Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Pokémon Go traz ensinamentos sobre o ressurgimento das marcas

Sucesso nos anos 1990, franquia da Nintendo retorna ao mercado em formato de game e supera todas as expectativas. Empresas que recomeçam são o foco da série Brand Insights

Por | 22/07/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Sucesso absoluto na década de 1990, os personagens da franquia Pokémon ressurgem movimentando o mercado e trazem ensinamentos para marcas que estão apagadas. O jogo com realidade aumentada ainda não está disponível em todos os países, mas já chama a atenção de pessoas de todo o mundo, tendo com uma de suas forças a memória afetiva dos fãs dos personagens da Nintendo. Muito além de ser responsável por valorizar as ações da Nintendo, o game está levando os usuários para as ruas, ajudando a movimentar pequenos negócios, o que reflete o poder da própria marca.

Com a iniciativa, a companhia mostrou que é possível recuperar marcas que estavam longe do holofote, mas que continuam no coração do consumidor e que por algum motivo acabaram caindo no esquecimento. O ressurgimento de marcas é o tema da décima edição da série Brand Insights, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a Troiano Branding, trazendo

Para recuperar o prestígio de Pikachu e sua turma, a fabricante japonesa de jogos eletrônicos apostou na adequação do formato que fez sucesso há duas décadas com a realidade atual. "Todo esse sucesso mostra que a sabedoria por trás dessa iniciativa é que a Nintendo entendeu que existia uma semente muito forte naquela marca, que podia ser trazida para o mundo digital e no clima urbano. A riqueza disso foi perceber que ainda existia essa sensação nostálgica junto aos Millennials e fazer uma adaptação muito pertinente aos dias de hoje e para o smartphone", explica Cecília Russo, Sócia-Diretora da TroianoBranding, em entrevista à TV Mundo do Marketing.

Força Mobile
A força dos dispositivos móveis foi fundamental para que a Nintendo encontrasse esse novo modelo que já atraiu milhões de pessoas (a Nintendo não revela os números e na plataforma Google Play o APP está classificado entre 10 e 50 milhões de downloads). Além disso, o uso da gamificação potencializa os atributos do jogo, ao envolver o usuário e engajando-o em atividades rotineiras, como caminhar pelas ruas capturando Pokémons enquanto se desloca.    

A recente experiência mostra que em alguns exemplos as empresas são mais desvalorizadas pelos seus gestores do que pelos clientes. "Muitas vezes, enjoamos das marcas como administradores, antes do consumidor. Se soubermos criar um novo sentido, recuperando a nostalgia, mas adaptando aos tempos atuais, com aplicações mobile e gamification, por exemplo, seria um insight perfeito", acrescenta Cecília Russo.

O case reforça que assim como casais que se separam e depois retornam, as marcas também passam por momentos delicados no relacionamento com o mercado. "Muitas marcas queimam etapas e depois percebem que está na hora de recuperar aquele calor, a intimidade e o fervor no relacionamento que por alguma bobagem de mercado elas acabaram se separando. É preciso ter muito cuidado na precipitação de enterrar marcas fora de hora, pois, muitas vezes, elas continuam vivas", Jaime Troiano, Sócio-Diretor da TroianoBranding, em entrevista à TV Mundo do Marketing.

Experiência nacional
Não precisa ir muito longe para encontrar exemplo de empresa que soube se reinventar e ganhar novos mercados. A centenária Granado já estava em franco declínio, quando passou a administração familiar para o inglês Christopher Freeman. Incumbido de vender a fabricante de produtos de higiene carioca, o então consultor de negócios enxergou o potencial na companhia que se destacava pela fabricação do tradicional Polvilho Antisséptico, talco que marcou diversas gerações de brasileiros.

Com uma marca forte em mãos, Freeman percebeu que inovação e tradição poderiam caminhar lado a lado e apostou no desenvolvimento de novos produtos. Com o portfólio ampliado e renovado, a marca hoje consegue passar valores fortes para os mais de 800 itens que são produzidos, entre linhas para bebês e pet.

O reposicionamento contou com a parceria com outras marcas, estilistas e na abertura de pontos de venda, que permitiu uma aproximação ainda maior com o consumidor. "A Granado tem um astral tão maravilhoso, que voltou como se sempre estivesse presente. Quem entra em uma loja da marca percebe que ela tem aquilo que sentimos falta, que é essa graça, o romantismo, a conexão humana da qual precisamos o tempo todo. Este é um ótimo exemplo de marca que estava no nosso coração e que foi recolocada nas prateleiras", pontua Jaime Troiano.

Assista ao hangout completo:    

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss