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Vídeo Marketing: otimização e dados na criação de estratégias

Referência em vídeos no Brasil, Camilo Coutinho mostra importância do formato para o Marketing e ensina método para iniciantes criarem os primeiros conteúdos

Por | 14/11/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Os vídeos estão na moda em todos os setores e o Marketing talvez seja um dos que oferecem mais oportunidades para as empresas entregarem mais do que um produto ou serviço ao consumidor. De acordo com dados da BrigthCove, que produz plataforma de vídeo on-line, os vídeos são responsáveis por 1200% compartilhamentos a mais do que texto e imagem juntos.

Porém, poucas empresas, de fato, investem em estratégias de Marketing baseadas em vídeos e a vergonha de aparecer na tela normalmente é um fator determinante para travar o primeiro passo. "Não compare seus primeiros vídeos com outros que já estão na metade do caminho porque é injusto. O segredo é o conteúdo e, por isso, foque no que você é bom", explica Camilo Coutinho, especialista e referência como videomaker do Brasil, durante sua quarta participação no RD Summit.

Além do conteúdo, Coutinho alerta para a importância que os algoritmos dão aos fatores de satisfação antes de entregar vídeos aos usuários:

  • O que assistem e o que não assistem
  • Quanto tempo assistem
  • Likes / Unlikes
  • "Sem interesse"
  • Pesquisa nos vídeos
  • Assistir novamente / "Assistir depois"
  • Voltar / Finalizar Episódio
  • Clique longo (2 minutos = satisfeito) / Clique curto (8 segundos = insatisfeito)
  • Triângulo de ouro da otimização
     

Para facilitar o processo de produção do primeiro conteúdo, o especialista desenvolveu o modelo "Roteiro Chicote", que pode ser aplicado em 95% dos vídeos. Segundo Camilo, é essencial começar pelo triângulo de ouro da otimização de vídeos, que são: título, descrição e tags. "No título os primeiros 50 caracteres são importantes. Já a descrição ideal está entre 1500 e 2 mil. As tags podem chegar a 500 caracteres, portanto use todos", diz.

  • Roteiro chicote
  • O que vou ensinar
  • O que faço/como aplicar
  • Quem compra/aprende
  • Quando compro/aprende
  • O seu diferencial
     

Outro destaque que faz toda a diferença para os usuários clicarem nos vídeos, de acordo com Coutinho, é a imagem que resume e identifica um vídeo no YouTube. "Sessenta por cento da intenção de clique nos vídeos vem da thumbnail. Para chamar mais atenção do que os outros aposte em uma imagem com os seus olhos, contraste de cores, que transmita emoção, boa leitura. E não se esqueça de testar como fica em formatos pequenos", ensina.

Continue acompanhando também a cobertura do RD Summit pelo canal oficial do evento neste link.

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