Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

A virada da Olympikus no Marketing Esportivo

Companhia foca suas campanhas em três modalidades esportivas e realiza ações 360 graus, incluindo uma comunicação mais aberta e participativa com os consumidores

Por | 24/09/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Paulo Mündel, CMO da OlympikusHá 40 anos produzindo materiais esportivos, a Olympikus chegou à maturidade mais focada e com uma estratégia ousada em suas campanhas. Se antes a companhia estava presente à frente de patrocínio a diversas modalidades esportivas, hoje as ações estão concentradas em três plataformas - vôlei (de praia e quadra), corrida de rua e fitness. A comunicação também passou a ser mais aberta, inserindo os consumidores na criação de conteúdo digital.

Assumindo uma postura de Marketing 360 graus, a empresa reforça sua presença na publicidade com filmes para a TV, além de ativações de Live Marketing. Tantos esforços têm dado à marca uma maior visibilidade no mercado, antes dominado por nomes globais, como Nike, Adidas e Puma. A área de tecnologia também ganhou atenção para competir junto à indústria japonesa e hoje elabora novos produtos em conjunto com atletas de alta performance, que também recebem apoio da marca.

A fábrica, localizada junto à sede em Parobé (RS), conta com um centro de desenvolvimento de produtos esportivos que é responsável, por exemplo, por ações como o Final Test - um projeto que convidou atletas, consumidores e especialistas em corrida para aprovarem a nova linha running. "O Marketing não é daqui pra lá, estamos preocupados com o que vem até nós. Se atendemos o consumidor bem, isso se torna natural. Queremos ouví-lo, ver o que está fazendo e como podemos melhorar sua experiência", conta Paulo Mündel, CMO da Olympikus, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Foco para aperfeiçoar
Desde 1997, a companhia patrocina a Confederação Brasileira de Voleibol, fornecendo materiais para a Seleção Brasileira de Vôlei e apoiando alguns atletas brasileiros de destaque na modalidade. Com os bons resultados obtidos ao longo desse tempo, a fabricante decidiu focar em investir nessa área. O mesmo foi feito na Maratona do Rio de Janeiro, uma das mais tradicionais do mundo. "Há algum tempo estávamos em diversos esportes e quando você quer fazer tudo você acaba não construindo nada. Tivemos essa consciência e nos reestruturamos. Atualmente com essa visão pudemos dar atenção a linhas específicas", conta Mündel.

Um dos produtos criados a partir dessa nova concepção foi o tênis Rio 3, voltado a corridas de rua de alta distância como maratonas. O modelo, que já está em sua terceira edição, segue a proposta de oferecer artigos voltados a determinados nichos. O mesmo acontece com a atual campanha voltada à linha fitness, que ganhou um calçado adaptável tanto ao exercícios aeróbicos, quanto de estúdio. Chamado de Involve, a novidade é voltada ao público feminino e aborda sob a lente da mulher a prática de atividades físicas.

Com o slogan "Seu corpo não foi feito para ficar parado", a atual campanha para essa linha contemplará as mídias tradicionais, com a inserção de anúncios em revistas especializadas e materiais diferenciados para destacar a coleção em pontos de venda de todo o Brasil, assim como uma ação direcionada para as redes sociais, que convida os usuários a postarem seus treinos com a hashtag #treinoinfinito e #OlympikusFitness. A proposta é criar um circuito infinito de séries no Instagram.

Esta será a primeira vez que a empresa vai comunicar a presença em fitness. "É um segmento que vem apresentando bastante crescimento. O consumo desta área hoje vai além do desempenho e tecnologia que nossos produtos entregam, por isso eles também estão associados a fatores muito importantes que são a moda e a beleza. Nesse quesito, não temos como dizer que faremos parcerias de cocriação com estilistas, mas surgindo oportunidade, estamos abertos a parcerias", afirma Paulo Mündel.

Ativações ao vivo
Estar bem estruturado nesse tripé de modalidades - vôlei, corrida e fitness - é um dos objetivos da empresa para atuar pelo menos até as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. As ações serão integradas, relacionando a importância da corrida nos treinos. "Para um atleta de alta performance participar de uma competição, ele precisa se preparar por um longo tempo.  O desempenho não melhora da noite para o dia. Tudo que faremos até 2016 vem com esse mote de fazer a ligação da alta performance com o dia a dia", conta o CMO da Olympikus.

Até a abertura dos jogos a companhia realizará ativações nos eventos em que os esportes aos quais apoia estarão presentes. No caso do vôlei de praia, a campanha seguirá o mote "seu corpo não foi feito para ficar parado", adotado pela marca que busca incentivar a prática da modalidade em toda a extensão de areia que o Brasil possui e, com isso, promover o esporte no país por meio da marca. Em 2014, o lema já foi utilizado em campanhas de corrida de rua.

A conexão com a realidade do consumidor também é buscada em qualquer outro local que a marca exerça uma atividade, como ações de Live Marketing em competições em território nacional. "Estamos aproveitando esses eventos que temos para nos comunicar melhor. Tudo que se faz não pode estar pensando na marca, mas também no esporte. Essa é nossa preocupação: fazer esse link com o patrocínio promovendo o esporte, que é o que mais nos interessa", conta Paulo.

Criação e tecnologia
Dessa forma, a empresa pretende estar com mais força na lembrança das pessoas - quando pensarem em vôlei, corrida ou prática de exercícios em academia, o símbolo da marca deve estar em primeiro lugar. Para se destacar cada vez mais das concorrentes, a companhia aposta em talentos nacionais para criar novos produtos. A produção nacional também é uma estratégia para estar sempre à frente na questão de preço sem perder qualidade.

Tudo isso forma uma base a qual a fabricante se reposiciona e mostra um momento focado no esporte e uma mudança de visão por parte da companhia. "Estamos mostrando que por meio de profissionais e desenvolvimento do Brasil, - incluindo a ajuda dos consumidores - temos tecnologia para o mundo todo. Tudo é feito aqui no país. Temos designers brasileiros, buscamos elementos de moda do país. Nós exportamos moda, por que trazer de fora? Tem muita gente de fora se aproveitando do nosso talento. Na verdade, estamos reforçando a nossa presença em todo o mundo. Levamos o elemento de tecnologia e moda brasileira para os demais continentes. Temos orgulho do que somos e nos tornamos", afirma Paulo.

Assista ao vídeo:

A Olympikus lança sua nova linha de running com um convite: escute seu corpo.

Posted by Olympikus on Segunda, 9 de março de 2015

Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss