Relevância da marca, dos produtos e serviços fazem a diferença | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Relevância da marca, dos produtos e serviços fazem a diferença

II Seminário Marketing 360º comprova a importância do planejamento, da diferenciação dos produtos, das marcas e das métricas em marketing

Por | 16/05/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Relevância da marca, dos produtos e serviços fazem a diferença

Por Thiago Terra
redacao@mundodomarketing.com.br

 O II seminário Marketing 360º contou com a presença de mais de 100 profissionais da área e de vários estados do país. Nomes importantes do marketing no Brasil como Christopher Montenegro, Sócio-diretor da POP Marketing, Marcelo Giannubilo, Superintendente de Marketing e Desenvolvimento da Unimed-Rio, e Karina Milaré, Diretora de planejamento da TNS InterScience, iniciaram a primeira parte do seminário realizado nesta terça-feira no Rio de Janeiro. Christiano Ranoya, Diretor de Novos Negócios da MarketData, e Jaime Troiano, Diretor da Troiano Consultoria de Marca, fecham o dia que teve como discurso predominante a relevância da marca para os consumidores. 

Christopher Montenegro (foto) alertou para a modernização dos pontos de vendas e a crescente segmentação como meios a serem explorados. Experiência x Conveniência. Integração das mídias, comportamento do consumidor e aumento da informação ao cliente no PDV foram alguns dos temas que o palestrante mais chamou atenção para quem deseja conquistar o consumidor do PDV.

Sobre a dificuldade da Souza Cruz para divulgar seu produto, o diretor da POP acrescenta que o merchandising faz parte do programa de comunicação e não apenas de forma isolada como material de promoção. Com a Absolut, que ficou dois anos sem investimento em comunicação, a renovação da estratégia se deu em forma de uma embalagem inovadora, sabores novos e materiais de PDV diferenciados. No varejo, a Mídia Digital que imita vitrines de lojas e está presente nas gôndolas dos supermercados, faz o consumidor ficar impressionado e incentiva a compra.

Case Unimed-Rio
 Já o badalado caso de sucesso da Unimed-Rio teve todo o seu planejamento esmiuçado desde 2003 pelo Superintendente de Marketing da cooperativa de médicos. De início, todas as ferramentas foram avaliadas e consequentemente modificadas. A partir de então, a Unimed-Rio buscou o reposicionamento de sua marca com atributos que a diferenciassem da concorrência, ações de entretenimento até chegar na idéia de prevenção de saúde, em 2007.

Com isso, a marca hoje é líder de mercado. Segundo Marcelo Giannubilo (foto), as ações de Marketing de Relacionamento e Esportivo foram outros pontos fortes da campanha sem falar no Marketing Cultural e de Incentivo.

Novos consumidores
Com 11 mil produtos lançados no Brasil por ano, conhecer quem vai determinar o ciclo de vida deles é essencial. Por isso, Karina Milaré, da TNS InterScience, destacou a necessidade de uma visão de futuro. Segundo estudos do Instituto, produtos tem como características a valorização de autenticidade e originalidade, informação, envolvimento e praticidade serão mais procurados pelo consumidor que está cada vez mais individualista e de olho na responsabilidade sócio-ambiental das empresas.

Esses novos consumidores adotaram estas tendências como padrão de comportamento e, mais ainda, propagam esse comportamento entre seus conhecidos. Os Future Shapers são antenados e curiosos por natureza. Pessoas que buscam novidades e inovações todos os dias em sites, revistas e jornais. Eles possuem o poder de espalhar a palavra e de influenciar outras pessoas. A combinação de clientes com muitas opções e indústrias buscando a fidelidade dos consumidores é outro desafio a ser superado com inovações, avaliações de conceitos, gerenciamento de portifólio, além do lançamento de novos produtos.

Decisões estratégicas que estimulam a fidelidade
 No quesito escolha por produtos e serviços, Christiano Ranoya, da MarketData, enfatiza que as pessoas escolhem por envolvimento, preferência, fidelidade às marcas.  Para ele, somente as companhias que desenvolvam produtos que tenham relevância para o consumidor estará no seu dia-a-dia, como Coca-Cola.

Além disso, as empresas devem estimular a fidelidade do cliente, como fez o Banco Real com o seu diferenciado Van Gogh, em que clientes se reúnem com os diretores para decidir sobre os caminhos que podem levá-los ao alcance de seus objetivos. "Dentre muitos aspectos que levam à fidelização do cliente, destacamos os seguintes: promoções, agregar valor, entender o que o cliente quer, facilidade no processo de compra, relacionamento complementado por recompensas e equilíbrio entre atributos emocionais e materiais", afirma Ranoya (foto). "Quando aumentamos a relevância de nossos atributos de marketing, o cliente nos dá algo em troca: sua lealdade", completa o executivo.

Construindo Marcas e Criando Valor
Para além dos consumidores fiéis, Jaime Troiano mostrou o que pode ser feito para ter clientes apaixonados e verdadeiros "advogados" da marca. Para isso, o primeiro passo é conhecê-los. "O consumidor diz o que pensa e faz o que sente", ressalta um dos maiores especialistas de marca do Brasil.

Para isso, é importante sempre energizar a marca, que também gera o boca-a-boca. Empresas que associam sua marca à personagens ou oferecem serviços diferenciados estão no caminho certo. O exemplo da C&A que realizou campanhas com a modelo Gilese Bünchen e se manteve neste patamar após a saída dela contratação do cantor Rick Martin mostra também que é preciso surpreender o consumidor sempre.

"Marca é dinheiro", diz Troiano. Muitas vezes a empresa não tem uma grande estrutura, porém a sua marca é bastante valiosa no mercado. Por isso, os profissionais de marketing devem entender mais de linguagem financeira para mostrar aos acionistas o real valor do brading para as empresas.

O evento teve patrocínio da MarketData e co-patrocínio da PromoOffice, com apoio da ABMN, ADVB, ABAP, Ampro, Casa da Criação, Jornal Propaganda e Marketing e Revista Marketing.

Fotos: Fábio Teixeira

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss