tem inovação em sua essência
Se a Procter se destacou nesta edição, o mérito é em boa parte da Gillette. A principal marca da empresa garantiu o Selo para cinco produtos e ganha notoriedade como uma das mais inovadoras do mercado. "A Gillette é sinônimo de categoria. Inventou o primeiro aparelho de barbear descartável. Toda história da marca é baseada em pesquisa do consumidor e inovação de mercado", diz Poliana.

Os principais produtos atendem a perfis de consumidores distintos. Enquanto o Mach 3 é um aparelho mais caro, com lâminas que facilitam o barbear possibilitando menos atrito, o Prestobarba tem menor custo por ser descartável. No entanto, as diferenças entre os produtos não impedem que a Procter aposte em inovação. Para a linha Mach 3, a empresa conta com versões como Mach 3 Silver, Turbo, Turbo Victory, Turbo Legend e Power. O último funcionando à pilha, uma vantagem a mais.

Para os consumidores que preferem os aparelhos descartáveis, o Gillette Prestobarba 3 Ice (foto), além das três lâminas auto-ajustáveis, possui um diferencial em relação à concorrência. "O Prestobarba 3 Ice tem uma tecnologia com um pouco de menta, o que dá a sensação de refrescância", explica Poliana. Além disso, o design também é importante para atrair os consumidores. Gillette Prestobarba 3 Ice tem um formato exclusivo e cabeça móvel para simplificar a vida do consumidor.

Especial Inovação: P&G é destaqueGillette com foco nas mulheres
Além de aparelhos de barbear, Gillette também possui uma linha de cuidados pré e pós barba, com espuma, gel e loção para a pele. Outro braço da marca que recebeu o Selo Produto do Ano 2009 foi a linha de desodorantes Gillette Triple Protection System, que promete três vezes mais proteção e está disponível nas versões Clear Gel, Clear Gel Power Beads e Gillette Aerosol.

A marca conta ainda uma linha de produtos com foco nas mulheres. Escolhido pelas consumidoras, o Prestobarba 3 Feminino (foto) possui três lâminas auto-ajustáveis e que se adaptam ao corpo deslizando melhor. O design foi pensado exclusivamente no público feminino e possui em seu cabo um apoio com relevo anatômico colocado um pouco antes da cabeça oferecendo mais conforto na depilação e evitando a quebra de unhas.

Detalhes como este são fundamentais não só para a vaidade feminina, como também para a aproximação da marca com o consumidor. "O reconhecimento dos consumidores mostra que eles valorizam a inovação e a qualidade superior do produto", aponta a Gerente de Marketing da Procter & Gamble durante a entrevista.

Especial Inovação: P&G é destaqueSelo Produto do Ano é também ferramenta de Marketing
Já no setor alimentício, apesar de bastante conhecida dos consumidores no mundo inteiro, a Pringles se destacou com sua nova versão, 10% mais "sequinha" e 25% mais crocante. Outra novidade é a redução de 30% de gordura saturada em sua fórmula. Já o Always Proteção Total Duo Protect, como já diz o nome, promete uma proteção extra, com barreiras inseridas nas pontas do absorvente formando um centro anti-vazamento.

A Pampers também assegura mais proteção, só que para os bebês. As fraldas possuem laterais que se esticam e se ajustam de acordo com o corpo da criança, dando mais segurança e conforto. Para a linha Pantene, a inovação vem com sua fórmula Pro-Vitaminas que garante cabelos mais saudáveis, enquanto a coloração Koleston Wella investe em tecnologia para um efeito mais duradouro da cor. Para Ariel, a originalidade ficou por conta do novo detergente líquido (foto), que se dissolve mais facilmente na água e penetra melhor nos tecidos.

Segundo Poliana, o Selo é extramamente significativo para a Procter, consagrando a empresa como inovadora no Brasil. O prêmio também é uma estratégia de Marketing. "O Selo Produto do Ano é um marco importante no planejamento de Marketing. Aliado a outras ações, com certeza será uma ferramenta para os executivos da empresa" comemora.

Para Gillette, o grande trunfo deste ano é o patrocínio à Seleção de Futebol Brasileira. Com a ação, a marca espera gerar visibilidade e confirmar a parceria incentivando a torcida pelo futebol nacional. Em relação ao Selo Produto do Ano, Poliana explica que o prêmio já está sendo utilizado na estratégia com os clientes para manter a parceria dos produtos com os pontos-de-venda em que estão disponíveis.

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss