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Dia dos Namorados: quem são os influencers que mais engajam nas redes sociais?

Durante a pandemia houve um aumento significativo na base de influenciadores casais e na busca por ações e campanhas junto a eles. Namoro está entre os assuntos de maior engajamento

Por Priscilla Oliveira - 11/06/2021

As pessoas e as marcas têm cada vez mais se inspirado e seguido comportamentos de casais nas redes sociais. Sejam aqueles que estão bombando, que compartilham o relacionamento real, que quebram padrões, ou que de alguma forma, inspiram e divertem seus seguidores. Durante a pandemia foi notado um aumento significativo na base de influenciadores casais e na busca por ações e campanhas junto a eles, segundo dados da BR Media Group.

No Dia dos Namorados é esperada uma alta de seguidores, engajamentos e ações com essas personalidades, principalmente com aquelas que estão em maior evidência.  Segundo a BR Media Group, os dados gerados nas ativações, mostraram que conteúdos produzidos por casais tendem a render impressões e engajamentos consideravelmente altos. 

Em grande parte das vezes, as audiências estão mais sensíveis a conteúdos que evidenciam a sintonia e intimidade entre os casais e, por isso, são organicamente estimuladas para interagir. “Os famosos se tornaram vitrines e os casais influenciadores passaram a ser acompanhados como uma verdadeira novela. O interessante é que os que costumam ser os queridinhos das marcas, são justamente os que se preservam de qualquer tipo de cancelamento”, conta Fabrizio Galardi, Sócio-Diretor na Agência Stage, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Os queridinhos das marcas

A Stage é responsável pelas ações digitais de grandes marcas como Americanas, Submarino, Colcci, União, Lacta, Heineken e foi responsável por gerir a conta de Carla Diaz durante o BBB 21. Intermediando influenciadores e marcas, a empresa observa um movimento interessante no engajamento dos casais influenciadores.

Dentre os principais nomes apontados como os que mais geram resultados para as marcas, Fabrizio lista como o primeiro lugar e principal case os atores Rodrigo Simas e Ágatha Moreira. “Eles são exatamente aquilo que mostram e o Rodrigo possui uma curiosidade e capacidade de criação que encanta as marcas. Ele participa de tudo e os resultados são ações bonitas de se ver e com um alto engajamento. Os dois juntos são uma grande força publicitária”, conta o Sócio-Diretor da Stage.

Além disso, Bianca Andrade e Fred surgem como outros dois nomes que listam entre as preferências das marcas. Em seguida, Mari Gonzalez e Jonas Sulzbach. “Bianca já era uma grande influenciadora quando entrou no BBB 20 e a Mari e o Jonas são ex-BBBs que ganharam muita visibilidade, cada um em sua edição (ela no BBB 20 e ele no BBB 12), mas que nas redes sociais atraem pelo carisma”, afirma Fabrizio.

Completam a lista Taís Araújo e Lázaro Ramos e Camila Queiroz e Kleber Toledo. “Cada um deles possui um perfil. A Camila, por exemplo, seleciona muito bem as campanhas que realiza de acordo com a personalidade dela. Então é notável que se ela faz uma ação, é porque ela de fato tem o contexto da marca na vida dela e isso chega ao consumidor”, finaliza Fabrizio.

Influenciadores que arrastam multidões

De tendência para realidade, com a data mais romântica do ano, mais do que nunca, os holofotes estarão nos aplicativos de relacionamento e nos casais mais "shippados" das redes sociais. Para quem quer mirar o público certo na data comemorativa, a BR Media Group preparou a lista dos influencers mais aclamados do momento. 

Separado entre novos casais e os tradicionais, a agência observou o movimento nos últimos meses dos principais pares de sucesso. Entre os “novos pombinhos” surgem Bruna Marquezine e Enzo Celulari; Erika Januza e Juan Nakamura; Gabi Martins e Tierry e Rafa Kalimann e Daniel Caon.

Ainda há aqueles casais que nunca perderam o lugar no pódio do favoritismo e que são referência em estabilidade de relação e também de engajamento. Eles são os queridinhos de todos e prometem continuar em alta por muito tempo: Tatá Werneck e Rafa Vitti;  Ludmilla e Bruna Gonçalves; Aline Becker e Rafael Zulu; Virginia e Zé Felipe 

Analisando tendências, dois casais prometem roubar a cena. Do TikTok para todas as redes sociais, eles são referência de entretenimento e inspiração: Clara e Luccas Abreu; Maria Paula e Martyn Klayver. 

Tata Werneck e Rafa Vitti estrelam campanha de Dia dos Namorados da Natura

Namoro entre os assuntos de maior engajamento

O ano passado foi completamente atípico para todos, inclusive para os criadores de conteúdo, que tiveram que restringir suas produções para dentro de suas casas. Com isso, acabaram abrindo um pouco mais as suas intimidades e os casais começaram a ser um assunto com alto engajamento nas redes. Segundo o levantamento da Winnin, o tópico Namoro & Casamento está entre os nove assuntos mais engajados do momento no Brasil. 

Dos desafios de afinidade, que evidenciam as diferenças dos casais, até as trollagens que trazem o humor como destaque, os conteúdos audiovisuais têm dominado os feeds. Mas nem só destes formatos vive o engajamento. Os relacionamentos virtuais têm dominado a telinha de muita gente também, contando desde como o casal se conheceu e até registrando o primeiro encontro pessoalmente. Afinal, uma boa história de amor ainda prende a atenção de muita gente. 

Dentre os assuntos mais relevantes e que estão engajando a audiência do tópico Namoro & Casamento temos as Celebridades, casais e shipps entre os famosos seguem sendo os queridinhos dos feeds em momentos especiais, na sequência temos Organização & Decoração, já que os apaixonados estão compartilhando todo o processo e os desafios de organizar e juntar as escovas de dentes.

Para fechar esse top 3, tem os Jogos de tiros - esse assunto se tornou relevante pois os gamers estão explorando o universo dos jogos para conhecer pessoas e flertar. Todos esses temas auxiliam na hora de criar conteúdos mais assertivos e que irão aumentar o engajamento da marca.

A Winnin também separou os influenciadores entre Micro (até 200 mil seguidores), Mid (até 1 milhão de seguidores), Top (até 5 milhões de seguidores) e Icon (+ de 5 milhões de seguidores). Os casais que estão com tudo nas redes são: 

Icon creators: Virginia Fonseca e Zé Felipe; Ludmilla e Brunna Gonçalves; 
Top creators: Mandy Candy e Marcelo Soares; Ana Mosconi e João Rezende;
Mid creators: Isabela Matte e João Assis; Nicole Prazeres e Thiago Domingues;
Micro creators: Yasmin Castilho e Lucas Provesi; Maju Silva e Kaique N. Costa.

As três plataformas mais utilizadas por esses criadores de conteúdos são o Instagram, com vídeos curtos de dublagem, desafios e coreografias; o Youtube, vídeos de maior duração com mais detalhes da vida dos casais e o TikTok, vídeos curtos também, com dancinhas, pegadinhas e desafios. 

Para se manter atualizado e se diferenciar em um mercado tão amplo e competitivo como a Internet é necessário explorar os temas mais comentados, as plataformas mais utilizadas, os formatos que mais engajam e os creators corretos. A junção de todos esses fatores é o que possibilita que uma campanha realmente faça muito sucesso nas redes sociais e engaje o público de maneira muito mais eficaz e assertiva.

 

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