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Coca-Cola quer comandar as ativações dentro e fora do Parque Olímpico

Com o conceito “Isso é Ouro”, patrocinadora quer convidar o público a celebrar os pequenos momentos de vitória. Pela primeira vez marca terá espaço para jovens fora das competições

Por | 13/07/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Marcelo Páscoa, Diretor de Marketing da Coca-Cola BrasilPela primeira vez em 88 anos de parceria com os Jogos Olímpicos a Coca-Cola montará um espaço totalmente dedicado aos jovens fora dos locais de competição. O "Parada Coca-Cola" funcionará no Armazém 3, no Porto Maravilha, e reunirá atletas e influenciadores em um espaço cheio de atividades com forte conexão com o público. O local será o ponto de referência das ações de Real Time Marketing, uma das principais apostas da companhia para manter a conversa com os jovens pelas redes sociais e levar conteúdo para os quatro cantos do mundo.

Cerca de 40 profissionais de oito países estarão a postos monitorando o que estará acontecendo no Rio de Janeiro e provendo conteúdo. O local contará com estúdio para a produção de vídeo e terá capacidade para prover qualquer tipo de material para os canais digitais da marca. Além disso, a companhia quer garantir que todo o conteúdo seja compartilhado, aumentando a visibilidade da ação e reforçando que todos sejam impactados pela experiência olímpica.

Com a estratégia, a Coca-Cola espera superar as ações realizadas durante a Copa do Mundo 2014, quando o Real Time Marketing também foi bastante utilizado. "Teremos uma estrutura muito sólida capaz de dialogar com as pessoas, identificar as oportunidades e produzir todo tipo de conteúdo. Grande parte do espaço será destinada a essa operação, que contará com profissionais full time. Vamos trazer a Coca-Cola FM, com um estúdio de onde será transmitida toda a programação durante o período dos Jogos", explica o Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil, Marcelo Páscoa, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Parada Coca-Cola
O Parada Coca-Cola conta com a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI) e funcionará entre os dias 5 e 21 de agosto, das 11h às 18h. O espaço terá apresentações de artistas em performances exclusivas para a Coca-Cola. Quem não estiver no local poderá acompanhar os shows ao vivo, através do Facebook Live da marca e dos canais do @oursooficial no Twitter, Instagram e Snapchat, que terão conteúdos especiais. A ideia da marca é fazer uma releitura do ambiente Olímpico para a linguagem dos jovens.

As medalhas Olímpicas e Paralímpicas Rio 2016 estarão expostas, graças a uma parceria com a Casa da Moeda e os visitantes também poderão conhecer de perto os ícones Olímpicos, saber um pouco mais da história, além de posar para fotos em um pódio montado especialmente na entrada do local. Para compartilhar outro momento #IssoéOuro, os jovens encontrarão ainda um ambiente com a mais alta tecnologia para fotos 360 graus ao lado dos amigos e com a Tocha Olímpica, que poderão ser compartilhadas imediatamente em suas redes sociais. Os visitantes terão acesso à maior loja da Coca-Cola na América Latina, com 465m².  Produzida pela Coca-Cola Jeans em homenagem aos Jogos Olímpicos, a coleção "That´s Gold".

Para a companhia, o espaço no Porto Maravilha serve para reforçar que é possível celebrar o ouro muito além do pódio. "A ideia da Coca-Cola é ser uma marca democrática, inclusiva, que celebra a amizade. Com essa campanha queremos trazer a ideia de que a sensação ser ouro é possível para qualquer pessoa. Não importa se é um atleta, se é novo ou velho, se vai assistir aos jogos ou se não tem um ingresso. Todas as nossas ações trazem esse espírito, que na prática, mostra que essa sensação gostosa de ser ouro todo mundo pode viver todos os dias. São aqueles pequenos momentos do cotidiano que podem se tornar mais especiais", reforça Páscoa.

Flavio Camelier, Vice-Presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016Espaço #IssoéOuro
A Coca-Cola também garantirá a experiência de marca no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, onde terá umas maiores ativações. O espaço ocupará mais de 1000m² e 10 metros de altura e será aberto no dia seis de agosto. O horário de funcionamento será das 10h às 22h. No local, os visitantes terão a oportunidade de tirar fotos com a Tocha Olímpica Rio 2016, tomar uma Coca-Cola Regular, Coca-Cola Zero ou Coca-Cola com Stevia e 50% menos de açúcares da nova linha de garrafas de alumínio douradas da linha Isso É Ouro e ainda levar como recordação uma garrafa customizada com o nome de modalidades Olímpicas.

A área também funcionará como Pin Trading Centre, ou seja, espaço de compra e troca de pins. Os itens, considerados a maior memorabilia de Jogos Olímpicos, viram febre a cada edição do evento, com colecionadores de todo o mundo vindo ao local expor e trocar seus pins. Para essa edição, serão 98 pins, distribuídos em 15 coleções diferentes. Entre os temas estão: "Mascotes Rio 2016", "Marcos Históricos do Rio de Janeiro", "Bandeiras", "Música", "Celebrando com Coca-Cola", "Vila dos Atletas", etc.

Além deles, a Coca-Cola lançará diariamente um Pin do Dia, em uma cerimônia no Parque Olímpico, sempre com um tema diferente. Ao todo, a marca terá 170 mil pins disponíveis para venda durante os Jogos. "Desde 1988 a Coca-Cola é a única marca autorizada pelo COI a ter um centro de vendas troca de Pins e aqui ela funcionará no Espaço Isso é Ouro. A troca de pins é histórica e se transforma em uma febre entre das pessoas que vivenciam os Jogos Olímpicos", explica o Vice-Presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Flavio Camelier, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Conceito #IssoéOuro
Para comunicar o conceito #IssoéOuro, a Coca-Cola inicia nesta quarta-feira, 13 de julho, a campanha global para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Criados pela Ogilvy & Mather Brasil, os filmes reúnem mais de 20 atletas Olímpicos brasileiros e internacionais, que serão retratados como jovens comuns, fora das competições, para provar que é possível sentir o sabor do ouro em qualquer ocasião. Entre os atletas, estão os brasileiros Léo de Deus (natação), Ângelo Assumpção (ginástica artística) e as meninas do nado sincronizado Duda Micucci, Luisa Borges, Maria Clara Lobo, Juliana Damico e Sabine Lowe. Os internacionais são representados, por exemplo, pela medalhista de ouro na ginástica rítmica em Londres 2012 Anastasia Nazarenko, pelo americano Nathan Adrian (natação) e pela australiana Michelle Jenneke (atletismo).

A campanha será composta por dois filmes de 60", dois filmes de 30" e vinhetas que serão veiculadas em canais abertos, por assinatura, cinemas e internet, além de outdoors em 600 pontos na cidade do Rio de Janeiro e mídia online. O primeiro deles, chamado Feelings, vai ao ar nesta quarta e faz uma analogia entre as sensações de ganhar uma medalha de ouro e as sensações provocadas ao tomar uma Coca-Cola gelada. Já o filme Gold Actions estreia dia 27 e mostra a mensagem da Coca-Cola de que o ouro vai além do pódio. As peças ficarão em rodízio até o final dos Jogos Olímpicos.

Com todas ações, os objetivos da Coca-Cola ultrapassam a busca pela exposição de marca ou aumento nas vendas. "Essa parceria é tão antiga porque os princípios e valores do Comitê Olímpico Internacional são muito parecidos com o que a Coca-Cola acredita. Estamos falando de paz, otimismo e felicidade. Por se tratar de evento global e com grande visibilidade, é claro que para uma marca como a nossa ela é importante para gerar visibilidade, venda, mas não vemos este investimento como patrocínio, pois, na verdade, temos uma parceria que é de benefício mútuo. O papel da Coca-Cola é trazer o espírito olímpico para a população e o melhor exemplo é o Revezamento da Tocha Olímpica, pois somente com um suporte de um parceiro é possível realiza-lo", finaliza Flavio Camelier.

   

 

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