Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Do Brasil para o mundo. A importância da unidade de BH para o Google

Companhia amplia a unidade de tecnologia na capital mineira, dedicado exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento na América Latina e deve dobrar número de engenheiros

Por | 06/04/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia do Google para a América LatinaUm em cada 10 resultados principais de uma pesquisa Google em todo o mundo é fruto de uma mudança no ranking desenvolvido pela equipe de Belo Horizonte. O escritório na capital mineira está prestes a completar 11 anos de funcionamento e acaba de ganhar espaço ainda maior, com capacidade de dobrar o número de engenheiros, que estão focados no desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas capazes de melhorar a experiência do internauta. Atualmente, o time Google na capital mineira conta com 100 funcionários, entre eles profissionais de 12 estados brasileiros e sete nacionalidades.

Esse é o único centro da companhia dedicado exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento na América Latina. A história desta unidade começou em 2005, quando a multinacional adquiriu a Akwan Information Technologies, empresa nacional de busca fundada cinco anos antes por um grupo de acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A excelência na formação profissional, inclusive, é uma condição perseguida pelo Google Belo Horizonte, onde todos os engenheiros têm mestrado ou doutorado em Ciência da Computação ou áreas afins.

A unidade baseada em Belo Horizonte reforça a importância do Brasil para a companhia e, principalmente, a qualidade dos profissionais locais. "A importância do Google na cena brasileira é mostrar que nós podemos. As empresas intensivas em conhecimento, como as que trabalham com a web, têm o capital humano como o seu principal ativo. Essa qualificação demanda tempo, mas nós temos profissionais de alta qualidade no Brasil, graças a programas de fomento à educação continuada", explica Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia do Google para a América Latina, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Áreas de atuação
O escritório está focado no aprimoramento de pelo menos três importantes produtos Google: pesquisa, pesquisa local e pesquisa por resultado de Saúde. Este último desenvolvido após a companhia constatar que 5% das consultas globais se referiam a temas ligados ao tema. No Brasil, os dados coletados pelos algoritmos são validados pelo Hospital Albert Einstein, que avalia e aprova os dados. "O nosso objetivo é melhorar a experiência das pessoas que estão preocupadas com a saúde. Para isso organizamos as informações em um sofisticado banco de dados, que tenta mapear todo o conhecimento médico. Esse sistema vasculha tudo o que tem na internet e faz relações entre as doenças, sintomas e tratamentos", explicou Frederico Quintão, Gerente de Engenharia do Projeto Health Search, durante a apresentação da nova unidade.

Graças a essa tecnologia, o sistema consegue entender que tosse noturna é sintoma de asma, por exemplo, ou ainda fazer associações entre doenças conhecidas por nomenclaturas distintas. O Projeto Health Search conta ainda com painéis que podem ser atualizados com alertas de saúde pública divulgados por órgãos governamentais de saúde. Esse é o caso do painel do Vírus Zika, por exemplo, que já está ligado diretamente ao Ministério da Saúde para receber informações em tempo real sobre o atual surto da doença. Atualmente, cerca de 400 doenças, que representam 80% das mais buscadas, estão registradas com informações validadas sobre sintomas, formas de contágio e tratamento.

Um dos grandes trabalhos desenvolvidos no escritório de inovação brasileiro foi a inclusão de mapas no sistema de busca que favorece as pesquisas por localidade. A novidade está diretamente ligada ao novo comportamento do consumidor que está cada vez mais conectado por dispositivos móveis e pesquisando itens ao seu redor. "A liderança global do Google identificou essa necessidade do usuário e escalou a equipe de Belo Horizonte para reescrever o projeto de Local Search, que levou dois anos para chegar neste ponto", comenta Bruno Possas, Engenheiro Responsável pelo time de Busca do Google Brasil, durante a apresentação da nova sede.

O espaço
Os projetos desenvolvidos pela sede brasileira são trabalhos em conjunto com os outros 30 escritórios espalhados pelo mundo, como Estados Unidos, Índia, Suíça e Japão. O trabalho desenvolvido por aqui influencia todas as buscas realizadas no mundo. Pelo menos 250 melhorias foram lançadas de Belo Horizonte nos últimos anos. A unidade está na segunda posição em melhoria de ranking mais positiva, contando com três projetos no Top 10 da companhia. Os trabalhos não são divulgados.

Para continuar crescendo no cenário internacional, o centro ganhou nova sede com 4.800 metros quadrados divididos em quatro andares, na torre do Boulevard Shopping. O confortável ambiente é uma espécie de escritório-conceito que oferece inúmeros benefícios para os funcionários. Além de amplas salas de reunião modernamente equipadas, o local conta com academia, espaço para meditação, salão de beleza, lavanderia, área de lazer com jogos como sinuca, totó, ping-pong e eletrônicos, além de estúdio de música e uma cozinha em cada andar para lanches rápidos. A unidade conta ainda com um amplo restaurante onde as principais refeições são servidas. Tudo sem custo para os colaboradores, ou Googlers, como são chamados.

Apesar do espaço estar preparado para receber mais 100 profissionais, o Google não planeja realizar uma contratação em massa. Os futuros colaboradores serão integrados gradativamente respeitando a política da empresa de seleção permanente. Os novos profissionais trabalharão em projetos já em andamento e poderão colaborar com novas demandas uma vez que novas necessidades estão sempre surgindo. "O trabalho nunca estará totalmente finalizado, pois o comportamento do consumidor está em constante evolução", comentou Berthier Ribeiro-Neto.

* A jornalista viajou a Belo Horizonte a convite do Google Brasil.

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss