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Todo marqueteiro é mentiroso!

Para Seth Godin, a compra é baseada em histórias irreais e o profissional de marketing deve vender desejos. Na verdade, todo marqueteiro é mentiroso porque todos os consumidores também o são. Eles não são r

Por | 27/04/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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Todo marqueteiro é mentiroso!

Por Bruno Mello
pauta@mundodomarketing.com.br

O americano Seth Godin apresenta o seu livro como sendo uma nova maneira de tratar de negócios, mas engana-se quem se deixa seduzir pela exclamação do título. Na verdade, todo marqueteiro é mentiroso porque todos os consumidores também o são. Para o autor, as pessoas contam mentiras para si próprias na hora de comprar. Os consumidores não são racionais na hora da compra. Eles se baseiam em histórias contadas pelos profissionais de marketing, segundo Godin.

Contar histórias é a única forma de disseminar idéias, fazer vender, e, por isso, os marqueteiros constituem uma categoria especial de mentirosos. São eles que fazem uma pessoa escolher por um Porsche Cayenne, que custa US$ 80 mil, a um Wolksvagen Touareg, de US$ 36 mil, que são virtualmente iguais, produzidos na mesma fábrica. Godin diz que os fatos são irrelevantes para quem compra: não importa se algo é melhor, mais rápido ou eficiente, vale apenas aquilo em que o consumidor acredita - as tais histórias.

Num cenário em que foi por terra a época em que a propaganda dava conta da venda, a indústria comercializava produtos medíocres a preço premium e tudo era feito para a massa, o autor orienta para que os marqueteiros falem a verdade, anunciem o que o consumidor deseja, ao invés do que necessita, e que se direcionem a públicos restritos. Para ele, o posicionamento da empresa é apenas o começo para se explorar uma visão de mundo e elaborar estratégias a partir de histórias como um salgadinho feito à base produtos orgânicos.

A partir daí, a missão dos profissionais de marketing é a de disseminar as idéias de que os tais salgadinhos, com atributos diferentes, se encaixam na visão de mundo de mães que compram lanche para o filho levar na merenda escolar. Porém, o livro traduzido por Ricardo Bastos Vieira e publicado pela editora Campus/Elsevier em 2005 chama a atenção para que os marqueteiros que obtêm sucesso são aqueles capazes de contar, de maneira honesta, uma historia na qual queremos acreditar e compartilhar.

Quem é o autor
Seth Godin escreve artigos para o The Wall Street Journal e para as revistas Forbes, Fortune, Fast Company e Business Week. Godin também é autor de "Brinde Grátis! Aproveite!", "A Vaca Roxa" e de "Marketing de Permissão", todos publicados pela Campus/Elsevier.
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