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SulAmérica inova em Marketing para gerar lembrança da marca

A SulAmérica rejuvesceu marca com emissora de rádio e apoio ao uso de bicicletas.

Por | 27/06/2008

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SulAmérica inova em Marketing para gerar lembrança da marca

Por Guilherme Neto
guilherme@mundodomarketing.com.br

A SulAmérica rejuvenesceu a sua marca através do conteúdo de ações de incentivo ao transporte alternativo e uma emissora de rádio. Para contar sobre esses cases, o III Seminário Marketing 360º, realizado pelo Mundo do Marketing, recebeu Zeca Vieira, Diretor de Marketing da SulAmérica. A segunda maior companhia de seguros e previdência do Brasil, fundada há 112 anos, enfrentava o desafio de se desvencilhar da imagem de, como descreveu o próprio Vieira, "uma tia velha, tradicional, de bege".

Era preciso também gerar uma maior lembrança da marca, principalmente na área de seguro de automóveis em São Paulo, que ocupava a quinta posição em share of mind. Situação agravada pela situação de comoditização que vive o setor. A solução encontrada foi investir em uma rádio FM com notícias 24 horas por dia, 7 dias por semana, sobre o caótico trânsito por São Paulo.

Sucesso foi instantâneo
Lançada em dezembro de 2007, em parceria com o Grupo Bandeirantes e apoio de mídia em TV e mídia impressa, a Rádio SulAmérica Trânsito trouxe resultados instantâneos. Após um mês a marca já era a segunda mais lembrada na cidade no segmento de seguros para automóveis. O acesso ao site institucional, que disponibiliza ao visitante ouvir a estação pela internet, subiu de cinco mil para 35 mil acessos por dia. "Não esperávamos um sucesso desse tipo porque, convenhamos, trânsito é um assunto chato. Mas hoje já é a rádio mais ouvida por muita gente", comemora o Diretor de Marketing da SulAmérica.

Em buscas dos mesmos resultados no Rio de Janeiro, a seguradora passou a apoiar o uso de bicicleta como transporte alternativo. Em parceria com a prefeitura da Cidade, a companhia passou a investir na construção de novos bicicletários e ciclovias, além da ampliação e melhoria dos já existentes.

"O carioca gosta de ar livre, é outdoor. Ama a cidade. E nossa ação precisava refletir isso para atingir o coração dos consumidores", conta Vieira, que também alerta: "Gerenciar marca não é apenas manter visibilidade ou freqüência de mídia, mas sim nos conectar emocionalmente com o consumidor". O III Seminário Marketing 360º é patrocinado pela Sun MRN Worldwide, Copernicus Marketing Consulting, Dinamize e TNS Inerscience.

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