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Desenhos virtuais viram febre em camisetas

Camiseteria ?contrata? usuários da Internet que buscam reconhecimento e prêmios em troca

Por | 26/06/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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Desenhos virtuais viram febre em camisetas

Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br

Comprar camisas nunca foi tão divertido. O site www.camiseteria.com desenvolveu um sistema há três anos que hoje é referencia de um e-commerce de sucesso. De acordo com o sócio-diretor da empresa, o site é um concurso permanente de estampas para camisetas. Com este sistema o ususário cria os desenhos que poderão compôr uma camiseta caso seja enviado para o site e passe por uma votação que dura dez dias.
 
Com os usuários "trabalhando" para a empresa o custo é reduzido e quse inexistente se não fosse pelo prêmio em dinheiro pago pelo site ao criador da estampa mais votada. Mas, não é só o dinheiro que faz o site receber milhares de imagens por mês. Existem também abordagens sociais como uma foto do usuário com uma camisa da empresa que dá desconto para a próxima compra.

Lançada em agosto de 2005, o Camiseteria.com adquiriu importantes conquistas. O site se tornou a maior loja vendedora de camisetas on-line e foi eleito o segundo melhor e-commerce, na frente de grandes empresas como Lojas Amercicanas e ShopTime. Com 80 mil usuários cadastrados a loja virtual possui 16 mil estampas sem jamais ter contratado um estilista sequer.

Usuários-estilistas com voz de comando
Por adotar a estratégia de olhar para o mercado de uma forma diferente das outras empresas, o Camiseteria.com se tornou um sucesso desde cedo. "A empresa é lucrativa desde dos quatro meses de vida", diz Fabio Seixas, sócio-diretor do Camiseteria. De acordo com ele, a companhia tem poderes que são difíceis de conseguir. "Convencer as pessoas a trabalharem para a sua marca sem ganharem nada com isso é muito gratificante. Além disso, existe a avaliação do próprio criador sobre a estampa" explica.

Com este modelo de negócio, é quase nulo o risco de uma estampa não agradar o público, já que foi escolhido por eles. "A relação que o usuário tem com a camiseta começa antes do produto existir", ressalta o executivo. O modelo do Camiseteria.com integra a relação entre comprador, produto e o criador.

O poder que a Internet dá aos usuários é cada vez maior, assim como cresce o número de pessoas que dão opiniões sobre qualquer assunto e não há possibilidade de impedir isso. "É um caminho sem volta. Por isso, temos que incorporar isso ao plano de Marketing e explorar cada vez mais", conta Seixas durante o III Seminário Marketing 360º.

Marketing é conversa
O plano de Marketing do Camiseteria e de diversas outras empresas passou a ser uma conversa com o consumidor. "Atualmente a comunicação deixou de ser apenas falar com os clientes e passou a ser falar, escutar e responder", avalia Seixas.

O executivo destaca ainda a importância dos Blogs e - em especial - o Twitter, um blog onde os posts só podem conter 140 caracteres e é possível que os usuários assinem o conteúdo para receber pelo celular ou e-mail. Inovação. Esta é a plavra de ordem da palestra sobre o Camiseteria e Fabio Seixas destaca alguns serviços que precisam de um pouco de inovação. "O SAC é uma oportunidade de Marketing e deve ser usado para que a empresa se diferencie de todas as outras do mercado", acredita.

Exemplo de inovação é que o Camiseteria desenvolveu parceria com a Brastemp para adesivos criados para Microondas. "O Microonderia é um espaço onde os usuários criam desenhos para o microondas. Desta forma, podemos acreditar que o Camiseteria aquece o mercado na Internet. O III Seminário Marketing 360º é patrocinado pela Sun MRM Worldwide, Copernicus Marketing Consulting, Dinamize e TNS Interscience.

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