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Especial Inovação: Femsa e Glamm se destacam no mercado de bebidas

Empresas recebem Selo Produto do Ano com inovações como barril de Heineken e vinho sofisticado

Por | 08/12/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

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Especial Inovação: FEMSA e Glamm se destacam no mercado de bebidasA inovação em produtos e serviços está sendo eleita pelos consumidores brasileiros por meio do Selo Produto do Ano. Em sua segunda edição no país, o prêmio, que já é referência na França há mais de 25 anos, começa a ganhar importância para empresas que buscam inovar e, com isso, se diferenciar do mercado.

Foram 36 produtos premiados com o Selo a partir de pesquisas nas principais capitais do Brasil que envolveram três mil consumidores. Nesta segunda reportagem do Especial Inovação, o destaque é para a Femsa e a Glamm, que receberam o Selo por lançarem produtos inovadores no segmento de bebidas.

A Femsa recebeu o selo de inovação por conta do lançamento de Draught Keg Heineken, um barril de cerveja de cinco litros com sistema inteligente de pressão interna e pela nova embalagem anatômica criada para a cerveja Summer Draft. Já a Glamm inovou com o Glamm Sparkling Wine, um vinho lançado em março deste ano voltado para consumidores mais exigentes, produzido à base de vinho branco de alta qualidade.

Especial Inovação: FEMSA e Glamm se destacam no mercado de bebidasInovação premiada
Nas duas edições do Selo Produto do Ano no Brasil a Femsa esteve entre as empresas inovadoras que ganharam o reconhecimento do consumidor brasileiro. Mas, segundo Riccardo Morici (foto), Diretor de Marketing da Femsa, este reconhecimento ainda não é o ideal. "Esse prêmio é novo no Brasil, mas lá fora já tem mais tradição. Aos poucos o consumidor está comparando os premiados com os outros produtos e uma coisa ajuda a outra. Estas novidades farão o prêmio ser mais conhecido no futuro", diz Morici em entrevista ao Mundo do Marketing.

O Diretor de Marketing da Femsa não arrisca dizer quanto o selo pode agregar de valor à marca, mas ressalta o fortalecimento a longo prazo. "É complicado calcular o impacto deste selo. Reflete em vendas e funciona como uma mídia tradicional, só que é mais importante para o fortalecimento da marca", afirma Morici. A estratégia de Marketing usada para levar estes produtos inovadores para o alcance do consumidor foi baseada em pesquisas.

Especial Inovação: Femsa e Glamm se destacam no mercado de bebidasDe acordo com Morici, a Femsa trabalha forte com informações e, por isso, a empresa investe milhões de reais em pesquisas todos os anos. "Existem clusters muito bem definidos e para cada um procuramos ter uma marca presente. Para cada perfil buscamos oferecer um produto", explica o executivo alertando para as diferenças entre consumidores de Heineken e de Summer. "Quase não existe um mesmo consumidor para essas duas marcas", conta.

Especial Inovação: Femsa e Glamm se destacam no mercado de bebidasInovação que garante qualidade
Estreando no mercado em março deste ano, o Glamm Sparkling Wine (foto) recebeu o Selo Produto do Ano por ser um drink sofisticado e prático para suprir a carência do mercado para este tipo de bebida. Quem diz é Ricardo Conrad, CEO da Glamm, que garante ainda que parte das consumidoras femininas buscavam um produto como esse. O vinho enlatado da Glamm começou a ser desenvolvido entre 2004 e 2005. "Começamos a olhar outros mercados e percebemos a carência de uma bebida para festas e eventos, que fosse sofisticada", explica Conrad (foto).

O principal diferencial do vinho é o apelo visual. O design da lata contribui para a praticidade ao abrir e evita a penetração de luz no produto, já que o vinho reage à luz alterando suas propriedades originais. "Com a lata isso não acontece porque ela bloqueia 100% da luz e do oxigênio. Além disso, o produto facilita o manuseio e a segurança em festas por não ser de vidro e descarta o uso de copos", avalia o CEO da Glamm.

A melhor maneira para atingir o seu público-alvo foi criar parcerias com marcas famosas como Armani, Dolce&Gabana e Calvin Klein em eventos na Oscar Freire, Maria Bonita Extra, entre outros. "Nossa estratégia de Marketing tem como foco eventos especiais e revistas de luxo. O produto é diferenciado e não é exatamente barato", salienta o executivo da Glamm.
 
Especial Inovação: FEMSA e Glamm se destacam no mercado de bebidasSelo para aumentar o preço
O Selo Produto do Ano dado à Glamm é consequência de um projeto que teve um cuidado especial. "É mais que uma aceitação. É a confirmação de que o nosso produto foi aceito pela maior inovação", diz Conrad. Segundo ele, o valor do produto deverá crescer em termos gerais após a aplicação do Selo Produto do Ano. "Além disso, outra novidade é que este mês lançaremos a nossa loja virtual para todo o Brasil pelo site www.glamm.com.br/loja", adianta.

Especial Inovação: FEMSA e Glamm se destacam no mercado de bebidasA Femsa também acredita que o valor dos produtos é maior quando são reconhecidos. Mas, para Riccardo Morici, o selo serve apenas para proteger o preço atual. "Mais de uma vez vimos o Keg (foto) virar a atração de uma festa. É um produto diferente que permite um valor mais elevado. Relançamos a embalagem da Summer Draft (foto) e pudemos aumentar o preço", lembra o diretor de Marketing da companhia em entrevista ao site.

Os elementos inovadores dos produtos da Femsa vão desde uma válvula de pressão no barril até a embalagem anatômica da Summer Draft. "O barril da Heineken faz a cerveja parecer um chopp. Já a Summer ganhou uma embalagem diferenciada, com uma "pega" que facilita o manuseio do produto", completa Morici.

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