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Coca-Cola, Apple e Ray-Ban são as marcas com maior relação com música

Ranking foi desenvolvido a partir de Pesquisa feita pelo Vagalume, que analisou seis categorias da indústria que mais possuem apelo com bandas, festivais e cantores

Por | 19/07/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

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No mercado de entretenimento, mais especificamente na música, as marcas parecem mais abertas às ações de Marketing, ou pelo menos, menos tímidas e receosas quanto às respostas do público. Isso porque, diferente dos esportes, o campo musical não atrai competição e deixa algum lado em desvantagem. O propósito de levar diversão parece ser entendido e as empresas seguem criando formas cada vez mais criativas de fazer ações de Live Marketing. Tanto empenho das companhias em investir nesse setor as fizeram ser identificadas como "marcas musicais", como aponta a pesquisa All About Music, do Vagalume.

A Coca-Cola, Apple e Ray-Ban foram algumas das marcas tidas como líderes na relação com a música. O estudo considerou seis categorias da indústria que mais possuem apelo junto aos consumidores. Os dados mostram que aquelas que já atuam estrategicamente focadas em entretenimento foram as mais destacadas, sem fazer uma divisão por estilo - até porque rock, eletrônica, sertanejo e pop possuem pouca variação na preferência de um para outro.

Na categoria de destilados, Smirnoff lidera com 19%, enquanto Absolut (15%), Jack Daniel´s (10%), Ciroc (6%) e Johnny Walker Black Label (6%) aparecem na sequência. Elas estão mais associadas ao estilo eletrônico e de casas noturnas. "Até achamos que Ciroc e Black Label apareceriam com mais vantagem por serem citadas em letras de funk e do Wesley Safadão, mas isso não influenciou tanto", conta Angélica Okamoto, Diretora de Marketing do Vagalume, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Já em Cervejas, a concorrência é árdua. Heineken aparece com 22%, Skol e Budweiser com 17%, Brahma com 5% e Itaipava 3%. A pouca diferença entre as três primeiras colocadas se deve ao fato delas investirem em patrocínio a grandes shows, além de trabalharem bastante a temática em suas redes sociais. Com a inclusão de novos eventos no calendário nacional, essas marcas passaram a ganhar mais visibilidades no apoio que dão. A Skol, por exemplo, já investiu em eventos regionais como o Skol Summer On. Já a Heineken é a atual patrocinadora do Rock In Rio.

Na categoria Bebidas não alcóolicas, a Coca-Cola lidera com 43% de associação com a música. Em seguida surgem Red Bull (14%), Guaraná Antártica (7%), TNT (5%) e Pepsi (4%). A grande diferença do percentual de uma marca para outra nesse nicho se deve ao investimento direto da fabricante americana de refrigerantes investir no segmento. Um exemplo foi a aposta da companhia de utilizar o Dream Team do Passinho, Gaby Amarantos e Monoboloco em canções da campanha durante a Copa do Mundo de 2014.

Nos Eletro-eletrônicos, a Apple abre vantagem com 53% - muito impulsionado pelo investimento em iPods e Apple Music -, enquanto Samsung e Sony empatam em 15%. Já a Motorola ficou com 4% e LG com 2%. Já em Roupas e acessórios, Ray-Ban aparece com 25% de identificação com a música, enquanto Hollister fica com 10%, Lacoste tem 9%, Oakley fica em 8% e Diesel 4%. "A Ray-Ban investe muito em shows e sempre tem presença em festivais, mas depois aparecem marcas que funkeiros acabam utilizando mais e valorizam no consumo deles", aponta Angélica.

Na categoria de marcas esportivas, a Adidas lidera (29%), mas com pouca diferença da Nike (25%). Já a Converse, apesar de estar presente em shows e grandes festivais foi lembrada por 10%, assim como a Vans (10%).  A Puma completou o ranking das com 4% de associação à músicas. "A Adidas foi muito associada por ser bastante utilizada por cantores, mas a presença dela foi maior entre os homens. Na análise por gênero, as mulheres indicavam mais a Nike na relação musical", aponta a Diretora de Marketing do Vagalume.

Leia também: Mercado de entretenimento: prosperidade no Brasil - estudo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência. 





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