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As 10 melhores ações de Marketing de 2017

Companhias investiram em campanhas que apostaram em diversidade, tecnologia e embalagens criativas. Critérios foram criatividade, relevância para o mercado e audiência

Por | 07/12/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Durante o ano de 2017 muitas ações de Marketing foram lançadas e noticiadas pelo Mundo do Marketing. No ano em que o portal passou a contar com dois novos canais dedicados exclusivamente a Promoções e Lançamentos vimos passar dezenas de reposicionamentos a fim de atualizar a marca com tendências - como saudabilidade, igualdade de gênero e atenção ao meio ambiente.

Fora isso, algumas empresas ousaram em suas comunicações e conseguiram gerar reações positivas pela relevância e criatividade em suas campanhas, além do timing certo para atingir o público. A redação do Mundo do Marketing reuniu 10 iniciativas que ganharam a atenção neste ano considerando criatividade, relevância para o mercado e audiência. Veja as 10 ações de 2017 que mereceram destaque e que estão em ordem alfabética:

Burger King - Halloween dos Palhaços

O Burger King nunca perde uma oportunidade de alfinetar seu maior concorrente, o McDonald´s. No Halloween, a rede convocou o público para ir até as lojas da franquia vestido de palhaço em todo o Brasil para comer um hambúrguer sem pagar. A marca avisou em suas redes sociais: "venha para o BK fantasiado como palhaço e pegue seu Whopper grátis. O Marketing provocativo também ocorreu na Black Friday, quando o BK ofereceu um balde de batatas fritas em resposta ao refil grátis da concorrente. Por outro lado, a franquia argentina da rede amenizou essa competição durante o McHappy (o McDia Feliz dos portenhos). No dia 10 de novembro, enquanto o McDonald´s da Argentina destinava toda a renda do Big Mac para ONGs, o Burger King se recusou a vender o Whooper e ainda direcionava os clientes para a loja do concorrente.

Carrefour - Programa Únicos

O Carrefour lançou no Brasil o programa Únicos, iniciativa voltada à comercialização de alimentos de qualidade, porém, fora do tradicional padrão estético de comercialização. Ao todo, são mais de 10 tipos de frutas e legumes com descontos a partir de 30%. O projeto estimula o consumo dos alimentos considerados "feios", aqueles com calibre, tamanho e formato diferentes dos padrões estéticos adotados atualmente por produtores e varejistas no Brasil. A iniciativa colabora com a redução do desperdício no país, um dos líderes mundiais em produção de alimentos, enquanto cria uma nova possibilidade de uso desses alimentos já que, na maioria dos casos, esses produtos podem nem chegar à casa dos consumidores devido aos requisitos estéticos aplicados pelos produtores, distribuidores e comerciantes atualmente.

Coca-Cola - Posicionamento LGBT

A Coca-Cola apostou em uma ação inusitada voltada para o seu público interno com o propósito de celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Aproveitando o trocadilho pejorativo "Essa Coca é Fanta", a marca acrescentou mais uma linha: "E daí?", em tom irônico. As latas foram distribuídas em geladeiras do prédio administrativo da empresa, no Rio de Janeiro, e ganharam destaque nas redes sociais. Completando a ação, dentro da tradicional latinha vermelha a bebida oferecida aos colaboradores era Fanta Laranja. Já no fim do ano, a empresa passou a ilustrar suas latas com personalidades, incluindo Pablo Vittar.

Del Valle - Etiqueta que presenteia

Ações em PDV precisam ter muito mais do que experimentação, mas também estar alinhadas às tendências. Pensando nas pessoas que tem o desejo por uma vida mais saudável, mas também não tem tempo para preparar a bebida em casa, a Del valle realizou uma ativação em um supermercado no Rio de Janeiro. A unidade do Deli Delícia, em Botafogo, recebeu uma balança especial que imprimia uma etiqueta exclusiva para quem levasse laranjas ou maçãs. Ao pesar o alimento, o cliente recebia uma identificação oferecendo uma garrafinha de Del Valle 100% suco gratuitamente para os clientes experimentarem o produto. O adesivo destacava os benefícios da bebida, como ser feito à base de frutas, ter 100% de fibra e vitaminas.

Havaianas - Embalagens especiais

A Havaianas investiu em embalagens que remetem à cultura brasileira para trabalhar sua estratégia global em 2017. Em formatos especiais e multicoloridos, as artes gráficas se voltam aos atributos do verão, alegria, ritmo e energia que fazem parte das características de sua população. Cada pack destaca, com uma ilustração diferente, um desses estilos. Criada pela AlmapBBDO, a campanha chegou aos países onde as sandálias são comercializadas, levando às diversas culturas, em várias partes do mundo, a essência do Brasil.

A coleção internacional deu origem a diversos cartazes, anúncios, gifs, vinhetas e material para vitrines que já começam a ganhar o mundo. Além disso, em forma de caixas, latas ou potes de sorvete, elas também serão usadas ao longo do ano em ativações, press kits para influenciadores e ações de Marketing direto. O conceito da campanha global 2017 foi "Havaianas. Feitas do verão brasileiro". Na versão internacional, em inglês, ele foi traduzido para "Havaianas. Made of Brazilian Summer".

Heineken - Blade

De olho no crescimento de cervejas artesanais, a Heineken desenvolveu uma máquina para fazer cerveja em cápsula. Comparado a uma "Nespresso", o aparelho é voltado a pequenos vendedores e dispensa grandes investimentos para fazer um chopp. Cada cápsula permite servir oito copos. A novidade está disponível inicialmente no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Romênia e Áustria, pelo preço de 499,99 libras (R$2.149,00). Por enquanto apenas as versões lager homônima e a subsidiária Birra Moretti estão à venda.

Johnson´s Baby - Novo bebê

No Dia das Mães a Johnson mostrou o seu novo garoto propaganda. O bebê escolhido é portador de Síndrome de Down e marca um momento da companhia de trabalhar os conceitos de diversidade e empatia. A agência DM9 foi a responsável pela criação das peças que valorizam a forte ligação entre mãe e filho. Em tom emocional e delicado, o filme mostra partes de um bebê, olhos, pês, mãos e pele, destacando as descobertas que acontecem na vida da mãe quando um bebê nasce. A publicação ganhou milhares de interações nas redes sociais, incluindo depoimentos emocionados e agradecidos pela marca trazer visibilidade a um público antes sem nenhuma representatividade na publicidade.

Natura - Vista sua pele

A Natura iniciou o ano com o conceito "Vista a sua pele. #OcupeSeuCorpo", que marca o novo momento da campanha "Tododia". A ação, criada pela agência África, nasce com o propósito de ajudar as mulheres a se reconectarem com seus corpos e os redescobrirem através do toque. O movimento teve origem no estudo Corpo Vivo, encomendado pela companhia e liderado pela antropóloga Paula Pinto com mulheres de quatro países (Brasil, México, Argentina e Colômbia). A temática da liberdade e o prazer que as mulheres podem vivenciar com seus corpos é retratado, nesse primeiro momento, com a nudez. A iniciativa fala sobre se despir dos medos, dos preconceitos e também das roupas. A nudez é desmistificada e se torna um meio para conexão com o corpo. Toda a produção foi composta por mulheres - as diretoras We Are Magnolias, da produtora Hungry Man, e a fotógrafa Fernanda Tricoli.

Rock in Rio - Beacons e chatbot

Em 2017, o Rock in Rio usou a tecnologia para ampliar sua comunicação e aprimorar os serviços para o público dentro e fora da Cidade do Rock. As novidades passaram por um bunker de comunicação no qual informações são geridas e fornecidas ao público por meio das redes sociais e ainda pela presença de beacons, que auxiliarão no envio de mensagens direcionadas para cada público do evento. O evento emitiu mensagens que além de surpreender os usuários, também auxiliou as pessoas que chegavam na Cidade do Rock. Entre as ações esperadas, estavam, por exemplo, mensagens segmentadas por horário no qual o festival avisava as pessoas sobre o que estava acontecendo naquele momento no Sunset, Mundo ou até nos demais palcos. Além mensagens importantes e de última hora para pessoas que estavam em um determinado lugar dentro da Cidade do Rock.

Outro serviço diferenciado para o público foi a OPTree, um gerador fotovoltaico que transformava luz solar em energia elétrica. Se a bateria do telefone acabasse, o visitante teria acesso a carregadores de celular abastecidos pela luz solar. Além disso, o mobiliário em formato de árvore, possuía um momento de "refresco" enquanto carregava o celular. O festival também lançou um chatbot no Facebook Messenger para atender aos usuários em tempo real. O objetivo do "Roque", nome dado ao chatbot, era aproximar os participantes do evento ao simular uma conversa real, em uma linguagem mais natural e familiar para quem quisesse saber detalhes do evento. O projeto foi idealizado pela Outra Coisa e desenvolvido pela Take, na plataforma BLiP.

Skol - Diversidade sem preconceitos

A Skol colocou no mercado uma edição limitada de latinhas de cerveja que trazem os mais diferentes tons de pele, a Skolors. São cinco variações que celebram os múltiplos tons e convidam o público a defender a pluralidade e o respeito, ponto em comum em toda a comunicação e posicionamento da marca no último ano. A iniciativa é um desdobramento da campanha de verão que reforça o conceito "Redondo é sair do seu quadrado" e que traz pessoas com diferentes tons de pele e tipos de cabelo. Nas redes de Skol, será possível criar uma lata digital personalizada. Uma ferramenta especial identificará o tom de pele do usuário na foto de perfil e criará uma lata única. O kit com as cinco latas Skolors e uma Skol original, estará à venda no e-commerce. A ação teve a consultoria do Coletivo MOOC, que é focado em arte, música, audiovisual e comportamento.

A marca da Ambev tenta se afastar de vez da imagem reforçada nos antigos comercias, que reforçam a objetificação feminina, que traziam mulheres de biquínis servindo a bebida. A ação realizada no Dia Internacional da Mulher marcou o início deste movimento. A Skol convidou ilustradoras para redesenhar cartazes de campanhas antigas e apagar de vez o passado machista. As artistas tiraram as imagens femininas do papel de serviçais para posicionarem-nas como consumidoras.  





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