Logo da Pepsi em lata de Coca-Cola: falha ou causalidade? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Logo da Pepsi em lata de Coca-Cola: falha ou causalidade?

Para especialistas ouvidos pelo Mundo do Marketing, utilizar o azul foi ousado, mas marcas precisam ser mais flexíveis em suas comunicações para atingir diversos públicos

Por | 20/05/2013

anapaula@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Coca-Cola,pepsi,azul,copa,lata,falha,erroAs latas comemorativas da Coca-Cola para a Copa das Confederações, com as cores azul, verde e amarelo (em homenagem à bandeira brasileira) acabaram chamando a atenção por outra razão. Nesta sexta-feira, dia 17, conforme noticiou o Mundo do Marketing (leia aqui), um estudante de publicidade verificou que era possível visualizar a marca da rival Pepsi no visual da lata. Isso porque o design em vermelho e azul, associado ao desenho de uma onda, lembra a combinação do símbolo da principal concorrente.

A descoberta foi feita por acaso pelo estudante de publicidade gaúcho Marcelo Silveira, de 20 anos. Marcelo trabalha em uma agência e reparou na semelhança enquanto uma colega de trabalho bebia o refrigerante. "Me chamou a atenção inicialmente pela cor azul. Achei arriscado. Quando reparei no desenho da onda, característica tradicional do logo da Pepsi, peguei um pedaço de papel e fiz uma montagem para mostrar como lembrava o símbolo. Todos da agência ficaram assustados, afinal, como uma marca do tamanho da Coca-Cola deixa passar um deslize desses?", explica o estudante, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Coca-Cola,pepsi,azul,copa,lata,falha,erroA montagem deu origem a uma foto que começou a ser divulgada nas redes sociais e deixou especialistas da área intrigados. Marcelo Trevisani, da Tecnisa, foi uma das pessoas que já havia tido a percepção de que usar a cor da concorrente poderia ser perigoso, mas se surpreendeu ao ver que o logo da Pepsi estava, de certa forma, implícito na embalagem. "Entre as funções da marca está a premissa de ser facilmente identificada pelos consumidores e diferenciada da concorrência. Por mais que seja um propósito relevante o de criar uma associação com as cores do país, a Coca-Cola perdeu na questão da diferenciação", avalia Marcelo Trevisani, Especialista de E-Business da Tecnisa e Coordenador da Pós-Graduação de Marketing Digital da Faculdade Impacta de Tecnologia, em entrevista ao portal.

Coca-Cola,pepsi,azul,copa,lata,falha,erroApesar da polêmica, o design da lata pode não causar nenhum prejuízo para a empresa. "Este jovem foi muito criativo, mas o efeito só acontece se houver uma intervenção, ou seja, o corte feito na lata. Para o público em geral, não é possível visualizar isso. Não vejo que isso possa prejudicar a marca. A Coca-Cola não venderá uma lata a mais ou a menos por conta disso. Já vi esta polêmica outras vezes, pois há alguns anos a marca vem sendo mais flexível em suas regras. Tanto que tivemos latas prateadas, edições comemorativas, que fugiam um pouco do tradicional vermelho", analisa Ricardo Leite, Sócio e Diretor de Criação da Crama Design Estratégico, em entrevista ao portal.

Alguns leitores do Mundo do Marketing comentaram nas redes sociais que ao ver a lata com a cor azul nos pontos de venda, também se confundiram, pensando se tratar do refrigerante da Pepsico. "Estas polêmicas, na realidade, são excelentes para a Coca-Cola, pois promovem imensamente a marca. Eu particularmente não gosto do visual desta lata, não acho atraente. Mas entendo que as marcas precisam ser mais flexíveis em suas regras de identidade visual, pois do contrário não conseguirão se comunicar com tantos públicos diferentes e em tantas plataformas. Por isso mesmo, a gestão de marcas é algo tão complexo hoje", complementa Ricardo Leite.

Veja também o estudo do + Mundo do Marketing exclusivo para assinantes, Coca-Cola: conteúdo para se manter no topo.
A companhia investe em ações de Marketing para envolver e engajar, gerando valor mesmo sem nenhuma inovação no produto. Neste estudo, apresentamos um pouco da estratégia da empresa. Leia aqui.

Coca-Cola,pepsi,azul,copa,lata,falha,erro

 

 

Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss