Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Advertising games, o marketing no mundo virtual

Toda a estratégia é elaborada para que chegue sutil e agradável para quem está do outro lado da tela, operando um joystick ou um teclado

Por | 16/10/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Advertising games, o marketing no mundo virtual

Por Thiago Terra
redacao@mundodomarketing.com.br

O mundo virtual dos games desperta o interesse de muitas pessoas, principalmente dos jovens. Partindo do princípio de que esta é uma atividade prazerosa para quem a pratica, nada melhor para uma marca do que este momento para chegar ao seu consumidor. Advertising games é o que podemos chamar de marketing na hora certa, no momento mais receptivo do público-alvo.

Toda a estratégia é elaborada para a aproximação com o público-alvo seja sutil e agradável para quem está do outro lado da tela, operando um joystick ou um teclado. Normalmente, os jogos já são desenvolvidos com o marketing, o que impede que atrapalhe o usuário. O patrocínio pode ser visto enquanto o consumidor espera o jogo carregar ou nas mudanças de fase.

O jogo para download é feito com apenas um click e funciona como um aperitivo na maioria das vezes, já que normalmente é na versão Demo que ele é disponibilizado para o público. "É o patrocinador subsidiando o valor do jogo e o anunciante oferecendo o game ao consumidor durante uma experiência gratuita", diz Fernando Tassinari, diretor comercial da marca Atrativa, site que disponibiliza jogos on-line e para download. Segundo o executivo da Atrativa, o advertising games é extremamente eficiente pelo fato de que a pessoa está relaxada e fazendo algo com prazer. "Ela está no momento exato para ser impactado, aberto para receber comunicação", fala Tassinari em entrevista ao Mundo do Marketing.

Envolvimento com a marca
A Massive Incorporated divulgou no início de agosto uma pesquisa sobre os benefícios que as marcas podem obter ao anunciar em games. Conduzida pela Nielsen Intertainment, foram entrevistados 600 jogadores do game Need For Speed Carbon. Para obter dados assertivos, os grupos foram divididos em um de teste e outro de controle, que comparados anuncia que a predisposição para compra de carros dos anúncios do jogo aumentou em 69%.

Poucas mídias oferecem o envolvimento com a marca como os jogos. Sendo assim, empresas que pretendem usar este meio têm mais argumentos para bater na porta de agências e anunciantes. Esta pesquisa aponta para o novo caminho do setor de games, que no Brasil ainda dá seus primeiros passos, ao mesmo tempo em que oferece possibilidades e oportunidades para marcas que acreditam neste setor.

 Em setembro deste ano, a Coolnex Entretenimentos realizou a ação de divulgação do Vídeo Games Live, um evento musical do mundo dos games, devido ao bom retrospecto da empresa com outras ações. Nesta passagem pelo país, o evento distribuiu cards com três músicas de games executadas pela Orquestra Petrobras Sinfônica, além de simuladores. "A aceitação do público de entretenimento digital é absurda e a Coolnex pretende mostrar a importância deste mercado com um novo modelo de negócio", diz Eduardo Almeida (foto), Diretor de planejamento da marca.

Das empresas que já fazem anúncios em games, o diretor comercial da Atrativa destaca a Ambev (Guaraná Antarctica), Coca-Cola, Pepsi, General Motors, Sansung, Claro e Seda. Segundo Tassinari, um vídeo da Sansung que foi "veiculado" no início de um jogo obteve retorno de 41% nos clicks. "A média nunca é inferior a 20%. Em média costumamos ter de 25 à 30% de retorno nos clicks", conta.

Acesse
www.atrativa.com.br
www.massiveincorporated.com
www.coolnex.com.br





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss