Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Fórum discute os desafios das marcas brasileiras

Os desafios das marcas brasileiras é tema de debate entre profissionais de marketing

Por | 12/07/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Fórum discute os desafios das marcas brasileiras

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Estabelecer uma marca no mercado é um desafio comum a todos os profissionais da área de marketing. Especialistas debatem o tema e propõem soluções num fórum cujo objetivo é discutir quais são os desafios para as marcas brasileiras.

Marcos Machado, presidente do Comitê de Branding da ABA, é um dos convidados. Ele aponta a falta de consistência no investimento do processo de construção da marca e de paciência por parte das empresas como os maiores desafios no processo de construção da identidade de uma marca. "O que ocorre, de certo modo com as empresas brasileiras, é que muitas iniciam um processo de construção de marca, mas nem todas conseguem perseverá-la", explica.

José Roberto Penteado, membro do Conselho Superior da ESPM, também destaca a importância da visão de longo prazo. "Requer tempo para uma marca se tornar valiosa", afirma. Como moderador do debate, Penteado ressalta que discutir um tema que envolve diversos fatores não é uma questão simples, mas admite que é uma ótima idéia para reunir pessoas com formações e ponto de vista diferentes.

Outro ponto importante é a proposta de aliar profissionais e estudantes. Vários dos convidados já atuaram como professores e têm uma experiência vasta no mercado. Marcos Machado ressalta que tanto o estudante quanto o profissional têm muito a ganhar. "É a oportunidade de informar estes estudantes e motivá-los para que eles direcionem a sua formação para a capacitação na área. Da mesma forma, é importante que os profissionais que estão no mercado há muito tempo busquem informações para se atualizarem".

O Fórum organizado pela Editora Pearson em São Paulo contou com a participação de Ivan Pinto, membro do Conselho Superior da ESPM, Dílson Gabriel dos Santos, coordenador do MBA Marketing da FIA/USP, Rafael Sampaio, Vice-Presidente Executivo da ABA, Sérgio Amaral, professor da FAAP, além de Marcos Machado e J. Roberto Penteado.





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss