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Marca

Topper unifica operações argentina e brasileira e reposiciona marca

O objetivo é reforçar a expansão internacional da marca de artigo esportivos

Por Guilherme Neto - 19/01/2009

Topper unifica operações argentina e brasileira e reposiciona marca

Por Guilherme Neto
guilherme@mundodomarketing.com.br

A compra da Alpargatas Argentina pela São Paulo Alpargatas possibilitou que as operações das marcas Topper no Brasil e na Argentina de unificassem. Até então, apesar de manterem o mesmo nome, a marca de artigos esportivos compartilham uma origem comum, já que foi lançada pelas duas empresas em 1975 em seus respectivos países, mas seguiram caminhos diferentes quando as companhias se separaram na década de 1980.

Enquanto no Brasil a Topper trabalhou exclusivamente com roupas e acessórios apenas para modalidades de futebol masculino (na liderança com 20% de participação de mercado de materiais desse esporte), na Argentina a marca trabalhou com um porfólio mais variado, que atendia esportes como basquete, vôlei e tênis, incluindo produtos para o sexo feminino, sendo líder com 32% de market share no mercado de artigos esportivos em geral. Até mesmo a logomarca e identidade visual eram diferentes em ambos os países.

Agora, o novo posicionamento vem unificar não apenas a operação, mas também o Marketing de ambas as companhias. A união visa a expansão internacional da Topper em busca do sucesso que hoje a marca Havaianas, também da Alpargatas, já conquistou na América Latina, Estados Unidos e Europa. O novo posicionamento foi elaborado pela agência Ana Couto Branding & Design. “A Topper já vende bem no mercado internacional, exportando para mais de 80 países e com posicionamento premium em países como o Japão”, conta Fernando Beer, Diretor de Artigos Esportivos da São Paulo Alpargatas.

Marca investirá em produtos para esportes além do futebol
Além da nova logomarca e identidade visual única, o novo posicionamento inclui o lançamento de produtos para outras categorias de esporte no Brasil, com calçados, roupas e acessórios para corrida, tênis, basquete e vôlei, e no segmento casual, com produtos também femininos (foto). Todas as linhas estão previstas para chegar às lojas em março. A proposta é, primeiramente, tornar a marca forte em itens para corrida.

O reposicionamento reflete-se também na estratégia de patrocínio esportivo. Além de manter o vínculo com o futebol, patrocinando a seleção brasileira de futsal e diversos atletas do esporte, a Topper passa a ser a marca esportiva oficial do principal campeonato de tênis do país, o Brasil Open, além de patrocinar mais quatro tenistas. No vôlei de praia, a Topper é a patrocinadora do Verão Espetacular, em São Paulo. “A relação do tênis com a Topper Argentina é uma tradição que estamos estendendo para o Brasil”, explica Beer.

Na época que o produto chegar ao varejo, a marca lançará uma campanha publicitária anunciando a novidade e já prepara ações de divulgação também no ponto-de-venda. “Apesar da crise, esperamos um crescimento de 16% no faturamento este ano”, ressalta o Diretor de Artigos Esportivos da Alpargatas. Em relação ao reforço da marca em sua expansão internacional, ela não acontecerá ainda esse ano, mas deverá começar pela América Latina para depois chegar aos países europeus e Estados Unidos.