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Especial Inovação: Cepacol inova aos 40 e Ingleza faz pesquisa para a linha UAU

Marcas da Sanofi-Aventis e linha da Ingleza recebem selo de inovação Produto do Ano

Por | 10/12/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

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Paredes e chão engordurados e a imagem de um pano limpando de forma quase mágica com uma simples passagem sobre uma superfície com o produto anunciante. É quase um clichê este tipo de comunicação para produtos de limpeza. A inovação parece estar longe destas "fórmulas" de divulgação, mas não no quesito produtos. Prova disso é que a Ingleza recebeu o Selo Produto do Ano ao lançar uma linha de cinco produtos inovadores de multiuso.

Seguindo a mesma linha inovadora, a marca Cepacol mostra que após 40 anos no mercado ainda dá tempo para criar produtos inovadores e ser reconhecido pelo consumidor. Foi o que fez a Sanofi- Aventis ao lançar cinco novos sabores de Cepacol e um produto para higiene feminina íntima que renderam o mesmo selo dado à Ingleza.

A Dermacyd, marca que também pertence à Sanofi-Aventis, foi outra agraciada pelo selo Produto do Ano, dado pelo consumidor este ano. A marca desenvolveu o Dermacyd Teen, um produto de higiene íntima com embalagem personalizada em duas opções de fragrâncias.

Inspiração que vem de fora
O processo de inovação da Ingleza não se resume ao produto. De acordo com o vice-presidente da empresa, Marco Antônio Novaes, a elaboração destas linhas de produtos foi baseada em pesquisas de mercado até no segmento de moda. "Partimos de ideias dadas por qualquer departamento da empresa e do consumidor. São ideias que, juntas, criam um produto inovador", diz Novaes em entrevista ao Mundo do Marketing.

O que originou a criação da linha UAU da Ingleza foi a necessidade dos consumidores de ter um produto específico para o tratamento de pisos, roupas divididos pelas categorias de limpeza multiuso, especializada e pesada. Com a certificação do selo, Novaes acredita que a Ingleza se consolida como uma empresa inovadora. "Sempre focamos em lançar produtos inovadores. Este selo valoriza e mostra o que estamos fazendo", afirma.

Com o reconhecimento do consumidor quanto à inovação presente nestes produtos da linha UAU, a Ingleza espera por um crescimento nas vendas. Isto porque o selo foi dado pelos consumidores e, por isso, é esperado que eles valorizem mais os produtos. "Não estimamos quanto poderá crescer as vendas. O certo é que valorizam porque foram eles quem elegeram", acredita Novaes.

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A Sanofi-Aventis também está de olho na inovação e é mais uma companhia que recebeu o Selo Produto do Ano 2009. Com novos sabores para Cepacol, o lançamento do produto em versão Ice e a ausência de corante na fórmula renderam a certificação. O produto eleito foi o Cepacol Teen (foto) por ser o primeiro anti-séptico bucal criado especificamente para meninas pré-adolescentes com embalagem estilizada e fórmula sem álcool, sem corante e com flúor.

Os outros lançamentos foram o Cepacol Cool Ice, o Canela Power, o Extreme e o Tangerina Ice. "Esta linha de sabores foi criada de acordo com o gosto dos brasileiros e este selo é um aval do consumidor e diferente das outras premiações porque hoje o consumidor está cada vez mais exigente. Para a Cepacol, receber este selo é uma maneira de ajudar a fortalecer ainda mais a marca no mercado brasileiro", afirma o gerente de produtos da Sanofi-Aventis, Elio Dilburt (foto), ao site.

O desenvolvimento da estratégia de Marketing de Cepacol Teen teve uma prévia interna para direcionar os caminhos a seguir e pesquisa para identificar as oportunidades. "Nosso foco está no PDV Farma, seguindo para o alimentar e depois a mídia. Só iniciamos a comunicação do produto três meses após a chegada dele no ponto-de-venda. Hoje o Cepacol Teen é o produto que mais vende no portfólio da marca e é uma inovação por si só", explica Dilburt.

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Planos para 2010
Assim como Novaes, da Ingleza, Dilburt aposta no aumento no volume de vendas do produto após a certificação. Além disso, o executivo já planeja os próximos passos para 2010. "Traremos mais novidades em 2010 porque neste segmento as mudanças devem ser constantes porque a concorrência é muito acirrada", adianta o responsável pela marca Cepacol.

Apesar de ser um produto aceito e reconhecido pelo consumidor, a Ingleza não pretende aumentar o preço de linha UAU. "O preço não muda", diz Novaes. "Não é porque o consumidor deu aval que vamos aumentar o preço", emenda Dilburt. Outro ponto em comum entre as duas empresas é a inserção do Selo Produto no Ano nas embalagens já em 2009. "Já estamos mudando a comunicação e colocando o selo nos rótulos", salienta o vice-presidente da Ingleza.

Para 2010, ano em que a Ingleza comemora 50 anos de mercado, a empresa pretende repetir o sucesso em inovação de 2009 por meio de uma linha já lançada, mas que não pôde entrar na lista deste ano do selo Produtos do Ano. "Gastamos quatro anos para desenvolvê-la, e ela será incluída na lista da PDA para o ano que vem. Será algo diferente para o consumidor e genuinamente inovador", conclui Novaes.

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