Azaleia aposta em licenciamento pela primeira vez | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Azaleia aposta em licenciamento pela primeira vez

Marca lança coleção de sandálias assinada pela atriz Grazi Massafera

Por | 14/09/2009

sylvia@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Azaleia aposta em licenciamentoA Azaleia aposta pela primeira vez em uma linha de produtos licenciados. A escolhida para assinar as sandálias da marca é a atriz e ex-participante do Big Brother Brasil, Grazi Massafera. A seleção é resultado de uma parceria entre Grazi e Azaleia iniciada em 2005, quando a atriz estrelou algumas campanhas da empresa.

"Acompanhamos a evolução de sua carreira e percebemos uma oportunidade de lançar o produto com a força, o nome e o carisma que a Grazi tem entre as nossas consumidoras", explica Ana Cristina Hochscheidt, Gerente de Comunicação da Azaleia, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Segundo Ana, o licenciamento é um caminho de sucesso trilhado por muitas marcas no Brasil e estava na hora da empresa apostar na ideia. Além disso, a Azaleia acreditou que unir a marca à personalidade de Grazi agregaria valor ao produto. "A Azaleia foca um público composto por mulheres batalhadoras, vencedoras, assim como a Grazi. O produto licenciado também atrai um público mais jovem, aspiracional", diz Ana.

Grazi Azaleia e Nós no Morro
Em janeiro de 2009, foi lançado apenas um modelo de sandália rasteira e cinco variações de cores. Como resultado, a Grazi Azaleia foi o produto mais vendido da marca durante o primeiro semestre deste ano. A partir daí, a empresa decidiu transformar o produto em uma coleção, lançando outros dois modelos, de salto médio e alto, para atender a todas as consumidoras.

Azaleia aposta em licenciamentoApesar de não revelar o número de pares vendidos desde janeiro, a Azaleia espera vender dois milhões até o final do ano. Para garantir que o produto tenha as características da atriz, a própria Grazi participa do processo de produção. "A Grazi sempre teve um relacionamento muito próximo com a marca e, recentemente, ela fez uma visita à fábrica. Trabalhamos em conjunto no momento da criação e depois tudo passa pela sua aprovação", comenta a Gerente de Comunicação.

Junto com a atriz, a marca também buscou dar à linha um caráter social. Desde o lançamento do primeiro modelo, no começo do ano, parte da renda é revertida para o projeto Nós no Morro, do Rio de Janeiro. A marca já apoiou alguns projetos, como o Criança Esperança da Unicef, mas essa é a primeira vez em que a Azaleia adere a esse modelo. A opção de ajudar o Nós do Morro foi tomada em conjunto com Grazi por se tratar de um projeto social que ajuda crianças a entrarem no mundo da arte.

Azaleia aposta em licenciamentoInvestimento em vitrines
O caráter social do produto foi, inclusive, estratégia de Marketing para o lançamento no primeiro semestre. Todo o plano de comunicação focava o Nós no Morro, incluindo um filme com a atriz gravado no Morro do Vidigal (Rio de Janeiro), onde fica sediado o projeto. Para o segundo semestre, a divulgação dos outros dois novos modelos foca no brilho da coleção.

"Mudamos o conceito do produto. Trabalhamos a questão do brilho, aproveitando as pedras que compõem as sandálias", explica Ana, da Azaleia. Além do filme gravado em um cenário que remete a um garimpo, a marca preparou materiais para os mais de 10 mil pontos-de-venda espalhados pelo país que estão vendendo o produto.

Como a Grazi Azaleia é a linha de destaque da marca neste semestre, todo o enxoval foi pensado para as vitrines. A comunicação do produto também conta com displays e um totem da atriz em tamanho natural para impactar as entradas das lojas. A coleção tem ainda o seu próprio site, que apresenta os produtos, suas variações e os filmes da campanha.

Apesar de ser a primeira vez em que a marca aposta no licenciamento de seus produtos, a Azaleia percebeu que a fórmula dá certo. Com a chegada da coleção nos pontos-de-venda, a empresa pretende aguardar o retorno e acompanhar a evolução do trabalho para lançar outros produtos ainda no final do ano, de acordo com os resultados obtidos.

"Acreditamos no projeto e estamos felizes com os resultados obtidos até agora. O contrato de Grazi vai até o final de 2010 e, durante o período, esperamos evoluir no trabalho de licenciamento para que, no futuro, possamos ter novos produtos licenciados por celebridades", diz Ana, da Azaleia.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss