Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Especial Marketing no Dia das Crianças

Saiba o que marcas como Casas Bahia, Renner, Extra, Kopenhagen, Tam, PontoFrio.com e Submarino prepararam para a data

Por | 08/10/2009

sylvia@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O mercado espera bons resultados para o Dia das Crianças. A quinta data mais importante do varejo movimenta, além das lojas de brinquedos, os segmentos de vestuário e calçados infantis, artigos esportivos, eletrônicos, celulares, alimentação e lazer. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas do setor devem registrar um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

No entanto, a previsão é de que as crianças ganhem presentes mais baratos. É o que indica um levantamento feito pelo Dotz com cerca de 6.500 consumidores. Já o e-commerce mostra-se otimista em relação à data. Segundo o e-bit, o tíquete médio deve chegar a R$ 340, com um crescimento de 7% em comparação a 2008. No varejo tradicional, apenas 20% dos entrevistados pelo Dotz afirmaram que gastarão mais de R$ 150. A maioria (34%) disse que comprará presentes de até R$ 50.

Ainda segundo o e-bit, que espera um crescimento de 25% no faturamento, alcançando os R$ 450 milhões, os presentes preferidos pela garotada serão os eletrônicos. Estarão em alta computadores, notebooks, videogames e aparelhos de MP3 e MP4. Mas a categoria brinquedos não pode ser deixada de lado. Produtos tradicionais como bonecas e carrinhos ainda ocupam um lugar de destaque no ranking dos mais desejados.

O que as marcas prepararam para o Dia das CriançasShoppings fazem ações para pais e filhos
Este ano, os shoppings prepararam ações para agradar pais e filhos. É o caso do Cidade Jardim, em São Paulo. Em parceria com a Estrela, o empreendimento promove atividades em comemoração ao Dia das Crianças. A iniciativa conta com três espaços para a criançada se divertir. Para ter acesso, é necessário gastar R$ 100 nas lojas e trocar os cupons por uma pulseira. Os pais saudosistas - e seus filhos - ainda poderão ver uma exposição de brinquedos antigos da Estrela, como uma réplica de uma Limusine de 1942 ou a primeira boneca feita pela marca, em 1937.

O Pátio Higienópolis criou, junto com a Sunny Brinquedos, o espaço Playmobil. Na área, as crianças poderão pintar um Playmobil de gesso e levar sua arte para casa. Um concurso cultural ainda premiará três participantes com kits Playmobil. Basta completar a frase "Viver uma aventura é..." de forma criativa. No Shopping Eldorado, o Parque da Mônica faz ações para a criançada durante todo o mês de outubro.

Em parceria com a Sony, o Parque disponibilizará filmadoras portáteis para que o público infantil participe do "Concurso Vídeo Divertido". Basta que a criança cadastre um vídeo no site www.parquedamonica.com.br e torça para que seja o mais votado. Os vencedores ganharão prêmios da Sony e diárias no Hotel Bourbon, em Atibaia, São Paulo.

No Dia das Crianças, a garotada vai pra Disney
Mas se dependesse de muitas marcas, as crianças teriam destino certo: os parques temáticos da Disney. Empresas como Centauro, PontoFrio.com, Klin, Montana Grill Express, Extra e Renner promovem concursos culturais que levarão os pequenos consumidores para Orlando. A Centauro faz uma promoção em parceria com a Caloi. Basta responder a pergunta "O que você faria de mais radical para ganhar uma viagem aos parques mágicos de Orlando?" no site www.centauro.com.br.

O autor da frase mais criativa ganha o pacote de viagem com direito a um acompanhante. Os participantes que ocuparem a 2ª, a 3ª e a 4ª posições recebem uma bicicleta Caloi da linha infantil Standard. A marca ainda presenteia os clientes nas compras acima de R$ 50 em produtos Junior da categoria futebol com miniaturas de jogadores do futebol mundial (foto). Já no PontoFrio.com, os internautas devem completar a frase "Quando eu era criança, você sabia que...". O hotsite www.diadascriancaspontofrio.com.br ainda traz indicações de presentes divididas por faixa etária e preço.

O que as marcas prepararam para o Dia das CriançasA Klin também quer levar os pequenos consumidores para a Disney. A marca de calçados infantis dará uma viagem com direito a dois acompanhantes. O concurso "Dia das Crianças. Diversão Pede Viagem. Viagem pede Klin" foi desenvolvido pelo Grupo Raí e pede que os participantes completem a frase "Dia das Crianças pede Diversão. Viagem pede...". Depois é só enviar a sugestão pelo site www.klin.com.br. Já o Montana Grill Express quer que as crianças dêem um nome para os personagens Kid Montana. É só preencher o cupom recebido nas lojas com a sugestão. Os autores do melhor nome masculino e do melhor nome feminino ganham a viagem com direito a um acompanhante.

No Extra, a promoção é em parceria com a Mattel. Nas compras acima de R$ 60 os consumidores recebem um número da sorte para participar do sorteio "Mundo dos Sonhos, Mundo dos Brinquedos". Pagando com o cartão da rede, o cliente ganha um número a mais. Serão cinco sorteados que receberão um caminhão de brinquedos Mattel e uma viagem com direito a três acompanhantes. A rede de supermercados também doará cinco caminhões de brinquedos para instituições ligadas à Fundação Abrinq. Nas compras acima de R$ 50 em produtos Disney, os clientes ainda ganham quatro ingressos para assistir um dos lançamentos no cinema: Up - Altas Aventuras; Os Fantasmas de Scrooge; A Princesa e o Sapo e High School Musical - Brasil.

A Renner dará cinco chances para que os clientes mirins possam visitar a Disney. Até o dia 12, a cada R$ 50 em compras de produtos infantis, o cliente ganha um código para se cadastrar no site e concorrer a cinco viagens com um acompanhante. As compras realizadas no Cartão Renner em oito parcelas dão direito ao dobro de envelopes. Além disso, com R$ 3, o consumidor poderá levar para casa um DVD de Bolt, High School Musical 3, Ratatouille ou Hanna Montana.

Conheça outras ações de Marketing para a data
:: A Casas Bahia lançou um hotsite desenvolvido para o público infantil: A Fantástica Casa do Bahianinho. No site, o concurso cultural "Meu filho, Meu talento!" convida as crianças a mostrarem o seu talento e soltar a criatividade em vídeos divertidos. Basta produzir um filme de no máximo dois minutos com um registro da criança e cadastrá-lo no endereço www.casasbahia.com.br/dia-das-criancas. Os próprios internautas escolherão os melhores por meio de uma votação e os três mais votados ganharão videogames.

:: O Zura! pede que o internauta complete a frase "Ser criança é...". O autor da resposta mais criativa ganhará um Playstation 3 e um Rock Band. Para a ação, foi desenvolvido o hotsite www.zura.com.br/diadascriancas2009. O endereço ainda lista os produtos mais desejados pelo público infantil e relaciona presentes por personagens. Quem indicar mais O que as marcas prepararam para o Dia das Criançasamigos pode levar ainda um iPod Touch II 8GB.

:: O Decolar.com criou pacotes especiais para o Dia das Crianças, incluindo transporte aéreo, hospedagem e outros serviços. Para adquirir, basta acessar o link www.decolar.com/paginas/seccionesEspeciales/dia_das_criancas_BR_1333.html. Entre as sugestões do Decolar.com estão pacotes para as Cordilheiras dos Andes a partir de US$ 714 e para Orlando por US$ 1.990. Quem preferir conhecer as cidades brasileiras pode optar pelos roteiros especiais para Angra dos Reis, Atibaia, Paraty, Ubatuba, Mogi das Cruzes e Guarujá.

:: Além disso, a marca levará duas crianças para o Beto Carrero World em parceria com a Bom Grillê. Para participar do desafio cultural "Viagem Mágica" basta fazer um pedido em qualquer uma das lojas da rede de restaurantes e enviar uma frase com "Bom Grillê" e "Decolar.com" para o hotsite da promoção. Outras informações em www.bongrille.com.br.

:: O Applebee´s faz um desafio para as crianças em parceria com a Faber-Castell. Até o dia 12, meninos e meninas de três a 10 anos poderão fazer desenhos inspirados nos personagens que representam a rede: Big Apple e Little Bee. Para a ação, foram criadas quatro categorias: 3 e 4 anos, 5 e 6 anos, 7 e 8 anos e 9 e 10 anos. Os melhores desenhos de cada faixa etária e de cada restaurante serão premiados com kits da Faber-Castell (foto). O resultado sai no dia 20, no site www.applebees.com.br.

:: A Happy Town do ParkShopping Barigui, de Curitiba, faz uma promoção em parceria com o portal www.hagah.com.br que dará um bichinho de pelúcua no valor de R$ 100 para o autor da melhor resposta à pergunta "Que amiguinho Happy Town você gostaria de fazer no Dia das Crianças?". Quem descobrir qual é a criança famosa que aparece no blog "Meu Hagah" também concorre a mais um bichinho no valor de R$ 100.

:: A Kopenhagen ampliou a linha infantil Koperaltas, que ganha dois novos produtos (foto). Para as meninas, chocolates em forma de sapatos e bolsas, já para os meninos figuras de chocolate em formato de dinossauros. A linha tem ainda outras 13 opções de produtos, que inclui produtos da marca em versões menores e em embalagens personalizadas, como Língua de Gato e Chumbinho.

O que as marcas prepararam para o Dia das Crianças

:: Quem abastecer em um dos postos da Rede Forza com mais de 20 litros de combustível líquido ou 10 metros cúbicos de gás natural pode levar um DVD do Bob Esponja por R$ 5,90. São quatro DVDs diferentes para colecionar.

:: A PBKids e a Homeplay presenteiam duas crianças com um voo panorâmico pela cidade de São Paulo. Para concorrer ao prêmio é preciso acessar o site www.pbkids.com.br, imprimir o desenho do helicóptero e colorir a imagem. Os autores das duas melhores pinturas serão presenteados com o voo de helicóptero.

:: O Submarino faz o seu especial para o Dia das Crianças. O site oferece sugestões de presentes para crianças de todas as idades com descontos especiais para a data. Para facilitar a navegação, os itens estão divididos por categorias desde brinquedos como bonecos, eletrônicos e bicicletas a games como Playstation, Nintendo Wii e Xbox. O layout da página ainda permite que os pequenos internautas escolham o seu avatar durante a navegação. Outra novidade é que a criança pode escolher três opções de presentes e mandar um e-mail para uma pessoa receber as sugestões.

:: No último dia 3, a Tam realizou uma sessão fechada do CineTam, no Shopping Morumbi, para a exibição do filme "Ta chovendo hambúrguer". A sessão foi exclusiva para convidados do Tam Kids, programa de relacionamento da companhia. Amanhã, dia 9, a empresa ainda distribuirá uma sacola com balas da Arcor para os clientes de voos entre Congonhas (SP), Confins (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

:: O Omo prepara uma surpresa para pais e filhos no Dia das Crianças. O pai que acessar o site da marca no dia 12 receberá um convite especial para levar o seu filho para brincar nos parques de suas cidades. Omo também fará anúncios com o mesmo convite em outros sites voltados a este público e no programa Mais Você, da Rede Globo. A ação ainda incentivará os pais a levarem câmeras fotográficas para registrarem o passeio e participarem do concurso de foto que terá início no dia 13. As fotos poderão ser postadas no site da marca para serem votadas pelos internautas. O ganhador recebe uma gangorra especial. O regulamento completo estará disponível a partir do dia 13 no link http://www.omo.com.br/sobre-o-concurso/regulamento.

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss