Flamengo muda o foco no Marketing com patrocínio de R$ 25 milhões | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Flamengo muda o foco no Marketing com patrocínio de R$ 25 milhões

Batavo destinará R$ 3 milhões para ações de Marketing da marca patrocinadora do time carioca

Por | 28/01/2010

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A conquista do título brasileiro de futebol em 2009 pelo Flamengo coroou o início de um processo de reposicionamento no departamento de Marketing do clube aliado a chegada da nova presidenta, Patrícia Amorim. Além da renovação na diretoria, 2010 começa para o Flamengo com o fechamento do maior contrato de patrocínio para o futebol de sua história.

A Batavo anunciou oficialmente ontem o contrato de um ano em que a marca desembolsará R$ 25 milhões para estampar seu nome em um uniforme visto por, pelo menos, 33 milhões de potenciais consumidores. Deste montante que será investido no clube, R$ 3 milhões estão destinados exclusivamente para ações de Marketing.

Tanto a BRF Brasil Foods quanto o Flamengo vêem o acordo com bons olhos. Para o clube, o investimento permite manter a base do time campeão e cria-se uma possibilidade para que a instituição inicie um relacionamento com o varejo. Além de o Flamengo estar diretamente ligado às ações de Marketing da BRF Brasil Foods, a Batavo ganha com maior percepção e lembrança da marca.

Flamengo muda o foco no Marketing com patrocínio de R$ 25 milhõesFutebol X Marketing
O futebol  traz visibilidade e ajuda na construção de uma marca não só na base da pirâmide como em todas as chamadas "classes sociais". Seja qual for o segmento, uma ação de marketing busca no fim do dia melhorar as vendas e a percepção da marca. "Este é o principal objetivo da Batavo. Ser lembrada pelo consumidor e ativar as vendas", afirma Eric Boutaud, Diretor de Marketing da Unidade de Negócios Batavo-Elegê em entrevista ao Mundo do Marketing.

Baseado nas ações da Batavo em 2009 com o Corinthians, as promoções terão foco no varejo - onde a marca tem presença forte - e as premiações vão desde bolas autografadas por jogadores até atividades no campo durante o intervalo de uma partida. "Estas ações não têm preço para o torcedor. Existe um grande valor sentimental que é importante para eles e relacionamento é isso", diz Boutaud.

Usar o futebol como estratégia não é suficiente para atrair toda a atenção dos consumidores. Sabendo disso, a BRF Brasil Foods levará a marca Flamengo para ativar suas ações de endomarketing. Desta forma, o clube passa a fazer parte de um relacionamento e a interagir com as pessoas fora de seu ambiente de trabalho. "As ações de Marketing feitas com os funcionários da Batavo estarão ligadas à marca Flamengo", explica o executivo.

Expansão e mobilização
Para o Flamengo, este patrocínio acena como uma possibilidade real para que sua marca cresça em termos de negócios. O respaldo de uma marca grande como a Batavo pode fazer com que o clube consiga se aproximar dos torcedores, principalmente os que moram em diferentes estados brasileiros. "O Flamengo é um clube nacional, com torcida no país inteiro e é preciso se aproximar dela levando seus produtos para todo o país inteiro. Esta é a missão do Marketing do Flamengo neste momento", aponta Harrison Baptista, Diretor de Marketing do Flamengo, ao site.

A expansão do clube para todo o Brasil envolve produtos licenciados e franquias de sua loja oficial. "Se estas medidas aumentarem as receitas de forma significativa, podemos sonhar em elevar o Flamengo a um nível financeiro mais próximo dos clubes europeus", acredita o dirigente rubro-negro.

Neste primeiro semestre, além da Batavo, o clube busca patrocínio para as mangas do uniforme e já existem negociações com algumas marcas. De acordo com Baptista, o segundo passo é a internacionalização da marca Flamengo, levando em conta a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. "É o que chamamos no Marketing de "contrato ganha-ganha". Queremos que os parceiros do Flamengo usem, promovam e divulguem a marca do clube e não apenas estampá-la na camisa", diz.

Um importante diferencial do Flamengo pesou para a Batavo, que é a capacidade de mobilização que o clube possui com seus torcedores. "Este é o segundo ano de investimentos em futebol profissional com clubes de grandes torcidas e que são muito importantes no cenário brasileiro do futebol. Esperamos que esta parceria dure bastante tempo", completa Eric Boutaud.

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss