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Festa de Momo mais magra ainda atrai ativação de marcas

Com a crise, patrocínios aos desfiles da Marquês de Sapucaí minguam, mas data continua recebendo investimentos de empresas que querem cair na folia ao lado de clientes e prospects

Por | 05/02/2016

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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carnaval, Beija-FlorA festa de momo será menos farta, já que, em ano de crise, os patrocínios minguaram. Somente a Petrobras reduziu em 80% o investimento cultural nos desfiles do carnaval do Rio, o mais famoso do mundo. A verba da companhia, atingida pela operação Lava Jato e pela queda nos preços dos barris de petróleo, caiu de R$ 12 milhões ao ano para R$ 2,4 milhões em 2016. Mas ela não foi a única a realizar cortes. Nenhuma escola de samba conseguiu atrair empresas ou governos patrocinadores, nem mesmo a campeã Beija Flor - que em 2015 desfilou o luxo após receber R$ 10 milhões do governo ditatorial da Guiné Equatorial. No entanto, o tradicional aporte da Prefeitura do Rio foi paga.

Ainda assim, a folia continua sendo considerada uma boa oportunidade de ativação para diversas marcas. Na Sapucaí, o Camarote da Boa, da cervejaria Antarctica, comemora o centenário do samba e, para isso, conta com a parceria de diversas outras empresas. A Kibon estará presente oferecendo seus sorvetes aos presentes. Já a Garnier Fructis oferecerá um espaço destinado à beleza, para preparar os cabelos e looks dos foliões. A Schutz espalhará espelhos customizados para garantir as fotos no banheiro, além de leques e bottons com frases divertidas.

A designer de joias Mariah Rovery desenvolveu uma cor exclusiva para sua peça icônica, o Colar Octopus em Flex Jewel, em homenagem ao azul da Antarctica para presentear algumas convidadas. As marcas Rider e Ipanema, da Grendene, terão uma chinelaria dentro do camarote, que garantirá o conforto para que todos sambem até o dia raiar. A Lauf Sports garante o estilo na customização de camisetas. A Net oferecerá um espaço com carregadores de celular. O café da manhã do Camarote da Boa contará com produtos da Kero Coco e da lanchonete Andy´s.  A Agência Cross é a responsável por captar as parcerias para o espaço.

Pelo segundo ano consecutivo, a Elo patrocina o carnaval carioca. A bandeira de cartões investiu em publicidade no sambódromo e no metrô do Rio. No meio de transporte, haverá também um vagão temático, decorado não só do lado de fora, mas também por dentro. Quem comprou um ingresso para a arquibancada popular na Marquês de Sapucaí ganhou da Elo o bilhete de metrô de ida e volta. Os tickets foram entregues no dia 30 de janeiro, data de retirada dos ingressos da arquibancada popular.

Assim como no espaço da Antarctica, aqueles que forem ao Camarote Rio, na Sapucaí, também contarão com uma chinelaria. Lá, poderão guardar seus sapatos em troca de pares de chinelo. Para as mulheres, o evento oferecerá um par de sandálias da linha Ipanema e para os homens haverá chinelos da marca Rider.

camarote, itaipava, carnavalNeste carnaval, a cerveja Itaipava terá pela primeira vez, um camarote no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. O Camarote Itaipava receberá clientes da marca, celebridades e formadores de opinião. A musa será a Verão, das campanhas publicitárias, vivida por Aline Riscado. Distribuídos em dois andares, o Camarote Itaipava terá no térreo uma frisa, pista, bar e um palco, com vários pockets shows, além de DJs. O andar superior conta com uma vista panorâmica do sambódromo, buffet e um espaço VIP para os convidados.

Um dos diferenciais do Camarote Itaipava fica por conta da localização dentro do sambódromo: ao lado do recuo de bateria das escolas de samba. Os convidados poderão contar com os cuidados do Buddha Spa, e espaço de maquiagem da Dermage. Os homens também ganham tratamento VIP com os serviços da Barbearia Club Men Salon.

Guanabara, camarote, carnavalJá a rede de supermercados Guanabara aumentou em 10% o tamanho da área externa do camarote na Marquês de Sapucaí para oferecer mais conforto aos convidados. Neste ano, a decoração do espaço terá como tema os pontos turísticos do Rio e a flora brasileira. No total, são quatro mil metros quadrados divididos em quatro ambientes diferentes e três andares climatizados com elevador, três bares, tequileiros, bartenders, garçons, uma pista de dança, um palco para show, além de um espaço zen com massagem. O local terá estações de massas e culinária japonesa e uma cozinha com 200 metros quadrados criada exclusivamente para atender aos convidados. O espaço inclui um lounge com a vista total para a avenida.

A Häagen-DazsHäagen-Dazs escolheu dois badalados camarotes dos sambódromos do Rio e de São Paulo para apresentar a novidade da marca: o novo sabor Dark Chocolate & Almonds. O sorvete com 70% de cacau, pedaços crocantes de amêndoas caramelizadas e chocolate amargo será distribuído no camarote Bar da Brahma, em São Paulo, nos dias 5, 6 e 12, e no Samba Carioca, na Marquês de Sapucaí, nos dias 7, 8 e 13.

A folia é estimulada também por uma parceria entre a Riotur e o Twitter, que promoverão o uso da hashtag #VisitRio durante o período. A parceria originou ainda uma ação offline: uma hashtag gigante foi montada no Sambódromo, no Setor 2, na área de alimentação, para que cariocas e turistas possam tirar fotos e postar na rede social. Em 2015, a tag promovida foi #RioCarnaval, com esculturas montadas na Praia de Copacabana, próximo ao Copacabana Palace, e no Parque dos Patins, na Lagoa.

Claudia Leitte, carnavalEnquanto isso, a Eudora será a responsável pela maquiagem da cantora Claudia Leitte durante sua maratona de shows no carnaval pelo segundo ano consecutivo. A marca que pertence ao grupo O Boticário, assinará junto com o maquiador Lavoisier o make da cantora nos dias de folia em Salvador e no Rio de Janeiro, onde a artista desfilará como rainha de bateria da Mocidade.

Já a 99Taxis dará descontos para os usuários se locomoverem durante o Carnaval. Foliões das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador e Brasília poderão utilizar cupons de 20% de desconto que serão postados no Facebook da marca. Além do abatimento, o aplicativo dará dicas de atrações de tudo que estará acontecendo nas nove capitais brasileiras entre os dias 29 de janeiro e sete de fevereiro.

Folia fora do Rio
Algumas marcas optaram pela presença no carnaval de outras cidades brasileiras, que não o Rio. O camarote Bar da Brahma, por exemplo, estará montado em São Paulo, no Anhembi. A novidade deste ano é a parceria firmada com o Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH) e a empresa Boomerong para lançar a primeira coleta profissional dos resíduos sólidos com o projeto Bem me Quer. Este ano, todo resíduo sólido produzido no evento será selecionado para o reaproveitamento. E as pessoas que quiserem contribuir poderão fazer doações de R$ 30,00 e concorrer ao sorteio de dois pares de ingressos para o Desfile das Escolas Campeãs de São Paulo.

A Jundiá também escolheu a festa na cidade para divulgar sua linha de sorvete. A marca participará de três grandes eventos na capital paulista e litoral de São Paulo. As ações de experimentação das linhas premium e tradicional serão realizadas no Camarote São Paulo Samba e Carnaval e no Camarote Confraria que acontecem sexta, sábado e domingo, no sambódromo do Anhembi. Para o consumidor que for para o litoral paulista a aposta é o tradicional carnaval da praia da Enseada no Guarujá, sábado, que contará esse ano com o show do DJ FatBoy Slim.

camarote, skol, carnavalJá a Skol escolheu a Bahia para sediar o Camarote Skol Beats Spirit. Localizado no Clube Espanhol, em frente ao Morro do Gato, em Salvador, o espaço conta com uma tirolesa de 55 metros de comprimento e sete metros de altura e dois palcos, além de uma praça de alimentação.

A Trident promete colocar o bloco na rua neste carnaval. A marca de gomas da Mondelēz Brasil circulará com um trio elétrico proprietário em cinco capitais no Nordeste, com a participação de diversos nomes da música brasileira. A iniciativa está alinhada ao conceito "+sabor por + tempo", agregando curtição aos vários ritmos, oferecendo uma experiência diferenciada aos consumidores. 

O Itaú está promovendo a segunda edição da Vila Infantil, em Salvador, onde serão realizadas diversas atividades relacionadas à cultura, esporte, educação e mobilidade urbana. O evento conta com duas bandas folclóricas que acompanharão os desfiles das crianças tocando as tradicionais marchinhas populares, com pintura de rosto para os pequenos, gincana, mágico, palhaço, jogos infantis, oficinais de música, teatro e fantoche.

O Hotel Transamérica Comandatuba, na costa sul da Bahia, decidiu comemorar o carnaval de uma forma diferente: promovendo o poker. A empresa fechou uma parceria com o site PokerStars e contará com a presença do campeão mundial Andre Akkari no local por sete noites. Haverá torneios diários, premiações e conteúdo diferenciado sobre o esporte.

olla, carnavalCarnaval de rua
As marcas também estarão nas celebrações do carnaval de rua, em diversas cidades. No Rio de Janeiro, a Olla tornou-se a camisinha oficial, com ações em diversos blocos. A companhia levará um dragão de 12 metros e iluminado com 200 metros de fita led para o Sargento Pimenta e outros blocos, da mesma forma que o fez no carnaval do ano passado e no Rock in Rio. A Olla também colocará promotores fantasiados de Máquina da Pegação nos festejos. Eles distribuirão amostras de preservativos aos foliões. E a ação "Na Cama com Olla" dará aos foliões a oportunidade de fazer fotos divertidas com uma fantasia de cama.

A companhia também estendeu seus investimentos para a internet com a criação da websérie Bloco do Prazer. A iniciativa terá a participação de quatro jovens e será transmitido em seis episódios na fanpage e no canal no YouTube oficiais da marca. A marca ainda apresenta nova parceria com o Superplayer, serviço de streaming baseado em comportamento e lifestyle. Para essa ação, foram criadas playlists temáticas, exclusivas para a marca, que ficarão disponíveis no site oficial de Olla e para os usuários da plataforma Superplayer.

O Carnaval 2016 também marca o lançamento de duas novas variantes de Olla: Olla Mojito e Olla Energético. As novidades possuem aroma e sabor (flavorizados) exclusivos no mercado nacional, escolhidos pela proximidade com o público-alvo da marca.

carnavalA marca de protetor solar Cenoura & Bronze também estará presente no carnaval de rua, por meio de uma ação interativa que levará uma máquina de selfies 360º para fotografar os foliões durante os dias de festa: a Gira #solfie. As imagens serão disponibilizadas no perfil da marca no Facebook ao fim de cada dia. Além da ação, promotoras uniformizadas distribuirão protetores solares nos blocos.

A PSafe escolheu a estação Central de trens do Rio para montar seu ambiente temático, em uma ação de branding. Quem passar pelo local será convidado a tirar uma foto com a Elke Maravilha e publicá-la nas redes sociais com a hashtag #elkeehmara. A personalidade é a estrela da campanha da marca para a época e, nos dias seis e oito, dará dicas de como cair na folia com proteção dentro e fora das quatro paredes.

A PSafe distribuirá, ainda, 1,8 mil camisinhas e leques com dicas de segurança para os foliões e seus smartphones. Por meio desta ação, a empresa aborda o tema sexo - assunto que está muito presente no carnaval - como algo em que todo mundo quer ter performance e segurança. E faz um link direto com essas mesmas qualidades nos aplicativos, criando lembrança de marca entre nossos usuários.

Lançado há dois meses no Brasil, o aplicativo francês de paquera Once também levará promotores para blocos para realizar ativações no carnaval de rua carioca. Com uma equipe móvel de seis pessoas fantasiadas de cupidos e científicos, o time fará combinações ao vivo em três blocos, procurando solteiros e perguntando o que eles estão procurando para encontrar um par perfeito para eles. A ativação acontecerá no Bloco da Favorita, no sábado, Primeiro Amor, no domingo e no Sargento Pimenta, na segunda-feira.

A rede de culinária rápida japonesa Koni também promete entrar na folia no carnaval de rua no Rio de Janeiro. A marca participará da festa distribuindo copos com letras que reeditam as clássicas marchinhas do carnaval de rua e ventarolas divertidas que inspiram os principais perfis de foliões no Rio no Bloco Virtual e A Rocha. A iniciativa pretende propagar a hashtag konifolia, que terá ações focadas nas redes sociais. A ação faz parte das comemorações pelos 10 anos da marca. 

A rede KFC preparou um guia com a programação dos blocos de carnaval de rua para ajudar aos foliões a se organizarem para participar de todas as atrações. O guia mostra a geolocalização do usuário e indica o restaurante da rede mais perto para o cliente. O serviço será oferecido para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A plataforma está disponível no perfil oficial da marca no Facebook.

Sky, CarnavalA Sky estará presente no carnaval de Olinda pelo terceiro ano consecutivo. A operadora é uma das patrocinadoras do bloco D´Breck, cujo nome vem da influência do samba de breque, fundado em 1998, e que desfila na sexta, domingo e terça-feira de carnaval. A iniciativa faz parte da plataforma de patrocínios regionais SKY na Estrada. A empresa também preparou uma atividade especial no Polo Infantil, localizado na Praça do Carmo. Na Fábrica de Máscaras Sky os pequenos poderão enfeitar máscaras carnavalescas com fitas, lantejoulas e glitter, e sair com o adereço personalizado para curtir ainda mais o carnaval. Na segunda-feira, dia 8, a criançada poderá acompanhar uma saída especial do bloco D´Breck, com concentração na Fábrica de Mascaras Sky, e desfilar pelas ladeiras de Olinda com as máscaras feitas por elas e ainda ganhar instrumentos musicais de brinquedo.

carnaval, descansoPesquisa comportamental
Embora seja uma das festas mais populares do Brasil, a maioria dos brasileiros não deve participar da folia, segundo mostrou pesquisa online realizada pela MeSeems. A empresa ouviu 6.542 pessoas em todas as regiões do país. A maioria dos usuários (40%) gostam do feriado, pois é época para viajar ou descansar, 11% porque é época de folia, alegria e brincadeiras, 8% por causa dos blocos de rua/trios elétricos e 5% gostam dos desfiles de escolas de samba. Apenas 27% dos entrevistados festejaram o Carnaval em 2015 e 31% pretendem comemorar a data neste ano. A maioria (55%) aproveitará o feriado para descansar.

Ainda sobre viagens, apenas 4% dos pesquisados terão o destino internacional.O destino mais popular é os Estados Unidos (39%), enquanto 24% escolheram a América do Sul, 16% a Europa, 8% a América do Norte e, empatados com 5%, estão América Central e Ásia, e, por último, a Oceania, com 3% da preferência. O destino nacional mais procurado é o Rio de Janeiro, com 12%, seguido de Salvador e Interior de Minas Gerais, empatados com 7% e Recife (4%). Olinda, Porto Seguro e João Pessoa empatam com 2%. Dos que não vão viajar, 44% disseram que o motivo é economizar dinheiro, 32% por preferirem ficar em casa, 12% irá trabalhar e 12% querem evitar o trânsito.

Para quem vai viajar, o meio de locomoção preferido será o carro, com 66%. Já 20% escolheram avião e 26% vão viajar de ônibus. Apenas 2% afirmaram que viajarão de navio/cruzeiro. Quando questionados quanto pretendem gastar por pessoa para toda a viagem, a maioria (46%) dos entrevistados responderam até R$ 500, enquanto 25% estimam gastar entre R$ 501 e R$ 1.000,00. 14% disseram que vão desembolsar entre R$ 1.001,00 e R$ 2.000,00 e 7% entre R$ 2.001,00 e R$ 3.000,00. Apenas 3% esperam gastar mais de R$ 5.000,00.

Quanto ao retorno a seus postos em empresas, 22% dos respondentes voltam a trabalhar na quarta-feira, 19% na quinta-feira e 45% não sabem quando voltam a trabalhar depois do feriado. Perguntados sobre o que vem na mente quando pensa em Carnaval, a maioria dos respondentes disse "Festa", "Feriado", "Alegria" e "Samba", e que o Carnaval do Brasil é conhecido mundialmente por causa da festa, mulheres e alegria.

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