Especial Dia dos Pais 2009 | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Especial Dia dos Pais 2009

Saiba o que o varejo e as marcas estão fazendo para conquistar o bolso dos filhos na quarta data mais importante do ano

Por | 03/08/2009

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Os filhos vão abrir as carteiras para comprar os presentes neste Dia dos Pais. Segundo pesquisa da Ipsos para a Associação Comercial de São Paulo, o valor médio dos presentes deste ano deve ficar ao redor de R$ 70,00, contra R$ 60,00 de 2008. O Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o varejo no ano. Não por acaso, todos os shoppings e marcas ligadas ao universo masculino desenvolveram ações para incentivar ainda mais as vendas.

Roupas e calçados serão os presentes favoritos deste ano, de acordo com a pesquisa. CDs, perfumes, jóias, relógios, telefones celulares, DVDs e livros vêm na sequência. Por isso, a Duloren espera aumentar as vendas de peças masculinas em 30%. Na Zorba não é diferente. A marca lançou campanha multimídia para promover suas cuecas. A ação desenvolvida pela agência Centoeseis inclui TV (comercial e merchandising), rádio (spot e merchandising) e Internet.

Especial Dia dos Pais 2009Pouco mais resistentes às compras que as mulheres, esta é uma boa hora para vender aos homens, mesmo que não sejam eles que comprem diretamente. "Enquanto as mulheres são maioria nas lojas e mais sensíveis à compra por impulso, ou à chamada compra emotiva, aquela que é embasada em uma experiência de emoção com o produto, os homens tendem à praticidade. Eles costumam comprar exatamente o que precisam, o que diminui as chances de serem estimulados à compra por impulso. Isso foi comprovado por uma pesquisa de consumo realizada pela Universidade Wharton", aponta Christiany Zanotto Sena, diretora comercial da AZ4 Group. A seguir, você conhece as ações que as marcas, varejistas e shoppings desenvolveram para o Dia dos Pais.

:: O crescimento das vendas para o público masculino, que neste período chega a 50%, dá uma expectativa de vendas 25% maiores este ano na Flores Online. Por isso, a empresa desenvolveu 34 opções de kits prontos e inúmeras possibilidades de variação, com livros, bebidas, produtos para higiene/cosméticos e guloseimas. Os preços vão de R$ 48,00 a R$ 262,00.

:: O Whisky Super Premium Chivas Regal comemora o Dia dos Pais com kits sofisticados e personalizados.  A Pernod Ricard desenvolveu kits exclusivos e sofisticados do whisky escocês para presentear os diferentes perfis de pais. As edições limitadas de Chivas Regal 18 anos e Chivas 12 anos chegam ao mercado nacional acompanhados de presentes especiais e diferenciados, com preços sugeridos entre R$ 124 e R$ 320,00.

:: A Intel preparou uma lista de presentes com sugestões de computadores para presentear os papais tecnológicos com descontos de até R$ 500.

:: A Democrata levará um pai sortudo e seu filho para assistir Brasil x Argentina em Buenos Aires. A promoção Corra para o abraço dá direito ainda a passeios e entradas para um show de tango. Para concorrer, basta comprar um calçado da marca e se cadastrar no site www.democrata.com.br/corraparaoabraco.

:: A Imaginarium desenvolveu um kit especial em parceria com vinícola Miolo: com um porta-retrato, duas taças de cristal e uma garrafa de vinho Quinta do Seival, o kit tem como tema "pra sempre pai, pra sempre filho".

:: A Kopenhagen preparou embalagens especiais para seus últimos lançamentos.  Os tabletes Ganache nas versões belga ao leite, belga amargo e branco foram acomodados em uma embalagem especial para presentear no Dia dos Pais.

Especial Dia dos Pais 2009:: A Accor Hospitality está com uma promoção especial de hospedagem para o Dia dos Pais. Na rede ibis, a segunda diária sai por R$1,00 para o cliente que se hospedar de sexta a domingo e fizer sua reserva pela internet. Os hotéis Novotel terão tarifa especial de R$ 149 a diária, com direito ao café da manhã como cortesia. No Mercure, o desconto é de 50% na segunda diária.

:: A Casas Bahia criou uma campanha interativa exclusiva na internet para o Dia dos Pais. Um hotsite especial foi criado para prestar homenagem aos pais e ainda promover diversão aos filhos. A ação conta com divulgação on-line nos portais MSN, Globo.com e Yahoo! e links patrocinados no Google.

:: O PontoFrio.com também criou um hotsite comemorativo. "Meu Pai Camisa 10" tem dicas de presentes e um concurso cultural: "Pai que é 10 merece ver a bola rolar na África do Sul em 2010". Para concorrer, o participante deve elaborar um vídeo de até um minuto a respeito do tema do concurso.

:: O Walmart preparou ofertas nos setores de ferramentas, eletrônicos, vestuário, livros e itens de cozinha com condições especiais de pagamento. No walmart.com.br os destaques são os DVDs. Na categoria de ferramentas, a expectativa da rede é de um crescimento de 20% nas vendas.

:: A campanha da Renner para o Dia dos Pais conta com um catálogo especial, material de ponto-de-venda, spot para rádio interna e ação interativa na web. As sugestões de presentes vão desde camisetas e pólos a partir de R$ 19,90 a uma gama de opções em acessórios e artigos esportivos.

:: A Riachuelo reforça o posicionamento que destaca moda a preços acessíveis também nesta data. A loja tem promoções exclusivas e a campanha é composta por banner no site www.riachuelo.com.br, envio de e-mail marketing aos clientes cadastrados, materiais de PDV e um filme publicitário que será veiculado nas principais emissoras da TV aberta e também na TV Riachuelo - canal com conteúdo exclusivo transmitido em todas as lojas da rede.

:: A Colombo também investe na internet para o Dia dos Pais. A ação interativa ajuda internautas a encontrar o presente ideal para os pais. A Loja virtual da Colombo já responde por 10% das vendas de toda a rede.

Especial Dia dos Pais 2009:: No Shoptime o destaque é uma página especial que apresenta sugestões de presentes para a data. Nela, os clientes encontram produtos de todas as categorias, além de presentes exclusivos das marcas próprias do canal (Fun Kitchen, Casa & Conforto, La Cuisine e Life Zone), com diversas faixas de preços: até R$100, de R$100 a R$200, de R$200 a R$400 e acima de R$400.

:: O comparador de preços on-line Zura! vai premiar um usuário com um iPhone. O concurso cultural para o Dia dos Pais vai selecionar a melhor resposta para a pergunta "Quais superpoderes fazem do seu pai um super-herói?". O participante que indicar o maior número de amigos para a ação também ganhará prêmio: uma câmera digital Cybershot de 12.1 megapixels.

:: O Dia dos Pais na Roxos e Doentes dará vantagens para os filhos. Na rede de lojas o torcedor ganhará um desconto de 10% do valor da compra em dinheiro na próxima compra. A campanha conta com adesivo na fachada das lojas, e-mail marketing para a base de cadastros e anúncio no rádio.

Shoppings não poupam dinheiro
:: O Fashion Mall firmou parceria com a Enoteca Fasano e, a cada R$600,00 em notas fiscais ou R$ 300,00 em compras com MasterCard, o cliente pode trocar por uma garrafa de vinho Isla Negra com um rótulo customizado. A imagem do rótulo pode ser do filho ou de toda família.

:: O Shopping Leblon vai dar um par de ingressos para assistir ao musical Hairspray, no Teatro Oi Casa Grande. Mas, para isso, o consumidor do centro de compras localizado na zona sul do Rio de Janeiro deve gastar R$ 500,00 em compras.

:: Em campanha assinada pela W/, o Plaza Shopping vai "presentear" os clientes com um kit exclusivo da artista plástica Thaís Leão. Os copos aperitivos compõem um kit que pode ser adquirido nas compras acima de R$ 300,00.

:: O Shopping Nova América fez uma parceria com a Rossi e, juntos, estão investindo R$ 360 mil na promoção Cinema em Casa. Além de dar um ingresso para o cinema Kinoplex a cada R$ 200,00 em compras, os consumidores podem participar de um concurso cultural que premiará diariamente com uma TV LCD de 42" e um home theater. A ação conta ainda com um camarim dentro da loja da construtora, localizada no shopping, onde os visitantes poderão se transformar em estrelas de cinema, com peças de roupas, perucas e acessórios. Na ação, a Rossi oferecerá descontos de até R$ 20 mil para a compra de imóveis realizando o sonho da casa própria.

:: O Dia dos Pais no Shopping Tijuca vai sortear quatro viagens para Salvador com direito a acompanhante. A promoção desenvolvida pela Casa da Criação é realizada em parceria com a companhia de viagens Marsans e com o Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions.

:: Com uma expectativa de aumento de 12% no tráfego de clientes e 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, o Carioca Shopping destaca o seu mix de lojas voltado para o público masculino em campanha assinada pela RV Comunicação na mídia, em sinalização de mall e uma ação de relacionamento com clientes com distribuição de brindes.

Especial Dia dos Pais 2009:: O Caxias Shopping está apostando em futebol de botão, totó e jogos eletrônicos para atrair os filhos nesta data. Quem passar pelo centro de compras poderá participar da "Promoção Chute a Gol": a cada R$ 50 em compras, o cliente terá direito a um vale para dar três chutes a gol em uma área cenográfica montada especialmente na Praça de Eventos. O cliente que acertar dois chutes, ganha um brinde. Quem acertar os três chutes ganha um vale compras de R$ 50,00 para gastar nas lojas do Shopping. Com esta ação, o shopping espera aumentar em 3% o tráfego de clientes e em 7% as vendas em relação a um período de 2008.

:: O Ilha Plaza Shopping vai dar um kit composto de quatro porta-copos criado pela designer Pat Lobo nas compras acima de R$ 200,00. A promoção assinada pela W/ conta com móbiles aéreos, adesivos e cartazes.

:: O Campinas Shopping investe em brindes promocionais para atrair consumidores no Dia dos Pais. A campanha "Sirva-se do melhor Dia dos Pais" vai presentear os consumidores que gastarem mais R$150,00 com um Kit Café, com caneca preta + café 3 Corações Tradicional 250g ou caneca branca + café 3 Corações Extra Forte 250g.
 
:: O Shopping Pátio Higienópolis escalou três gênios: Galileu Galilei, Charles Darwin e Albert Einstein. A ação assinada pela K! Comunicação Integrada conta com uma exposição que apresenta curiosidades sobre esses grandes gênios. E, a cada R$ 550,00 em compras o cliente leva um kit exclusivo contendo uma sacola com um livro do Einstein, um caderno do Darwin, um caderno do Galileu e uma caneca com a logomarca da exposição.
 
Especial Dia dos Pais 2009:: O West Shopping vai dar um copo exclusivo, com frases especiais e emocionantes: Pai você é d+; Meu pai, meu herói; Te amo, pai; Meu maior ídolo; Quero ser igual ao papai e O melhor de todos, nas compras acima de R$ 150.

:: O Dia dos Pais no Shopping Piedade conta com R$ 200 mil em investimento para garantir as vendas no período. O centro de compras preparou uma campanha publicitária e ações especiais para incentivar o consumo, que espera ser 10% maior em relação ao ano passado. Para isso, o shopping vai oferecer canecas para quem gastar R$ 120.

:: No Raposo Shopping a expectativa para esta temporada é elevar as vendas em 5% e o fluxo de público em 8% com uma campanha publicitária criada pela agência FCOM, que conta com veiculações em revistas e jornais de grande circulação, veículos regionais e busdoor; além de internas, como spots na rádio do Raposo Shopping,  banners gigantes, painéis, adesivos em elevadores, cartazes, folhetos e e-mail marketing para a base de clientes cadastrados.

::  O Shopping Interlagos está dando aos clientes participantes do Programa de Fidelidade Interlagos Card vale-compras de R$ 100,00 e R$ 200,00, totalizando R$ 40 mil. Para tanto, o associado deve registrar todas as notas de compras efetuadas nos postos de Atendimento do Programa. Com a ação e campanha publicitária, ao custo de R$ 200 mil, o centro de compras espera um incremento de vendas de 5% e um aumento de fluxo de público de 8%.

:: No Jardim Sul, as compras valem um gift com delícias do Havanna. Quem pagar com cartões MasterCard ganha presente em dobro. A promoção é válida para quem gastar pelo menos R$ 250,00.

:: No Dia dos Pais do Botafogo Praia Shopping serão sorteados 12 kits com Smartphone e Mininotebook HP aos clientes que apresentarem R$ 200 em compras. A promoção é assinada pela Casa da Criação, que conta com plano de mídia com blacklight em metrô, busdoor e filme em cinemas e teatros.

:: A campanha do Shopping Frei Caneca criada pela Suprema Comunicação Estratégica vai presentear seus clientes com um exclusivo kit composto por um vinho Salton Classic - Cabernet Sauvignon e duas taças a cada R$ 150,00 em compras e mais R$ 10,00.

:: Elaborada pela Tom Comunicação, a campanha promocional do BH Shopping sorteia uma Nissan 4x4 automática para quem comprar R$300,00.

:: A Coca-Cola desenvolveu materiais de ponto-de-venda para comemorar a data. Nos super e hipermercados do país, a comunicação será feita nas gôndolas, em encartes, e peças que expõem todos os produtos da marca. O objetivo é despertar a atenção do consumidor, indicando os produtos Coca-Cola como sugestão para comemorações como o Dia dos Pais.

* Atualizado às 18h

Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss