Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Publicidade

Venda Direta usa Marketing para crescer ainda mais

Setor arrecadou R$14,5 bilhões em 2006 e ainda prevê crescimento para 2007. Conheça o segmento que cresce mais que o varejo tradicional

Por | 09/05/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Venda Direta usa Marketing para crescer ainda mais

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Em tempo de vacas gordas ou de vacas magras, a venda direta se tornou uma grande estratégia para pequenas e grandes empresas. Ela chegou ao Brasil em 1958 com uma empresa que até hoje é lembrada quando se fala no assunto: a Avon. Desde então, o setor cresce exponencialmente e traz melhores perspectivas a cada ano.

 Somente em 2006, as vendas diretas movimentaram R$ 14,5 bilhões e comercializaram 1,2 bilhões de itens. A importância para a economia do país não fica por aí, pois 1,6 milhão de pessoas estão envolvidas com o setor. Quando a economia está boa, o consumo se aquece e mesmo quando está ruim o setor apresenta crescimento, já que muitos se interessam por ser tratada também como uma forma adicional de ganhar dinheiro. Apesar disso, há muita gente especializada nesta estratégia. "Venda direta não é bico. Tem muita gente qualificada", explica Marcelo Alves (foto), Diretor de Marketing da DirectBiz Consultants, consultoria especializada em Venda Direta.

Os vendedores ainda são majoritariamente mulheres, afinal 88% das vendas estão no segmento de uso pessoal, como cosméticos, jóias, bijuterias e acessórios. No entanto, a faixa etária é bem diversa -18 a 30 anos -, assim como as classes sociais - da D a B. "A classe média adere à venda direta", constata Marcelo Alves. E ainda há espaço para os segmentos de suprimentos nutricionais, produtos do lar e serviços.

Segredos da Venda Direta
Se uma das vantagens da venda direta é a personalização, as empresas investem cada vez mais no treinamento e marketing para assegurar a eficácia da estratégia. Hoje há preocupação com marketing, catálogos, merchandising e comunicação. "A mesma vendedora vende Natura, Avon e DeMillus", exemplifica Alves. "O apelo que terá na mente do consumidor será definido pela comunicação", explica.

A empresa de cosméticos NuSkin é uma das empresas que investe numa estratégia multinível para garantir a eficácia das estratégias. Distribuidores cadastrados podem organizar seus próprios distribuidores e recebem um percentual da venda do grupo. "Para nós esse é o futuro da venda direta. Quem se destaca merece receber mais e um tratamento diferenciado. Isso incentiva a venda", ressalta Adriana Paes, Gerente de Marketing da marca em entrevista ao Mundo do Marketing.

Ela conta que enfatizar a liberdade dos vendedores é uma motivação e que tem reflexos positivos no maior interessado: o consumidor final. "São pequenos empresários e empreendedores. Geralmente começa como renda complementar, mas quando ela percebe que recebe bem, passa a ter isso como renda principal. O trabalho formal está cada vez mais complicado", analisa Adriana.

Negócios como a da Yakult comprovam que esta é uma estratégia que ainda tem muito a crescer. A empresa, que já investia no comércio porta a porta para a famosa bebida dos lactobacilos vivos, também se aventurou pelo segmento de cosméticos biotecnológicos. A linha Yakult Cosmetics, é claro, não poderia deixar de investir na venda direta. E o mercado externo também está de olho nesta fatia de mercado, avisa Marcelo Alves. "O Brasil é o quinto do mundo em venda direta", informa.

Ele explica que empresas como Gol, Nestlé e Danone estudam entrar neste mercado e com investimento em marketing, treinamento, revisão tributária e principalmente conhecimento das peculiaridades do setor. As perspectivas são mais que otimistas. "É um segmento atraente, que cresce acima da média", garante.

Acesse
www.directbiz.com.br
www.nuskin.com
www.yakultcosmetics.com.br
www.abevd.org.br

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss