E-commerce coloca venda e experiência de compra a um clique no mouse | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

E-commerce coloca venda e experiência de compra a um clique no mouse

Seminário mostra a importância das estratégias de Marketing via Internet

Por | 29/05/2008

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

E-commerce coloca venda e experiência de compra a um clique no mouse

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Poucos setores da economia brasileira são tão prósperos quanto o comércio eletrônico. Em 2007, as vendas pela Internet cresceram 43% e chegaram a R$ 6,3 bilhões. Nos três primeiros meses deste ano, o crescimento foi ainda maior: 49% com faturamento de R$ 1,84 bilhão, segundo dados da e-bit. Para o Ibope/NetRatings, são 22,4 milhões de pessoas usando a Internet residencial, dos quais pelo menos metade compra pela web.

Para quem comercializa produtos pela Internet, não tem ferramenta melhor para vender de forma rápida do que o e-mail marketing. Às vezes, este é o primeiro passo de um consumidor on-line. Depois, e tão importante quanto, a experiência e as facilidades de compra são determinantes. No topo deste tripé, o acesso a diversos relatórios fazem um raio-x completo do comportamento de consumo.

As características do e-commerce possibilitam até que uma empresa subverta o mercado da moda ao vender o que o consumidor quer. No Camiseteria.com, os próprios consumidores sugerem as estampas, os internautas votam nas que mais gostam e as que têm melhor posição no ranking são produzidas. O risco é zero.

Caso de sucesso
O negócio começou com um investimento de R$ 10 mil e com os sócios tirando os pedidos de madrugada e hoje fatura mais de R$ 1 milhão por ano. "O usuário é parte central do projeto", disse em entrevista ao site Fabio Seixas (foto), um dos sócios. "Os próprios usuários divulgam e chamam os amigos", conta.

A indicação é parte essencial da estratégia de marketing digital e pode ser aplicada em diversos tamanhos de negócios. "Temos um cliente que é uma revenda de computadores do Sul e eles vendiam apenas um computador por mês pela Internet", explica Jonatas Abbott, sócio-diretor da Dinamize. "Eles fizeram captação de novos usuários pedindo indicação de amigos que tivessem interesse em receber promoções e fizeram um primeiro envio com 3 mil. Hoje são mais de 200 mil e eles vendem 20 computadores por mês só pela Internet", ressalta.

Neste caso, o grande responsável por estas vendas é o e-mail marketing. "O e-mail marketing é a única ferramenta com característica de marketing direto para o consumidor. Você dispara o e-mail e minutos depois os consumidores e as compras já começam a reagir", aponta Abbott em entrevista ao Mundo do Marketing. "É uma comunicação que chega para o consumidor em tempo real, atinge 70% dos usuários no momento em que é disparado e permite uma reação imediata, pois reage em até 48h", completa.

Comportamento do consumidor
Estes dados interessam à área comercial e principalmente para a de Marketing. "Um software como o da Dinamize, que é o Easymailing, dá um relatório que vale outro, porque fala que usuário leu a mensagem, que horas leu e em que parte da mensagem clicou", informa o executivo, explicando o case da Pizza Hut, que sabe exatamente qual pizza desperta mais interesse do comprador on-line. "Com isso há como saber exatamente qual é a reação que o consumidor está tendo diante de seu produto e da sua comunicação".

Segundo Jonatas Abbott (foto), muitos profissionais de Marketing ainda estão alheiros a esta ferramenta. "Há um preconceito grande com relação ao e-mail marketing que o chama de spam", aponta. "A alma da comunicação é ser invasiva e ela é assim diariamente em diversos meios. Mesmo assim, o e-mail marketing tem uma característica que nenhum outro meio tem, que é a possibilidade de descadastramento", pondera.

O Marketing e a venda a um clique são temas do III Seminário Marketing 360º com palestras de Fabio Seixas sobre o case Camiseteria.com e de Jonatas Abbott, sócio-diretor da Dinamize sobre e-mail marketing. O seminário realizado pelo Mundo do Marketing com patrocínio da Sun/MRM, TNS InterScience, Copernicus Marketing e Dinimize é nos dias 26 e 27 de junho, no Rio de Janeiro. Saiba mais aqui.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss